Trabalho Acadêmico de Futebol e Futsal
Por: David Alexsander Souza Benjamin • 5/10/2016 • Trabalho acadêmico • 1.659 Palavras (7 Páginas) • 1.112 Visualizações
[pic 1]
DAVID ALEXSANDER SOUZA BENJAMIN
8009104
Atividade de Portfólio
FUTEBOL E FUTSAL
POLO-BELO HORIZONTE
2016
DAVID ALEXSANDER SOUZA BENAMIN
8009104
Atividade do Portfólio
Trabalho apresentado ao Professor Esp. Marcel Frezza Pisa como parte das exigências do Ciclo 1 da disciplina Esportes Coletivos: Futebol e Futsal do curso de Bacharelado em Educação Física à Distancia.
POLO-BELO HORIZONTE
2016
Título/Tópico (Times New Roman/ Calibri/Arial, tamanho 12, negrito)
Texto (Times New Roman/ Calibri /Arial, tamanho 12)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SILVA,R.A.;Futebol e Futsal. Batatais: Claretiano, 2015
ATIVIDADE DE PORTFÓLIO
. Compreender os processos históricos da gênese do futebol e a importância desse esporte na sociedade atual.
. Analisar os fatos marcantes do início da prática do futebol no Brasil e sua importância nos meios social, político e artístico.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
Com base nas leituras realizadas das unidades 1, 2 e 3 do material de Futebol e Futsal, responder as questões a seguir:
- Como se deu o processo de gênese ( nascimento ) do Futebol? Ele foi um esporte criado ou sofreu influência de outras modalidades esportivas? Justifique sua resposta:
O processo do Futebol se entende como um jogo com equipes adversárias, onde o objetivo é fazer mais gols que a outra equipe. Onde que é disputado o jogo com os pés, caracterizando situações complexas em ordem e frequência até mesmo não previstas, exigindo a todo o momento, tomadas de decisões, adaptação e respostas imediatas em situações de cooperação sendo estabelecido, uma disputa pela bola no jogo.
O Futebol, não foi criado ou inventado como o vôlei ou o basquete, o Futebol na era antiga, era praticado de inúmeras maneiras na evolução histórica, sendo praticado de diferentes formas, povos, e épocas diferentes. Com o aumento da popularização do Futebol, começou a ser praticado em ruas, praças, terrenos baldios com bolas de meia e de borracha. Com isso, os times começaram a surgir e expandir o conhecimento de regras e a montagem de times até se tornar a paixão que é até hoje nos dias atuais.
- Como o Futebol chegou ao Brasil? Como foi sua aceitação pelos brasileiros na época? Responda utilizando fatos que comprovam utilizando a sua conclusão:
Durante o período histórico, muitas informações se perderam ao longo dos tempos. O que devido a falta de registros ( documentos ), não se sabe ao certo a chegada do mesmo no Brasil. Desta forma, datas, períodos e aproximações foram dadas.
Sabemos que o Futebol teve sua chegada ao Brasil, através de Charles Miller, por volta de 1894. Sendo que, até o momento não se era praticado um jogo, não se falava assim e sim práticas com bolas ( balão) de couro contras muros de colégios, mas nunca associado a um jogo de Futebol.
O Futebol, no início da chegada ao Brasil, apresentava um caráter elitista, onde somente estudantes de colégios grã finos poderiam e tinham oportunidades de jogar/participar dos jogos que aconteciam na época. Apresentando grande descaso com as demais classes sociais da época. A aceitação foi acontecendo, por que os clubes não estavam conseguindo manter-se, e assim foi abrindo espaços a outras pessoas de classes sociais mais baixas, que mesmo se destacando no futebol, dificilmente eram reconhecidos, por causa de sua raça ou classe social. E quando os times principais perdiam algumas partidas, os culpavam pelas derrotas sem muitas justificativas, e muitos com nome a serem lembrados até hoje, passaram por muitas frustações até vencer e assim terem seus nomes lembrados até hoje.
- No início da prática do futebol no Brasil, ele restringia-se à certa a certa parcela da população enquanto a grande maioria era impedida de jogar. Por isso, o Futebol era visto como brinquedo de menino rico. Com o passar dos anos e a necessidade de aprimorar as equipes, outras classes sociais foram inseridas no jogo e começaram a destacar-se nesse esporte, conquistando assim, igualdade momentânea, enquanto estavam dentro do campo. Essa afirmação esta correta? Há alguma relação com Futebol atual? Explique sua resposta com base nos seus estudos:
Sim, porque como o Futebol foi crescendo aos poucos no Brasil, as equipes se viram necessárias a aprimorar suas equipes, dando lugar / espaços a outros de classes sociais mais baixas e raças, onde que muitos deles começaram a se destacar no Futebol e assim conquistando igualdade momentânea, mas mesmo assim, sofriam após a perda de seus times em partidas, como sendo culpados pelas derrotas. Quando estavam dentro do campo, era uma igualdade para todos os atletas, e logo após as partidas seria como se cada um fosse pra seu canto, estes cujos nomes que não eram reconhecidos, passaram por muitas humilhações até vencer os preconceitos ligados raça e classes sociais.
Em questão ao Futebol atual, tem muitas relações sim, pois não são qualquer pessoa que adentra a este meio futebolístico, se não haver um apadrinhamento, ou o atleta demonstrar muita raça e perseverança, dificilmente se consegue adentrar nos clubes de grande porte nos dias de hoje. O Futebol deveria ceder mais oportunidades, para aqueles que se esforçam muito para conquistar seu espaço, e um dia até serem reconhecidos pelos seus esforços no passado.
- Qual a importância do futebol na vida do brasileiro?
O brasileiro tem diversas paixões, e uma delas é o futebol, assim como todas as manifestações, o futebol é um traço marcante de uma característica em nossa cultura. Onde que todos ficam atentos nos jogos, às notícias, resultados, acompanhamentos, rodadas, contratações e etc, estão ligados ao bate papo do povo no Brasil e no mundo. Estas e muitas outras obras criadas pelo fanatismo do mesmo, os levam entre gerações, passando por uma trajetória de fatos que justificam como sendo uma das principais manifestações culturais e esportiva do Brasil.
...