TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecido Musculares

Por:   •  23/8/2016  •  Resenha  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 3

TECIDOS MUSCULARES

Os músculos são constituídos por tecido muscular e caracterizam-se pela sua contratilidade, funcionando pela contração e extensão de suas fibras. Para se ter uma ideia, os músculos representam 40-50% de nosso peso corporal total.

Os músculos desempenham um papel importantíssimo, dentre eles está:

a) Produção dos Movimentos Corporais: Movimentos globais do corpo, como andar e correr.

b) Estabilização das Posições Corporais: A contração dos músculos esqueléticos estabiliza as articulações e participam da manutenção das posições corporais, como a de ficar em pé ou sentar.

c) Regulação do Volume dos Órgãos: A contração sustentada das faixas anelares dos músculos lisos (esfíncteres) pode impedir a saída do conteúdo de um órgão oco.

d) Movimento de Substâncias dentro do Corpo: As contrações dos músculos lisos das paredes vasos sanguíneos regulam a intensidade do fluxo. Os músculos lisos também podem mover alimentos, urina e gametas do sistema reprodutivo. Os músculos esqueléticos promovem o fluxo de linfa e o retorno do sangue para o coração.

e) Produção de Calor: Quando o tecido muscular se contrai ele produz calor e grande parte desse calor liberado pelo músculo é usado na manutenção da temperatura corporal.

Basicamente, essas muitas funções do sistema muscular são desempenhadas por três tipos distintos de músculos: liso, estriado cardíaco e o estriado esquelético. Vamos dar uma olhada em cada estrutura.

Vamos falar primeiro sobre o músculo liso, que é encontrado nas paredes da maioria dos órgãos internos, permitindo-os contrair e relaxar, para, por exemplo, mobilizar o alimento ao longo do trato digestivo, expelir urina, circulação sanguínea, respiração, formação de expressões faciais ou permitir o nascimento de uma criança. Ele é de natureza involuntária, porque não está diretamente sob o nosso controle consciente. Você não consegue controlar conscientemente o movimento do seu intestino, por exemplo.

Assim, essas estruturas são as responsáveis por se contrair e mover substâncias através do organismo. A efeito de curiosidade, durante a gravidez aumenta o número (hiperplasia) e tamanho (hipertrofia) das fibras musculares do útero. Esse tecido possui contração ondulatória chamada movimento peristáltico. E quando ocorre alteração neste movimento, há espasmos, que todos conhecemos muito bem, a cólica intestinal.

Agora vamos ao segundo tipo de músculo: o estriado cardíaco. Ele é encontrado apenas no coração, compondo a maior parte da estrutura desse órgão. Ao microscópio ótico, as fibras musculares exibem um aspecto nitidamente listrado. Por causa dessas marcas, ou estriações, o músculo cardíaco e esquelético é também denominado músculo estriado. Esse tecido é responsável por fazer com que esse órgão se contraia e bombeie sangue para todo o corpo. Como o músculo liso, não se encontra sob o controle consciente. Ele se contrai e relaxa de forma rápida, contínua e rítmica por volta de 75 vezes por minuto. Fazendo os cálculos, você verá que, em média, o coração chega a bater por ano 39 milhões e 420 mil de vezes. É surpreendente isso, né? Então, devido a todo esse trabalho,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com