A Importância do Trabalho da Enfermeira de Centro Cirúrgico.
Por: mobili • 29/9/2016 • Monografia • 1.161 Palavras (5 Páginas) • 609 Visualizações
AVM FACULDADE INTEGRADA
Curso de Pós Graduação em Centro Cirúrgico
Emiliane Aquino Eluan
PRÉ PROJETO
Rio Branco - Acre
Novembro de 2015
1 - TEMA:
A Importância do Trabalho da Enfermeira de Centro Cirúrgico.
2 - PROBLEMA DE PESQUISA:
Porque o trabalho da Enfermeira de Centro Cirúrgico é importante?
Quais as atividades desempenhadas por essa profissional?
Quais foram as evoluções técnicas dessa profissional que melhoraram seu trabalho e a assistência ao paciente?
3 – REVISÃO DE LITERATURA:
A prática de enfermagem é entendida como o conhecimento corporificado em um nível técnico (instrumentos e condutas) e relações sociais específicas, visando ao atendimento de necessidades humanas, que podem ser definidas biológica, psicológica e socialmente. (ALMEIDA, 1985, 1986),
Na América Latina, a partir de 1960, com o desenvolvimento e a modernização dos hospitais foi centrada a atenção à saúde na área curativa e, por sua vez, a prática da enfermagem também se desenvolveu nessa área.
Segundo ALCANTRA (1963) os novos estabelecimentos hospitalares passaram a constituir maior mercado para as enfermeiras diplomadas, relegando a planos secundários os serviços de saúde publica. A autora assinala ainda, que no Brasil no período de 1950, 49,4% das enfermeiras atuavam no campo hospitalar, ao passo que apenas 17,2% exerciam suas atividades na saúde pública.
Para CASTELLANOS e cols (1989) a enfermagem é parte integrante do processo de trabalho em saúde, tanto no modelo de assistência individual como coletiva, sendo estas partes complementares de um mesmo trabalho. Já o trabalho em Centro Cirúrgico, tem por objetivo a assistência curativa, individualizada.
O trabalho da enfermeira de Centro Cirúrgico nasceu para atender às necessidades da equipe cirúrgica, isto é, houve a necessidade de desdobrar o trabalho médico ao organizar uma unidade onde fossem realizadas as cirurgias, bem como o preparo de material e equipamentos indispensáveis ao procedimento cirúrgico. Segundo CORREIA (1978), a enfermeira assumiu a prática no Centro cirúrgico, apenas para fiscalizar o serviço de enfermagem, no sentido de verificar o cumprimento adequado das técnicas.
A prática da enfermeira em centro cirúrgico estava mais voltada para os aspectos de gerenciamento, ou seja, para a provisão, o manuseio, e a manutenção de materiais e equipamentos nas salas de operação.
Segundo JOUCLAS (1987), no final dos anos 60 e início dos 70 o desenvolvimento das técnicas cirúrgicas e os procedimentos anestésicos tiveram seu marco, fazendo com que o centro cirúrgico se tornasse uma unidade de alta tecnologia, necessitando de um maior nível de preparação para executar atendimentos mais sofisticados em virtude de cirurgias complexas como transplantes de rim e de coração.
Dentro dessa perspectiva é possível observar que após o período de 1960/70, surgiram os princípios científicos relacionados à assepsia cirúrgica, os quais contribuíram para a evolução da prática de enfermagem no centro cirúrgico
A questão da prática da enfermeira vem sendo indagada no que se refere ao objeto de trabalho, nos níveis da assistência, do ensino e da pesquisa. Dessa maneira, foi feito um recorte da prática de enfermagem, optando-se por pesquisar somente o trabalho da enfermeira de centro Cirúrgico.
4 – JUSTIFICATIVA:
O Centro Cirúrgico é uma estrutura complexa, de acesso restrito, com normas e rotinas próprias, constituindo- se em uma unidade hospitalar singular, na qual estão concentrados os recursos humanos e materiais necessários aos procedimentos anestésico-cirúrgicos, terapêuticos e diagnósticos (GUIDO, et al, 2008).
Por se tratar de um ambiente diferenciado, a dinâmica de trabalho e o relacionamento profissional necessitam ocorrer de maneira consensual, indo ao encontro do pensamento de STUMM et al. (2006) que refere ser imprescindível o trabalho multidisciplinar, com uma equipe capacitada e preparada, para que estejam aptos a enfrentar as exigências impostas pelo ambiente, possibilitando mais segurança e o bem-estar do paciente.
Diante disso, é um desafio refletir a respeito da atuação do Enfermeiro no Centro Cirúrgico e de suas competências quando relacionadas às mudanças sociopolíticas, tecnológicas, econômicas e culturais e que, de acordo com BIANCHI e LEITE (2006), determinam um repensar no exercício da profissão, indo desde as instituições de ensino até as hospitalares.
Com base nisto, este estudo busca refletir sobre a Importância do Trabalho da Enfermeira de Centro Cirúrgico, tecendo análises com base em aspectos históricos mostrando a importância da assistência ao paciente e o trabalho exercido pela enfermeira de CC.
5 – OBJETIVOS:
5.1 – GERAL:
Fazer uma reflexão a cerca da Importância do trabalho da Enfermeira em Centro Cirúrgico.
5.2 – ESPECÍFICO:
Analisar a evolução das técnicas e procedimentos das enfermeiras de Centro Cirúrgico.
Discutir a importância da assistência ao paciente e o trabalho exercido pela enfermeira de CC
6 – METODOLOGIA:
Trata-se de uma revisão integrativa de literatura referente a Importância do trabalho da enfermeira de Centro Cirúrgico e que tem como propósito analisar e discutir os estudos já concluídos com este tema.
...