A Central de Materiais Esterilizados (CME)
Por: ericanei • 29/5/2016 • Resenha • 666 Palavras (3 Páginas) • 3.015 Visualizações
Introdução
A Central de Materiais Esterilizados (CME) é uma unidade de apoio técnico que tem como finalidade prestar serviço ao hospital, distribuindo material médico hospitalar de forma segura e controlada através de monitorizações de limpeza, desinfecção, esterilização e armazenamento de matérias hospitalares a fim de contribuir com prevenção e controle da infecção hospitalar através de um rigoroso controle de qualidade e prestação de serviços.
Objetivo
Este trabalho tem como principal objetivo a busca por conhecimento técnico cientifico a respeito de como funciona a central de matérias esterilizados, e como e realizada a distribuição desse material.
Método
Este trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica, considerando artigos e livros publicados a cerca do tema. A pesquisa bibliográfica se desenvolve por meio de materiais já elaborados, baseando-se principalmente em livros e artigos científicos.
Desenvolvimento
O centro de matérias esterilizados, e um setor que atende ao hospital como um todo desde o PS ao CTI. Para garantir um atendimento mais especifico e seguro dentro dele existe subdivisões que classifica esses matérias em setores. Porem para conhecer esses setores e necessário conhecer como funciona toda a planta física da CME.
Vale ainda relembrar que a CME e classificada dependendo da sua localização dentro do hospital e que ainda existe hospitais de pequeno porte que terceiriza esse tipo de serviço fora do hospital.
Equipe que trabalha na CME;
Enfermeiro; Fiscaliza e proporciona treinamento para a equipe e enfermagem.
Técnico de Enfermagem; responsável em receber e preencher a ficha de recebimentos e retirada, acondicionar e armazenar o material.
Auxiliar de Enfermagem; E responsável em em lavar e secar o material.
Serviços de Apoio (administrativos e serviços gerais); Manutenção dos equipamentos, responsável pelos requerimentos de produtos de higiene de equipamentos.
Vale apena lembrar que a higiene e limpeza do local geralmente e de responsabilidade da equipe de enfermagem em qualquer tipo de CME.
Tipos de CME
CME DESCENTRALIZADA: Cada setor prepara seu material (lavagem, secagem e acondicionamento). Hoje é pouco utilizado pois, há uma descontinuidade das normas e rotinas para o preparo do material.
CME SEMICENTRALIZADA: Setores que preparam o material (lavagem, secagem e acondicionamento). Também é pouco utilizada.
CME CENTRALIZADA: Mais utilizada atualmente. Os materiais são processados no mesmo local, lavados, secados, revisados, embalados, esterilizados, distribuídos e controlados na CME. Proporciona eficiência, economia e maior segurança para equipe e pacientes.
Setores da CME
Expurgo; Recebe, confere, lava e seca os materiais.
Sala de preparo de materiais; Prepara e acondiciona os materiais. O tipo de acondicionamento depende da composição do material e do tempo que será utilizado.
Sala
...