9 Certos na Administração de Medicamentos
Por: anap709 • 25/4/2016 • Trabalho acadêmico • 345 Palavras (2 Páginas) • 1.839 Visualizações
FISMA
Faculdade Integrada de Santa Maria Curso de Enfermagem Bacharelado
Profª Enfª
Profª Enfª
Plano de Ação
9 Certos na Administração de Medicamentos
Aluna
Santa Maria, 2016
PLANO DE AÇÃO DESENVOLVIDO NA UPA – SM
Observei as atividades diárias da equipe de enfermagem e consegui observar um item para a garantia da atuação com a administração de medicamentos sendo este não informado em momento algum: os 9 certos na administração de medicamentos. Após conversar com alguns enfermeiros e técnicos de enfermagem, pude perceber que os profissionais não conhecem este tema, que nos dias de hoje está em foco na mídia pela quantidade de notícias divulgadas pelo acometimento de falhas na administração de medicamentos, causando danos ao paciente e culpabilizando o profissional. Os 9 certos é um instrumento utilizado, onde os profissionais podem receber treinamento, mas necessita que seja reforçada a idéia dos 9 certos, enfatizando a segurança ao paciente.
Preconiza-se atualmente os “nove certos” centrados no paciente, medicação, via, dose, hora, registro, conhecer a ação, apresentação farmacêutica e monitorar o efeito. Mas há também outras medidas de segurança que incluem o controle da permeabilidade do cateter e monitoramento de flebite no sistema venoso (SILVA, CAMERINI, 2012).
Segundo Ministério da Saúde, Portaria nº 2095 de 24 de setembro de 2013, Anexo 03 – Conforme o Protocolo de segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos, os nove certos não garantem que os erros de administração não ocorrerão, todavia, vêm prevenir significativamente muitos desses eventos, traz qualidade na assistência prestada ao paciente durante o processo de administração de medicamentos (BRASIL, 2013).
REFERÊNCIAS:
SILVA, L. D.; CAMERINI, F. G. Análise da Administração de Medicamentos Intravenosos em Hospital de Rede Sentinela. Texto Contexto Enferm. Florianópolis, 2012 jul-set. Disponível em:
BRASIL. Portaria nº 2.095, de 24 de setembro de 2013. Disponível em: < http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt2095_24_09_2013.html>. Acesso em 19 abril. 2016.
...