Aula Prática Microscopia
Por: amandarenzo • 28/11/2024 • Trabalho acadêmico • 1.964 Palavras (8 Páginas) • 32 Visualizações
Aluna: Amanda da Silva Soares Turma: 1ª Semestre de Biomedicina a. O que é um microscópio e como ele funciona? O microscópio é um instrumento que permite observar os objetos não perceptíveis à vista desarmada. Isso se consegue mediante um sistema óptico composto por lentes de cristal que atravessadas pela imagem do objeto ampliam-na. O principal objetivo é criar uma imagem real do objeto examinado, quando se observa através da lente ocular se vê uma imagem virtual aumentada da imagem real.
b. Qual a importância da microscopia para o avanço da biologia celular? A invenção do microscópio feita pelos holandeses Hans Jansen e seu filho Zacharias Jansen, até então fabricantes de óculos, proporcionou uma das maiores contribuições de todos os tempos para a ciência, pois, a comunidade científica, especialistas na realidade macroscópica, pode enfim conhecer o universo microscópico, tendo o neerlandês Antonie Von Leeuwenhoek como o primeiro a descrever, através de um equipamento de sua própria fabricação, elementos microscópicos como as leveduras, as fibras musculares, e posteriormente, os espermatozoides e as bactérias. Entretanto, a descoberta mais significativa para a ciência viria alguns anos mais tarde, quando o cientista inglês Robert Hooke relatou em seu livro intitulado Micrographie, a descoberta da célula. A microscopia também foi fundamental para a formulação da teoria celular, feita pelo botânico alemão Matthias Jacob e o fisiologista também alemão Theodor Schwann e que foi considerado um marco na biologia, além de possibilitar o estudo dos microrganismos, ajudando a refutar a teoria da abiogênese. Mais tarde com a evolução dos microscópios, como o de luz (óptico) e o eletrônico de varredura e de transmissão, todas as organelas da célula puderam ser estudadas devido à resolução proporcionada pela eficiência desses equipamentos, dando origem a microbiologia e a citologia.
c. Que tipo de amostra foi analisada? Qual a sua origem? Glândula Sublingual, A glândula sublingual é a menor entre as principais glândulas salivares, com um peso médio de 2g a 4g cada. Acredita-se que sua origem derive do endoderma do stomodeum, uma estrutura embrionária. O ducto excretório principal é o de Bartholin, que se une ao ducto submandibular antes de entrar na cavidade oral, e, em seguida, drena para os pequenos ductos de Rivinus. Diferentemente das glândulas sublinguais, as outras glândulas salivares principais possuem uma cápsula fibrosa fina que as envolve.
d. Quais foram os passos seguidos para preparar a amostra e observá-la no microscópio? . Selecionar a objetiva de menor aumento e baixar a platina completamente. Se o microscópio foi utilizado corretamente anteriormente, deve estar nesta posição.
. Colocar a lâmina com o objeto a ser visualizado sobre a platina e travar com a pinça.
. Começar a visualização com a objetiva de menor aumento.
. Realização do enfoque.
. Aproximar o máximo possível a lente do objeto a ser visualizado através do ajuste macrométrico. Esse deve ser feito sem olhar diretamente pela ocular, para evitar possíveis danos ao objeto ou a própria lente.
. Olhando através da ocular, comece a aproximar a amostra da objetiva até que consiga ter uma visualização nítida, com o ajuste micrométrico realizar o enfoque fino.
. Mude para objetiva seguinte. A imagem deve estar quase focada, se necessário gire o micrométrico para melhorar o enfoque fino. Se ao trocar de objetiva o objeto sumir completamente, é preferível voltar a objetiva anterior e refazer os passos do item 3. A objetiva de 40X enfoca muito próximo da amostra e com isso pode vir a causar acidentes: como contaminar a lente com a amostra em análise se negligenciado as precauções anteriores ou manchar a lente com o óleo de imersão se a objetiva de 100X já foi utilizada.
...