A cura através do humor: misturando saúde mental, humor e negócios.
Por: Andrey Ferreira • 1/11/2019 • Trabalho acadêmico • 941 Palavras (4 Páginas) • 363 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Resenha Crítica de Caso
ANDREY FERREIRA DA SILVA
Trabalho da disciplina Saúde Mental na Atenção Básica e na Saúde da Família
MACEIÓ
2019
Referências: TAYLOR, M; LEVIT, T.A cura através do humor: misturando saúde mental, humor e negócios. Copyright2013, Richard Ivey School of Business Foundation.
1 - INTRODUÇÃO
O texto utilizado foi escrito por dois professores com o objetivo de fornecer o material para discussão em classe. Introduz o texto falando sobre o Fundador da Cura Através do Humor (HTM) e os objetivos principais dessa escola, os processos de funcionamento, desafios. Aborda que as pesquisas canadenses apontam que 20% da população no Canadá viverão alguma forma de doença mental. E continua trazendo a origem do Fundador da HTM contextualizando (população, economia) o local onde nasceu. Apresenta então o lema da escola “Uma vez que você está pronto para rir, você está pronto para curar.” Muitas pessoas que sofrem de doença mental não querem admitir que têm um problema e não se sentem confortáveis falando sobre ele, desse modo a escola concentrou sua comédia em reduzir o estigma público, o preconceito e a discriminação sobre doenças mentais.
2 – DESENVOLVIMENTO
Ian Morrison nasceu e foi criado em Regina, capital da província de Saskatchewan; com uma população de aproximadamente 210.0003 pessoas, é a décima sexta maior cidade do Canadá. Morrison tinha fortes ligações com a comunidade. Aos 32 anos de idade, ele sofreu de uma doença mental por toda a vida. Ele entende, em primeira mão, não só os desafios que as pessoas que sofrem de doença mental enfrentam, mas que muitos precisam de um método diferente de ensinar.
Uma vez, quando teve problemas em uma nova turma de mídia na faculdade, o professor sugeriu que ele se inscrevesse em um programa de artes de apresentações de stand-up comedy. Morrison posteriormente se inscreveu e se formou na Humber College of Comedy Writing and Performance em Toronto, Ontário. Depois de se formar e refletir sobresuas próprias experiências de vida, ele decidiu começar uma escola de stand-up comedy em sua cidade natal para ajudar a mudar as percepções do público sobre doenças mentais e usar a terapia humor para ajudar as pessoas que sofrem de doença mental.
A Cura Através do Humor HTH foi iniciada em 2009, sua atividade principal era um programa de ensino de escrita e apresentação de stand-up comedy. Esse programa focava em favorecer uma válvula de escapa às pessoas que vivem com a doença mental para reduzir o stress e aumentar sua auto competência, bem como adquirir habilidades para lidar com a doença e um senso de controle, através do riso e discussões em grupo. Os objetivos da HTH eram elevar a autoestima e as habilidades de vida das pessoas com sofrimento mental na tentativa da sensibilização da população em geral.
Morrison estava orgulhoso das realizações da organização, mas atualmente o tamanho das turmas era pequeno. Uma avaliação geral do mercado e sua própria experiência indicaram que havia uma grande necessidade não preenchida na comunidade para este tipo de terapia para a saúde mental. Em consequência do estigma, muitas pessoas que sofrem de doença mental não querem admitir que têm um problema, não se sentem confortáveis falando sobre ele e, consequentemente, muitas vezes vivem sem tratamento. Por esta razão, a HTH concentrou sua comédia em reduzir o estigma público, o preconceito e a discriminação sobre doenças mentais muitas vezes com humor autodepreciativo.
...