TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INCIDÊNCIA DO CÂNCER DE MAMA FEMININO

Por:   •  23/11/2019  •  Artigo  •  2.566 Palavras (11 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

CINTYA MILLENA DE MEDEIROS OLIVEIRA

DANIELISON ALISON DE MEDEIROS SIMÕES

EDJANE CRISTINA DOS SANTOS

PATRÍCIA JANNE DE MEDEIROS

RANNÚBIA BATISTA DE ARAÚJO

RUTH ANNALINE DINIZ ARAÚJO SILVA

A INCIDÊNCIA DO CÂNCER DE MAMA FEMININO

 

CRUZETA/RN

OUTUBRO/2019

CINTYA MILLENA DE MEDEIROS OLIVEIRA

DANIELISON ALISON DE MEDEIROS SIMÕES

EDJANE CRISTINA DOS SANTOS

PATRÍCIA JANNE DE MEDEIROS

RANNÚBIA BATISTA DE ARAÚJO

RUTH ANNALINE DINIZ ARAÚJO SILVA

A INCIDÊNCIA DO CÂNCER DE MAMA FEMININO

 

Trabalho apresentado como requisito para obtenção de nota, da disciplina Metodologia Científica ministrada pela professora Jaiane Fabíola de Medeiros Silva e Silva da Escola Técnica de Enfermagem Florence.

                                                                   

CRUZETA/RN

OUTUBRO/2019

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        3

2. DESENVOLVIMENTO        5

3. CONCLUSÃO        9

REFERÊNCIAS        10

1. INTRODUÇÃO

A palavra câncer denomina um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo, dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. 

Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a característica próprias de cada tumor. 

É o tipo da doença mais incidentes em mulheres depois do de pele não melanoma. Atinge uma faixa etária de 40 a 59 anos com múltiplos fatores de risco que associados favorecem o desenvolvimento do câncer, correspondendo a cerca de  25% dos casos novos a cada ano.

Podemos citar como principais: a predisposição genética, hábitos alimentares, estilo de vida, condições ambientais e comportamentais, caracterizando-se pela proliferação desordenada e em constante crescimento das células deste órgão. No Brasil, esse percentual é de 29%. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos. Este estudo tem como objetivo abordar como a doença pode ser diagnosticada e o seu tratamento.   

É crescente o número de novos casos de câncer da mama entre mulheres no Brasil, diversas campanhas são realizadas com o intuito de orientar, rastrear, diagnosticar e tratar o câncer de mama, apesar de todo esse esforço que envolve a ação conjunta de vários profissionais, ainda é alarmante o número de mulheres que morrem em decorrência da doença.

Atualmente, o câncer é uma das doenças que mais mata pessoas no mundo e no Rio Grande do Norte a realidade não é diferente, por exemplo, o câncer de mama que vem de forma avassaladora mutilando e levando as mulheres a óbitos, essa doença é provavelmente a mais temida no mundo todo devido a sua alta frequência e pelos seus efeitos psicológicos, ela afeta tanto a sexualidade quanto a imagem pessoal da mulher.

Uma em cada oito mulheres desenvolve câncer de mama, sendo a principal causa de mortalidade por câncer em mulheres. Não apresenta causa única específica, e acreditasse que 90% a 95% deles sejam esporádicos (não familiares) e decorram de mutações somáticas, que se verificam durante a vida, e que 5% a 10% sejam hereditários (familiares), devido a mutações nucleotídicas perpetuadas na linhagem familiar pelas células germinativas, que confere suscetibilidade ao câncer de mama (OLIVEIRA et al., 2011).

Apesar do elevado número de pesquisas já conduzidas sobre o câncer de mama, a sua etiologia ainda não está totalmente esclarecida, sendo a mesma atribuída a uma interação de fatores que, de certa forma, são consideradas determinantes no desenvolvimento da doença.

2. DESENVOLVIMENTO

O presente trabalho trata-se de um estudo descritivo e bibliográfico, onde a parte da estimativa do número de casos de câncer feminino foram coletados a partir dos dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde / INCA. Esse levantamento de dados aponta que é estimado para o Brasil um número de 59.700 novos casos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018-2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres.

Todos os anos o Instituto Nacional do Câncer – INCA, divulga estimativas referentes à taxa de incidência de novos casos de câncer para o Brasil, observa-se no quadro abaixo que quando se trata de cânceres que mais vai acometer mulheres é o câncer da mama, que representa 44,79% dos números de casos, ou seja, espera-se que 800 mulheres seja diagnosticada no Rio Grande do Norte entre os anos de 2018/2019.

Quadro 1 – Estimativa do número de casos novos de câncer em mulheres no Rio Grande do Norte para o ano de 2018/2019.

LOCALIZAÇÃO PRIMÁRIA

NOVOS CASOS

%

MAMA FEMININA

800

44,79

COLO DE ÚTERO

320

17,93

CÓLON E RETO

190

10,75

TRAQUÉIA, BRÔNQUIOE PULMÃO

180

9,83

GLÂNDULA TIREOÍDE

170

9,38

ESTÔMAGO

160

8,93

OVÁRIO

90

5,10

CAVIDADE ORAL

90

4,85

LEUCEMIAS

90

4,84

CORPO DO ÚTERO

80

4,24

LÍNFOMA NÃO HODGKIN

70

3,89

SISTEMA NERVOSO CENTRAL

70

3,67

ESÔFAGO

50

2,52

BEXIGA

30

1,87

PELE MELANOMA

20

1,33

LÍNFOMA DE HODGKIN

20

0,98

LARINGE

(menor que 20)

0,89

Fonte: MS / INCA / Estimativas de câncer no Brasil/Rio Grande do Norte, 2018.

O câncer da mama feminino representa nos dias atuais um grande e importante desafio para a saúde da mulher, visto que se trata de uma patologia de importante significância e que a assistência prestada à mulher, na prevenção, detecção e tratamento, ainda requer um pouco mais de atenção, pois apesar de todas as medidas que visam assistir a mulher quanto a esse tipo de câncer, ainda é crescente o número de novos casos que são diagnosticados a cada ano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (159.7 Kb)   docx (51.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com