Métodos de introdução de medicamentos
Artigo: Métodos de introdução de medicamentos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: NAAA • 19/5/2013 • Artigo • 271 Palavras (2 Páginas) • 839 Visualizações
2. Transdêrmica
Esta via de administração determina efeitos sistêmicos por aplicação do fármaco à pele, usualmentepor meio de um adesivo transdêrmico. A velocidade de absorção pode variar amplamente, na dependência das características físicas da pele no local de aplicação. Esta via é mais usada para o fornecimento contínuo de fármacos, tais como o antiaginoso nitroglicerina.
A. Parenteral
A administração parenteral é usada para fármacos que são de difícil absorção pelo TGI e para agentes como a insulina que são estáveis no TGI (esta via evita o TGI). Esta administração usada também para pacientes inconscientes e em circunstâncias que se requer rápido início de ação. A administração parenteral permite o melhor controle sobre a dose real do fármaco dispensada ao organismo. As 3 principais vias parenterais são a intravascular (intravenosa e intra-arterial), intramuscular e subcutânea. Cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens.
1- Intravascular
A injeção intravenosa (IV)é a via parenteral mais comum. Para fármacos não absorvidos por via oral, usualmente não há alternativa. Na administração IV, o fármaco não tem contato com o TGI, e portanto, não sofre metabolismo de primeira passagem pelo fígado. Esta via permite pronto efeito e grau máximo de controle quanto aos níveis circulantes de medicamento. Entretanto, diferentemente dos fármacos presentes no TGI, os fármacos injetados não podem ser removidos por manobras como a provocação de vômitos ou a união a carvão ativado. A injeção IV pode introduzir bactérias por contaminação do material , causar hemólise ou outras reações adversas em função da chegada de altas concentrações do fármaco no plasma e no tecido. Assim a velocidade de infusão deve ser cuidadosamente controlada. Cuidados semelhantes aplicam-se aos medicamentos injetados por via intra-arterial (IA).
...