Administração de Serviços de Enfermagem
Por: dodokwon • 11/3/2017 • Trabalho acadêmico • 1.361 Palavras (6 Páginas) • 540 Visualizações
Universidade Salgado de Oliveira
Disciplina: Administração de Serviços de Enfermagem
Profª: Rita Patrizzi
Estudo Dirigido Unidades I a IV
Unidade I:
Teoria Científica
- Qual o principal objetivo, segundo Taylor, da Administração Científica?
R: O principal objetivo consistia em assegurar a máxima prosperidade para o empregador (lucros) junto com a máxima prosperidade para o empregado (remuneração gradualmente maior e pleno desenvolvimento de suas capacidades).
- Qual era a proposta básica da Administração Científica?
R: O aumento da produção pela eficiência do nível operacional. Preconizava a divisão do trabalho, a especialização do operário e a padronização das atividades e tarefas por eles definidas. O operário passava a saber cada vez menos do todo que constituía o seu trabalho, para passar a saber cada vez mais a parte que lhe cabia.
- Quais são os aspectos positivos da Administração Científica?
R: Incentivos/salários elevados, tarefas de acordo com as aptidões, objetivos/interesses comuns aos funcionários e gerentes, rapidez de produção/execução, eficiência de produção.
- Quais são os aspectos negativos da Administração Científica?
R: Visão mecanicista da pessoa, desconsideração do reconhecimento do trabalho, organização vista de forma fechada, desvinculada do mercado, tarefas repetitivas e monótonas, diminuição progressiva do ritmo de trabalho e aumento do stress.
- Cite 04 contribuições da Teoria Científica para a enfermagem:
R: A divisão do trabalho, elaboração ou adoção de manuais de técnicas e procedimentos, a preocupação com o como fazer, as escalas diárias de divisão de atividades.
Teoria Clássica
- O que visava a Teoria Clássica da Administração?
R: A eficiência da organização pela adoção de uma estrutura adequada e de um funcionamento compatível com essa estrutura.
- O que faz parte dos “princípios gerais da administração”, elaborados por Fayol?
R: Faz parte os princípios da: divisão do trabalho, da autoridade e responsabilidade, da disciplina, da unidade de comando, da unidade de direção, da subordinação do interesse particular ao interesse geral, da remuneração do pessoal, da centralização, da hierarquia e da equidade.
- Quais foram as críticas á Teoria Classica?
R: Esta teoria é de caráter prescritivo e normativo com regras e normas para o administrador, esta teoria só se preocupou com a estrutura formal da organização e não admitiu a existência da estrutura informal, que é constituída pelas pessoas e suas relações.
- Quais as contribuições da Teoria Clássica para Enfermagem?
R: Estrutura rigidamente hierarquizada nas instituições de saúde, organogramas mostram linhas de subordinação integral, as pessoas e as relações interpessoais não são devidamente consideradas, as propostas de trabalho resultam em atividades rotineiras com avaliações exclusivamente quantitativas.
Teoria das relações humanas
- O que a teoria das Relações Humanas difere das teorias Científica e Clássica?
R: Essa teoria passou a enfatizar a variável “pessoa” em lugar da variável “estrutura”, a preocupar-se com o homem no trabalho (aspectos psicológicos) e com os grupos (aspectos sociológicos) em lugar de preocupar-se com os métodos de trabalho e as regras e normas a serem seguidas pelos executantes.
- Quais são as críticas a Teoria das Relações Humanas?
R: Tornou-se uma forma paternalista de administração, em que, na busca da harmonia, os conflitos eram abafados e os confrontos entre empregados e a administração, ignorados.
- Quais as contribuições da Teoria das Relações Humanas para a enfermagem?
R: Na administração do pessoal de enfermagem, a liderança surge como uma estratégia de condução de grupo, a comunicação adequada entre o enfermeiro (líder) e os demais membros do grupo de enfermagem multiprofissional foi sendo considerada relevante, maior preocupação em proporcionar condições que estimulem e incentivem o pessoal.
Teoria Burocrática
- Como se caracteriza a Teoria Burocrática?
R: Visa a eficiência organizacional como objetivo básico, mantém um caráter racional e uma sistemática divisão de trabalho. Caracteriza-se ainda pela impessoalidade nas relações humanas, considerando os indivíduos apenas em função dos cargos e funções que exercem na organização.
- Quais são as críticas à Teoria Burocrática?
R: Valorização maior nas normas e regras do que para o contingente humano, impessoalidade no relacionamento humano, necessidade de exigir símbolos que evidenciem o poder dos participantes.
- Quais as contribuições da Teoria Burocrática para a enfermagem?
R: A valorização das normas e regras, o pessoal de enfermagem passa a ter características profissionais de técnicos especializados.
Teoria de Sistemas
- Quais os principais objetivos da Teoria de Sistemas?
R: Integração nas várias ciências naturais e sociais, meio importante para obter uma teoria exata nos campos não físicos da ciência, ao desenvolver princípios unificadores para o universo de cada ciência, essa teoria nos leva mais perto da meta da unidade da ciência.
- Quais as contribuições da Teoria de Sistemas para Enfermagem?
R: As organizações são aceitas como subsistemas do sistema maior, o qual no caso, é o sistema de saúde, e com ele intercambiam matéria e energia.
Teoria Contingencial
- Qual é o aspecto positivo da Teoria Contingencial?
R: Esta teoria exerce um papel integrador por reunir conceitos de várias teorias sendo que nenhum deles são conceitos absolutos, permitindo, assim, reflexão sobre o tema proposto.
...