Trabalho de natação (paper) Conhecimento de Performance com Base no Desempenho
Por: Lilian Guimarães • 23/9/2018 • Trabalho acadêmico • 2.055 Palavras (9 Páginas) • 350 Visualizações
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS
UNIDADE ACADÊMICA
Curso de Educação física
Conhecimento de Performance com Base no Desempenho Motor do Nado Crawl, na aprendizagem do Nado Crawl.
Lilian da Silva Guimarães
Petrópolis
2018
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS
UNIDADE ACADÊMICA
Curso de Educação física
Conhecimento de Performance com Base no Desempenho Motor do Nado Crawl, na aprendizagem do Nado Crawl.
Professor orientador
Fabiana Rodrigues Scartoni
Lilian da Silva Guimarães
Petrópolis
2018
CONHECIMENTO DE PERFOMANCE COM BASE NO TESTE DO DESEMPENHO MOTOR DO NADO CRAWL, NA APRENDIZAGEM DO NADO CRAWL
Uma habilidade motora, requer movimento do corpo para atingir as metas determinadas, isso indica que para se realizar uma habilidade motora antes é necessário que ela seja apreendida para que a pessoa consiga atingir com sucesso os objetivos da habilidade.
A habilidade motora lida com muita incerteza proveniente das demandas do ambiente, da tarefa e do próprio corpo, por exemplo, compreender os requisitos específicos da tarefa ou como coordenar os seus movimentos a fim de alcançar um padrão semelhante ao objetivo fornecido. E difícil responder com sucesso a tantas demandas e assim as ações motoras são desorganizadas, pouco eficazes e apresentam muitos erros. O feedback recebido ao longo do processo de aprendizagem após tentativas de prática é importante no processo de resolução do problema motor e torna comportamento mais consistente e eficiente. O feedback extrínseco, conhecido também como feedback aumentado é a informação externa que suplementa a fonte interna de feedback em relação a informação sobre o desempenho. Algumas formas pode ser fornecer ao aprendiz após tentativas consideradas boas, algumas tentativas em que o aprendiz apresenta algum grau de eficiência ou sucesso na tarefa, ou após tentativas ruins, nas quais movimento apresentado é normalmente ineficiente ou com maior grau de insucesso, em relação a outras tentativas feitas.
O feedback pode ser referente ao próprio resultado da ação motora no ambiente que é o conhecimento de resultado ou o padrão de movimento que causou tal resultado. Os dois tem importância especial em pesquisas porque se constituem numa forma objetiva de fornecer a informação sobre a execução da tarefa. Por exemplo, quando o instrutor informa em que posição o cotovelo do nadador estava, num ciclo de braçadas (flexionado e estendido). O conhecimento de performance auxilia o aprendiz a tomar decisões sobre o que fazer para ajustar o padrão de movimento, assim melhora a qualidade de execução da ação. A informação é particularmente importante nas fases inicias de aprendizagem, quando os aprendizes são incapazes de interpretas as propriedades de movimentos.
Um estudo realizado com adultos universitários de ambos sexos com média de idade entre 25,11 anos (+- 5,3 anos) distribuídos em grupos de (G- Boas = sujeitos e G- Más = 20 sujeitos) de acordo com diferente tipo de conhecimento de performance. Todos participantes assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido. Foi aprovado o estudo pelo comitê de ética em pesquisa com seres humanos. Os critérios de inclusão dos participantes deveriam estar familiarizados com o meio liquido, ou seja, flutuar em decúbito ventral e dorsal imergir a face na agua, abrir os olhos e expirar debaixo d’água, passar na posição vertical para horizontal autonomamente e deslizar na superfície.
Os participantes tiveram aulas e todas as avaliações dos pré e pós testes na piscina sem olímpica (25m x 12,5 m) realizada no centro de educação física da universidade. Foi realizado o teste do desempenho motor do nado crawl (TDMNC)
Esse instrumento tem como forma de avaliar a execução é a técnica do nado em 29 itens. Cada item é dado um ponto cumprido de forma correta. O escore mínimo é zero quando o sujeito não faz nenhum movimento correto é o escore máximo é de 29 quando os itens que compõem o teste são feitos de forma correta. Foram aplicados os pré e pós testes individualmente e cada participante da borda da piscina e transitando pelo ambiente para melhor visualização a partir dos critérios de avaliação que constam no teste. Foram distribuídos em dois grupos composto por 21 alunos no G-Boas (12 homens e 9 mulheres) que fizeram aulas e receberam conhecimento de performance após boas tentativas do nado crawl, e G- Ruins com 20 alunos sendo (10 homens e 10 mulheres), tiveram também aulas é receberam o conhecimento de performance após más tentativas do nado crawl. O desempenho de cada participante dependia da qualidade e do desempenho de cada participante era fornecido três de cada seis tentativas na prática para as melhores (as que mais se aproximam da técnica do nado) no G-Boas e para os G- Ruins. O conhecimento de performance e suas informações foram providas após seis tentativas.
Os critérios de julgamento seria uma boa tentativa ou má tentativa, foi detalhado no teste as características de desempenho que mais se aproximou do movimento correto e alcançou maior pontuação dentro do bloco foram usadas como conhecimento de performance.
Foram aplicadas aulas de pré-teste sendo duas aulas consecutivas duas vezes na semana de 50 minutos cada. Essas aulas foram divididas em atividades de alongamento, iniciação de movimento, educativos de habilidade- alvo dividida em partes como respiração, pernada, braçada e coordenação geral do nado e relaxamento (atividades livres). O Intervalo tanto do pré quanto do pós teste foi de cinco semanas. Todos os participantes fizeram as seis tentativas do nado crawl em 25 metros de deslocamento. Cada participante recebeu um feedback especifico referente aos melhores grupo 1 e s piores grupo 2 após o termino de cada bloco. No restante da aula cada participante fazia os educativos específicos sem nenhum feedback de experimento. As aulas foram ministradas durante o experimento e foi divido em grupos de seis participantes para cada conhecimento de performance fornecido de forma sumariada ao fim de cada bloco, individualmente.
...