MATERIAIS CENTRAL E ESTERILIZAÇÃO
Tese: MATERIAIS CENTRAL E ESTERILIZAÇÃO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: thiago240781 • 26/5/2014 • Tese • 5.941 Palavras (24 Páginas) • 445 Visualizações
CENTRAL DE MATERIAIS E ESTERILIZAÇÃO
Definição
Local responsável pela limpeza de artigos médico hospitalares que utilizados nos diferentes setores de um hospital.
A central de matérias é de suma importância pois prepara esteriliza e controla a utilização destes materiais.
A central de matérias ode funcionarem de três formas diferentes.
Descentralizada: onde cada unidade é responsável por estilizar e prepara o material que utiliza. Este funcionamento era muito comum na década de 40.
Semi-centralizazada: materiais preparados em cada unidade, mais esterizados em um único local.
Centralizada: preparo esterilização são realizadas em único local.
A melhor forma de funcionamento é sem dúvida a centralizada onde uma equipe trabalha com mais eficiência, o que é mais econômico e possibilita um melhor controle de qualidade.
E função da CME fornecer material esterilizado a tudo hospital, devendo haver integração entre expurgo, montagem de instrumental.
Para que isto seja possível é importante que haja uma integração com Educação continuada para que treinamento dos profissionais, para o trabalho CME possa atender as necessidades do hospital.
DESCRIÇÃO DE ÁREAS:
Expurgo: área responsável por receber os materiais, onde os instrumentais são lavados, funcionários fazem uso de EPIs para protegerem da contaminação, pois os instrumentais contêm sangue e fluídos corpóreos, estas áreas dispor pias próprias com cubas fundas para evitar respingos trabalhadores e em número suficiente para atender a demanda de materiais sujos a serem lavadas, torneiras com disponibilidade de água quente e fria, adaptadas para possibilitar a limpeza de tubulações e artigos com lúmen e balcões em aço inoxidável, para propiciar facilidade de limpeza, onde os materiais são depositados para posterior secagem e separação.
O expurgo deve contar com um hamper, recipiente para lixos recipientes para a colocação de artigos em soluções detergentes ou germicidas, suportes que favoreçam a secagem de sondas e tubulações, escovas e esponjas para a limpeza, sabões, detergentes, desinfetantes e compressas ou toalhas macias para a secagem dos materiais.
O expurgo é um local onde é recomendado o uso de ar condicionado com pressão negativa devido a manipulação de matérias que contem grande quantidade de microorganismos.
Área de preparo:
Setor onde os materiais são preparados, ela é dividi em seções: roupas, vidraria, material inoxidável, instrumental cirúrgico, gases vaselina e alguns cadarços. Matérias devidamente embaladas aguardando a esterilização.
A área de preparo deve contar com; carro de transporte de materiais, armários e prateleiras que contém embalagens, materiais de reserva, bancadas, mesas espaçosas que facilitem a abertura dos campos para a inspeção rigorosa e a dobradura dos mesmos, escadas, cadeiras, cestos aramados com os respectivos suportes, equipamentos para termo-selagem das embalagens, suporte e hamper e recipiente para lixo.
Área de esterilização: local onde realizada a esterilização, onde estão localizados equipamentos como autoclaves, estufas, carros para colocação e retirada da carga de materiais e exaustores para eliminação do vapor.
Distribuição e Guarda de materiais: local onde é realizada a distribuição
Deve contar com carro para transporte de materiais, mesa, cadeira, escada, armários, prateleiras e cestos aramados com seus respectivos suportes, de maneira que os materiais sejam armazenados organizadamente, facilitando a identificação, localização e distribuição.
Pela sua própria finalidade, esta área deve ser de acesso restrito aos trabalhadores que aí executam suas tarefas, diminuindo assim a circulação de pessoas e conseqüentemente a contaminação ambiental.
A temperatura ambiente e a umidade relativa devem ser controladas, de maneira a oferecer melhores condições de manutenção de esterilidade dos materiais aí armazenados.
Área restrita onde devem circular poucos profissionais devido o risco de contaminação.
O controle sobre a umidade do ar também é muito importante para que não haja
O umedecimento dos pacotes, a umidade muito baixa também pode danificar os tecidos.
Ambiente de Apoio: inclui sanitário e vestuário dos funcionários deposita de matérias de limpeza, sala administrativa, área de manutenção de equipamento de esterilização.
Estrutura física: este é um ponto muito importante, pois a estrutura física fluxo continuo sem cruzamento de materiais.
O piso deve ser de material resistente antiderrapante claro de fácil limpeza.
Área de preparo, esterilização: janelas teladas, sistema de ar condicionado central e sistema de exaustão.
Paredes: pintura lavável, nas que contém pias azulejo ou granito aproximadamente 60 cm.
Nas paredes entre expurgo e preparo e esterilização ter altura de 1.0o m de alvenaria e o restante vidro.
Iluminação artificial fluorescente, reservatório de água fria devera ter autonomia mínima de 2 dias.
Filtros de autoclave a vapor mais indicados são com capacidade de filtragem de 98% de partículas com o tamanho de 0,1 mícron.
FLUXO DE MATERIAS
A CME recebe matérias de vários setores da unidade hospitalar. Matérias que são recebidos do almoxarifado , quando descartáveis devem ser armazenados em área própria, pois os mesmo são controlados e distribuídos, materiais novos como cateteres, gazes cirúrgicas, são recebido no preparo recebem embalagens, são esterilizados e distribuídos.
Roupas limpas, compressas, aventais cirúrgicos e embalagens de tecidos, são recebidos no prepara vistoriados, e encaminhado para esterilização, são armazenados e posteriormente distribuídos.
ESTERILIZAÇÃO POR MEIO FÍSICOS
Esterilização por vapor saturado sob pressão: È o método mia utilizado e mais seguro.
O vapor pode ser:
Vapor saturado úmido:
...