AULA DE MICROSCOPIA
Por: fabi_genn • 7/9/2015 • Resenha • 365 Palavras (2 Páginas) • 423 Visualizações
Introdução
Usado microscopia de luz para verificação de células que não podem ser vistas a olho nu, sendo usado como ferramenta para analisar e detalhar tecidos e células de diferentes animais, sendo no sangue, na pele e na traqueia para observar suas diferentes morfologias, diferenciar sua forma e organização.
O objetivo é diferenciar os tecidos animais, analisando e percebendo suas principais diferenças.
Material e método
Utilizando o microscópio de luz, coloca-se uma lamina de um tecido fracionado, corado e para não se movimentar usa-se uma cola especial e uma laminola para fixar o tecido na lamina e para a verificação das estruturas usa-se a coloração.
Coloca-se a lamina na mesa e fixa-a com a presilha colocando a parte corada no centro, ajustando-a com os botões do charriot pra frente, para trás e lateralmente ate que se consiga visualizar todos os campos do tecido na lamina corada. Para se observar esses campos colocam-se os olhos nas lentes oculares, ajustando o distanciamento para a verificação de maneira mais confortável, tendo possibilidade de ser aumentado em 10x o objeto de ampliação.
Abaixo se encontram o canhão giratório podendo ser deslocado e rodiziando as lentes, estas sendo chamadas de objetivas. Cada objetiva tem uma capacidade de ampliação identificada por cores, sendo o anel vermelho 4x, o anel amarelo 10x e o anel azul 40x. Atrás das lentes objetivas existem os botões macrométricos e micrométricos que ao gira-los a mesa focaliza melhor a lamina.
Utilizando-se da resolução e da capacidade de aumentar das lentes objetivas e oculares temos uma ampliação de 40, 100 e 400 vezes. Conforme se aumenta o campo o detalhamento dessas células também aumenta conseguindo-se perceber estruturas que com o anel vermelho não se observaria, mas isso se restringe uma menor área.
Resultados
Com a análise de diferentes tecido observamos que:
Sangue: as hemácias são as mais numerosas e não apresentam núcleo, aparecendo uma parte mais clara sendo o citoplasma e pequenos pontinhos representado as plaquetas.
Queratina: não é uma célula é uma proteína, não tem forma, é chamada de amorfa, apresentando uma camada espessa, observando a células que são do revestimento da pele.
Conclusão
Observando algumas lâminas em microscópio óptico, percebemos estruturas de diferentes tecidos de animais que não enxergaríamos a olho nu, percebendo suas formas e diferenças morfológicas.
...