TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Projeto

Por:   •  16/6/2024  •  Trabalho acadêmico  •  991 Palavras (4 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 4

Curso:   Educação Física Licenciatura         

 Instituição: Universidade Cruzeiro do Sul

Nome: Ivanderson Chander Diogo Lopes

RGM:  26955318

Matéria: Prática de Ensino em Educação Física I

           A prática da Educação Física escolar nos Anos Finais do Ensino Fundamental, tem um papel essencial na formação dos alunos, pois favorece a autonomia dos alunos para monitorar as próprias atividades, controlando seu esforço, traçando e alcançando metas, conhecendo suas potencialidades e limitações e sabendo distinguir situações de trabalho corporal que podem ser prejudiciais, o que contribui para o desenvolvimento de seu autoconhecimento, fazendo com que os alunos aprendam a superar desafios.

         Para isso, como professor de Educação Física, devo ter um planejamento, para entrar em sala de aula sabendo o que irei trabalhar, como será feito e com qual finalidade, para obter boa qualidade na aula. Esse planejamento tem por base diferentes campos, os quais devo ter conhecimento ao planejar a aula: o que deve ser ensinado e estar amparado nos documentos norteadores da educação (Parâmetros Curriculares Nacionais, Base Nacional Comum Curricular...); conhecer o desenvolvimento motor e cognitivo daquela série; estar refletido no projeto político-pedagógico da escola; por fim, devo conhecer a esquematização de um plano de aula.

         É muito importante se basear nos documentos da Educação para a criação de um plano de aula condicente com o que é objetivado em nível nacional pelo Ministério da Educação (MEC), o qual é responsável pela criação dos currículos e das metas a serem alcançadas a curto, médio e longo prazo na Educação brasileira.

         Os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) indicam o ponto de partida do ensino para os professores de cada disciplina obrigatória na Educação Básica. Na Educação Física, os PCN direcionam os objetivos gerais no Ensino Fundamental a serem alcançados nas práticas e reflexões dessa ciência do movimento humano.

Levando tais bases e regras em consideração, as aulas influenciarão de maneira benéfica os alunos, adequando-se ao que o currículo solicita, de acordo com a faixa etária e aliada ao projeto político da escola (que é elaborado de acordo com o contexto da região na qual está inserida a unidade de ensino).

        Sendo assim, exemplifico abaixo meu planejamento de aula, sob duas temáticas: Esportes e Ginásticas.

GINÁSTICAS
     A ginástica é uma das mais importantes práticas corporais, pois proporciona a melhora na qualidade de vida dos alunos e por abranger todos oa musculos corporais, faz que o aluno adquira maior flexibilidade, equilíbrio e força muscular.

OBJETO DE ESTUDO:

         Ginástica de condicionamento físico

         Ginástica de conscientização corporal


HABILIDADES:
(EF67EF08) Experimentar e fruir exercícios físicos que solicitem diferentes capacidades físicas, identificando seus tipos (força, velocidade, resistência, flexibilidade) e as sensações corporais provocadas pela sua prática.
(EF67EF09) Construir, coletivamente, procedimentos e normas de convívio que viabilizem a participação de todos na prática de exercícios físicos, com o objetivo de promover a saúde. 

(EF67EF10) Diferenciar exercício físico de atividade física e propor alternativas para a prática de exercícios físicos dentro e fora do ambiente escolar.

(EF89EF07) Experimentar e fruir um ou mais programas de exercícios físicos, identificando as exigências corporais desses diferentes programas e reconhecendo a importância de uma prática individualizada, adequada às características e necessidades de cada sujeito. 

(EF89EF08) Discutir as transformações históricas dos padrões de desempenho, saúde e beleza, considerando a forma como são apresentados nos diferentes meios (científico, midiático etc.). 

(EF89EF09) Problematizar a prática excessiva de exercícios físicos e o uso de medicamentos para a ampliação do rendimento ou potencialização das transformações corporais. (EF89EF10) Experimentar e fruir um ou mais tipos de ginástica de conscientização corporal, identificando as exigências corporais dos mesmos. 

(EF89EF11) Identificar as diferenças e semelhanças entre a ginástica de conscientização corporal e as de condicionamento físico e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (64.1 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com