A Infecção das vias urinaria
Por: Senveegonha • 8/4/2018 • Trabalho acadêmico • 924 Palavras (4 Páginas) • 342 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE ENFERMAGEM
BRUNA VASCONCELOS
ELIZABETE CRISTINA SILVA DIAS
JANYELLE CRINAURA DO AMARAL VERÍSSIMO
LAÍS ABRANTES DA SILVA
LARISSA FÉLIX DE CARVALHO
MARIANA FERNANDES DOS SANTOS
MARCELLY CHRISTINA DE SOUSA SILVA
MARILIA
RAYANA OLIVEIRA FREITAS DE LIMA
RENALY SANTINO DE OLIVEIRA
Infecção das vias urinaria
JOÃO PESSOA-PB
2018
INTRODUÇÃO
O referido trabalho relata sobre a infecção das vias urinárias, que afeta qualquer parte do aparelho urinário, desde os rins, a bexiga, até a uretra, podendo ser causada por: bactérias, vírus, fungos ou uma variedade de parasitas.
É uma das doenças infecciosas que mais afeta o ser humano. Ocorre em todas as populações, com particular impacto nas mulheres, mas também acomete pacientes do sexo masculino.
O trabalho tem por objetivo de relatar as etapas da infecção das vias urinarias: causas, tipos, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção.
O mesmo foi elaborado através de pesquisa bibliográficas com intuito de descrever de forma clara e ampla.
Infecção das vias urinaria
Causas
A infecção por vias urinaria, podem ser causados por bactérias, vírus, fungos ou uma variedade de parasitas.
Infecção por bactéria
São muito frequentes. Nos recém-nascidos do sexo masculino são mais correntes do que no sexo feminino, mas tornam-se aproximadamente 10 vezes mais frequentes nas meninas do que nos meninos, mais de 85 % das infecções das vias urinárias são provocadas por bactérias provenientes dos próprios intestinos ou da própria vagina. Contudo, habitualmente, as bactérias que penetram nas vias urinárias são expulsas pelo efeito de jacto da bexiga ao esvaziar-se.
Infecção por vírus
As infecções pelo vírus do herpes simples tipo 2 e afeta o pénis nos homens e podem afeta a vulva, o períneo, as nádegas, o colo do útero ou a vagina nas mulheres. Se afeta a uretra, a micção pode ser dolorosa e dificultar-se o esvaziamento da bexiga.
Infecção por fungos
São provocadas principalmente por Cândida (levedura que causa a candidíase) e produzem-se, sobretudo em pessoas com uma sonda vesical (algália). Com frequência, os fungos e as bactérias infectam os rins ao mesmo tempo.
Infecção por parasitas
O paludismo, uma doença causada por parasitas protozoários transportados pelos mosquitos, pode obstruir os pequenos vasos sanguíneos dos rins ou lesar rapidamente os glóbulos vermelhos (hemólise), provocando insuficiência renal aguda.
A filaríase, uma infecção provocada por um verme intestinal, obstrui os vasos linfáticos, provocando a presença de linfa na urina (quilúria). A filaríase provoca um enorme edema dos tecidos (elefantíase), que pode incluir o escroto e as extremidades inferiores.
Tipos
Cistite
A cistite é uma infecção bacteriana que ocorre na bexiga, geralmente e causada pela bactéria Escherichia coli, consegue colonizar a região ao redor da vagina tento mais facilidade em penetrar a uretra e alcançar a bexiga. Todas as mulheres estão em risco de cistite por causa de sua anatomia especificamente, a curta distância da uretra.
Uretrite
A uretrite consiste na inflamação ou infecção da uretra. Algumas infecções como herpes, gonorreia e infecção por clamídia podem levar à uretrite.
Pielonefrite
Pielonefrite é um tipo de infecção bacteriana que geralmente começa em sua uretra ou bexiga e viaja para um ou ambos os rins. Se não for tratado adequadamente, uma infecção renal pode prejudicar permanentemente seus rins ou a bactéria pode se espalhar para a corrente sanguínea e causar uma infecção potencialmente fatal.
Infecção nos ureteres
A infecção nos ureteres nada mais é do que a infecção dos canais que levam a urina dos rins até a bexiga.
Sintomas
- Ardência forte ao urinar
- Forte necessidade de urinar, mesmo tendo acabado de voltar do banheiro.
- Urina escura
- Urina acompanhada de sangue
- Urina com cheiro muito forte
- Dor pélvica
- Dor no reto
- Aumento da frequência de micções
- Incontinência urinária.
Quando a infecção alcança o rim, o quadro é mais preocupante, podendo o paciente apresentar febre, calafrios, dor lombar, náuseas.
...