APS CANDIDÍASE ESOFÁGICA
Por: Andrea Sousa • 18/9/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 2.182 Palavras (9 Páginas) • 380 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE ENFERMAGEM
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
BRASÍLIA – DF
MAIO DE 2017
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE ENFERMAGEM
ANDREA BARRETO DE SOUSA
ANNA RAQUEL SILVA DE CARVALHO
ATIVIDADE PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Trabalho de Atividades Práticas Supervisionadas (APS), apresentado ao curso de Enfermagem, da Universidade Paulista - UNIP, referente à disciplina Estágio Supervisionado I realizado em Instituição Pública de Saúde.
Orientador (a): Eliseu Miranda
RA: B88DFA0
RA: B81FHA0
Turma: EN8B30
BRASÍLIA – DF
MAIO DE 2017
SUMÁRIO
PARTE I. INTRODUÇÃO 1
1. TEORIAS DE ENFERMAGEM 1
2. DIAGNÓSTICO CLÍNICO 2
2.1. DEFINIÇÃO 2
2.2. ETIOLOGIA 2
2.3. FISIOPATOLOGIA 2
2.4. AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 3
2.5. TRATAMENTOS 3
2.5.1 CLÍNICO OU CIRURGICO 3
2.5.2 FÁRMACOS 3
PARTE II. SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA EM ENFERMAGEM (SAE) 4
1. INVESTIGAÇÃO 4
1.1. EXAME FÍSICO 5
1.2. LEVANTAMENTO DE PROBLEMAS 6
2. DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM 6
3. PLANEJAMENTO 6
4. IMPLEMENTAÇÃO 6
5. AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS 7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7
PARTE I. INTRODUÇÃO
- TEORIAS DE ENFERMAGEM
Teoria alcance dos objetivos – Imogenes King (1971)
King desenvolveu sua teoria com base em conceitos a partir do foco central que é o alcance de objetivos de saúde para o cliente. Para ela isso só pode acontecer através da interação e transação entre o enfermeiro e cliente, numa organização formada pelos sistemas pessoas, sistemas interpessoais e sistemas sociais. A meta dessa teoria é ajudar os indivíduos a manter um estado saudável e, assim, ajudá-los a desempenhar suas funções na sociedade. Os meios para alcançar uma meta comum variam em cada grupo profissional e de acordo com sues papeis e funções na sociedade. A meta global das enfermeiras é promover a saúde, prevenir a doença, e se preocupar com o doente.
O processo de enfermagem de King compreende: 1.Interação inicial, que é um contato inicial que induz uma reação entre a enfermeira e o paciente. É extremamente influenciada pela percepção que um tem do outro e pela comunicação estabelecida entre eles; 2.Diagnóstico, que é a detecção das necessidades de cuidado dos seres humanos com vistas a alcançar a saúde, devendo ser confirmado com os pacientes; 3.Estabelecimentode metas comuns à díade enfermeira-paciente, com base nos diagnósticos detectados e em comum acordo das partes; 4.Exploração e viabilização de meios para alcançar as metas traçadas, devendo haver concordância entre ambas as partes sobre estes meios; 5.Evolução, que é a avaliação contínua do alcance de metas, ressaltando fatores intervenientes nos três sistemas, para desenvolver a capacidade do paciente de enfrentar problemas, desenvolvendo-se bem nos papéis cotidianos.
Existe uma sistematiza para a operacionalização do alcance dos objetivos a serem alcançados visando o bem estar e a melhora mais rápida possível do paciente, de forma mais interativa para não trazer estresse a díade (enfermeira – paciente). Tendo em vista a sua participação do paciente na tomada de decisões que irão influenciar grandemente no tratamento a ser seguido. Com a participação da família no apoio da sistematização do tratamento o paciente fica mais confiante e disposto a desempenhar o seu papel.
Interação inicial é o ponto crucial para dar-se partida ao tratamento. Inicialmente que o paciente vai perceber a sua disposição para o tratamento, fator esse que vai ser muito influenciado pelo acolhimento que ele terá com a enfermeira, será o primeiro momento do paciente com a enfermeira, se enfermeira não conseguir preenche o seu ego provavelmente não vai existir uma interação como esperado. Diagnóstico deverá serconfirmado pelo paciente a fim de saber se o mesmo estar ciente da sua condição de saúde .Estabelecimento das metas apartir do diagnostico confirmado, então agora, a enfermeira irá traçar as metas juntamente com o cliente para facilitar o tratamento, estando de acordo ambas as partes com as metas traçadas, deverão se esforçar para conseguir cumprir o acordo,pois esse é um fator importantíssimo, afim de que tudo dê certo como o esperado.Exploração e viabilização de meios, a viabilização dos meios dependerá de cada paciente, portanto vai variar de paciente para paciente, por conta disso que antes são traçadas as metas em díade para se ter a certeza que realmente o cliente vai conseguir cumprir o acordo firmado, e quais os meios que poderá ser utilizado para desenvolver essas metas, que também deverá ser visto entre a enfermeira e paciente. Evolução deverá conter toda a problematização e as metas que foram acordadas, e que serão avaliadas dentro da sistematização de King; sistema pessoal, interpessoal e social. Onde será avaliado o cliente para se ter a certeza do desempenho do seu papel.
...