APS - ASCARIS LUMBRICOIDES E TAENIA SAGINATA
Por: ellianhf • 9/6/2020 • Seminário • 2.127 Palavras (9 Páginas) • 351 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
CAMPUS LIMEIRA
CURSO DE ENFERMAGEM
Ellian Henrique Ferreira
Fabio Ehrenberg Secreto
Gracielle de Jesus Silva
Giovana Chiarato Silva Collado
Karolaine Adame Dutra
Kauana Canziam
Suellen Mayne Araújo de Oliveira
Sidlaine Prates Machado
ASCARIS LUMBRICOIDES E TAENIA SAGINATA
Limeira
2020
Ellian Henrique Ferreira
Fabio Ehrenberg Secreto
Gracielle de Jesus Silva
Giovana Chiarato Silva Collado
Karolaine Adame Dutra
Kauana Canziam
Suellen Mayne Araújo de Oliveira
Sidlaine Prates Machado
ASCARIS LUMBRICOIDES E TAENIA SAGINATA
Trabalho de atividade pratica supervisionado apresentado para aprovação na disciplina de atividade pratica
supervisionada do curso de Enfermagem da Universidade Paulista.
Orientadora: Professora Marilene Silva
Limeira
2020
,Sumário
Introdução 4
Modo de Contaminação 5
Ciclo da vida 6
Diagnostico 7
Tratamento 7
Prevenção 8
Sintomas 8
Taenia Saginata 9
Sintomas 10
Ciclo da Taenia 10
Diagnostico 11
Profilaxia e Tratamento 11
Exame 11
Conclusão 12
Referencias: 13
Introdução
Ascaris lumbricoides é uma doença parasitaria conhecida também como "a infecção da lombriga grande”, uma verminose intestinal que afeta 36% da população, sendo metade o público infantil, devido aos mal hábitos de higiene como; a lavagem reduzida das mãos; consumo de alimentos e águas contaminadas por ovos fertilizados de Ascaris.
Os parasitas podem migrar através do sistema sanguíneo, para diversos locais como pulmão, coração, fígado, nariz, porém possuem um melhor desenvolvimento no tubo digestivo. O parasitismo podem causar diversas complicações como febre, diarreia, desnutrição e infecção intestinal mas, em muitos casos a verminose se apresenta assintomática, só identificada quando encontradas nas fezes.
O diagnóstico é importante para que o tratamento possa ocorrer o mais breve possível, já que este hematozoário causa desnutrição, déficit de crescimento, dificuldade de aprendizado, podendo principalmente comprometer as crianças.
Sem tratamento a proliferação desses vermes pode formar um novelo compacto e obstruir o intestino ou/e garganta, provocando asfixia e morte. O tratamento é realizado através de fármacos anti-helmintos, utilizados para eliminar infecções causadas por parasitoses e em casos graves pode levar até a cirurgia.
A Taenia saginata, é um parasita que também é conhecida como solitária. É um verme grande, medindo a Taenia saginata de 4 a 12 metros de comprimento e tendo por hospedeiro intermediário o gado bovino. A infecção por T. saginata ocorre no mundo todo, os pacientes podem ser assintomáticos ou apresentar sintomas digestórios leves.
A infecção pela larva da T. saginata ou T. solium se dá pela ingestão da carne bovina e suína, respectivamente, contaminada preparada de forma inadequada.
O diagnóstico é feito, muitas vezes, pelo próprio paciente ao observar os vermes na evacuação.
Em relação ao tratamento, este consiste na aplicação de dose única (2g) de niclosamida (medicamento indicado para o tratamento da taenia).
Modo de Contaminação
A verminose intestinal Ascaridíase atinge grande parte da população, o risco de contaminação é maior nas régios Norte e Nordeste, fatores socioeconômicos influenciam diretamente nestes contextos, pois as duas regiões possuem condições propicias relacionadas á pobreza e a ausência de saneamento básico.
A contaminação ocorre pela ingestão dos ovos infectados do parasita, encontrados no solo, alimentos e água não tratada. Verduras e alimentos crus são propícios a conter estes ovos parasitas. Os ovos não são removidos com facilidade dos alimentos precisam passar por medidas de higiene e preparação adequada, incluindo limpeza, fervura e cozimento do alimento.
Crianças e adolescentes possuem pré-disposição maior em apresentar esta verminose intestinal, devido a ausências de cuidados higiênicos, como ingerir água não tratada, brincar descalço em áreas contaminas e consumir frutas e verduras sem lavar.
Ciclo da vida
Uma vez que conseguem entrar no intestino delgado, as larvas são liberadas alcançando a corrente sanguínea, se direcionam e infectam o fígado, logo após voltam a corrente sanguínea e se instalam e se desenvolvem com facilidade nos pulmões, devido a abundante presença de oxigênio e nutrientes que o mesmo contem. Em seguida as larvas migram para a faringe e epiglote, se amadurecem e tornando se adultas, o tempo e vida da lombriga adulta pode durar até dois anos, e neste período á áscaris lumbricoide pode liberar milhares de ovos, retornado ao seu ciclo inicial.
...