A CURA ATRAVÉS DO HUMOR
Por: Claudia Moraes • 23/5/2016 • Trabalho acadêmico • 775 Palavras (4 Páginas) • 3.171 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
ESPECIALIZAÇÃO ESTRATÉGIA EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Fichamento de Estudo de Caso
CLAUDIA MORAES CARDOSO
Trabalho de Saúde Mental na Atenção Básica e na Saúde da Família
Tutor: Prof.NORMA CRISTINA CARDOSO BRANDÃO
SÃO PAULO
2016
Estudo de Caso :HARVARD A CURA ATRAVÉS DO HUMOR
A CURA ATRAVÉS DO HUMOR: MISTURANDO SAÚDE MENTAL, HUMOR E NEGÓCIOS
SEGUNDO O ESTUDO DOS PROFESSORES :MICHAEL TAYLOR E DA PROFESSORA TATIANA LEVIT, NO FINAL DE JUNHO DE 2013, IAN MORRISON, O FUNDADOR DA CURA ATRAVÉS DO HUMOR (HTH), CONSIDEROU SUAS OPÇÕES PARA SUPERAR OS ENTRAVES PARA O CRESCIMENTO DE SUA ORGANIZAÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS. A HTH ERA UMA ESCOLA DE STAND-UP COMEDY EM REGINA, SASKATCHEWAN, QUE FOI PROJETADA PARA DAR ÀS PESSOAS QUE VIVEM COM ALGUMA DOENÇA MENTAL A OPORTUNIDADE ÚNICA DE ENCONTRAR UMA PERSPECTIVA POSITIVA EM SUAS VIDAS ATRAVÉS DA ARTE DE ESCREVER E APRESENTAR STAND-UP COMEDY. O PROGRAMA CULMINOU COM UMA APRESENTAÇÃO PÚBLICA. OS OBJETIVOS PRINCIPAIS DA HTH ERAM ELEVAR A AUTO-ESTIMA E AS HABILIDADES DE VIDA PARA PESSOAS SOFRENDO DE ALGUMA DOENÇA MENTAL, PARA SENSIBILIZAR O PÚBLICO SOBRE OS PROBLEMAS DE SAÚDE MENTAL E PARA QUEBRAR AS BARREIRAS DA DISCRIMINAÇÃO RELACIONADA A SAÚDE MENTAL NA COMUNIDADE EM GERAL.
DE ACORDO COM AS PESQUISAS DA ASSOCIAÇÃO CANADENSE DE SAÚDE MENTAL (CMHA) E DO INSTITUTO CANADENSE DE SAÚDE INDICAM QUE 20 POR CENTO DOS CANADENSES IRÁ VIVENCIAR PESSOALMENTE ALGUMA FORMA DE DOENÇA MENTAL EM SUA VIDA.
MUITAS PESSOAS COM DOENÇA MENTAL NÃO GOSTAM DE FALAR SOBRE O ASSUNTO. SEU SILÊNCIO MUITAS VEZES SIGNIFICA QUEELES NÃO SÃO DIAGNOSTICADOS E TRATADOS. PARA PIORAR A SITUAÇÃO, O PÚBLICO EM GERAL NÃO TEM ACESSO A INFORMAÇÃO E NÃO
COMPREENDE AS DOENÇAS MENTAIS
A HTH FOI INICIADA EM 2009 POR MORRISON; SUA ATIVIDADE PRINCIPAL ERA UM PROGRAMA DE ENSINO DE ESCRITA E APRESENTAÇÃO DE STAND-UP COMEDY. O PROGRAMA FOCAVA EM FORNECER UMAVÁLVULA DE ESCAPE AS PESSOAS QUE VIVEMCOM A DOENÇA MENTAL PARA REDUZIR O STRESS E AUMENTAR SUA AUTO-COLIDAR COM A DOENÇA E UM SENSO DE CONTROLE, ATRAVÉS DO RISO E DISCUSSÕES EM GRUPO. DE ACORDO COM OS OBJETIVOS MAIORES DA HTH, O TEMA DAS APRESENTAÇÕES VISAVA REDUZIR OS ESTIGMAS PÚBLICOS, O PRECONCEITO E A DISCRIMINAÇÃOSOBRE A DOENÇA MENTAL.
ATUALMENTE, NÃO HAVIA PROGRAMAS SIMILARES OFERECIDOS EM SASKATCHEWAN E A HTH GOSTARIA DE SE EXPANDIR PARASASKATOON, A OUTRA GRANDE CIDADE DA PROVÍNCIA, E, TALVEZ, PROPORCIONAR APRESENTAÇÕES EM TODA A PROVÍNCIA.
MORRISON TINHA ENCONTRADO UMA ORGANIZAÇÃO SEMELHANTE EM VANCOUVER - STAND-UP PELA SAÚDE MENTAL - QUE HAVIA ATRAÍDO COM SUCESSO PATROCINADORES FINANCEIROS E SE EXPANDIU PARA OUTROS LOCAIS EM TODO O CANADÁ, COMO HALIFAX,GUELPH, MONTREAL, TORONTO E OTTAWA. ANTES DE INICIAR A SUA PRÓPRIA EMPRESA, ELE HAVIA TRATADO COM A STAND-UP PELA SAÚDE MENTAL SOBRE UM PLANO PARA ABRIR UMA FILIAL EM REGINA, MAS A TAXA DE LICENCIAMENTO ERA ALTÍSSIMA. COMO RESULTADO, MORRISON DECIDIU SEGUIR EM FRENTE E COMEÇAR SUA PRÓPRIA ORGANIZAÇÃO E A HTH NASCEU.
...