Uniformes De Enfermagem
Artigos Científicos: Uniformes De Enfermagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ruiva • 8/4/2013 • 478 Palavras (2 Páginas) • 2.927 Visualizações
INTRODUÇÃO
Uniformes das enfermeiras passaram por muitas mudanças ao longo dos anos. Desde seu surgimento até os dias atuais, o modelo dos uniformes mudou com base na funcionalidade, profissionalismo, e o papel do enfermeiro.
A princípio os uniformes da enfermagem foram concebidos essencialmente para as mulheres, pois estas constituíam a maioria, senão todos os lugares da profissão, mas a partir dos anos 60 mais homens passaram a se inserir na enfermagem, por esse motivo, houve mudanças significativas nos trajes da profissão.
O objetivo deste trabalho e expor a evolução e modificações do uniforme ao longo da História da Enfermagem.
SURGIMENTO
Os uniformes não existiam o final de 1800, com o reconhecimento da enfermagem como uma carreira profissional. O uniforme de enfermagem surgiu com a abertura da Escola de Formação de Enfermeiras em Nightingale, em Londres. Este traje foi desenhado por uma das alunas da Instituição e tinha como objetivo distinguir as enfermeiras treinadas, que exerciam a profissão por ofício, e as não treinadas, que exerciam o cuidar por vocação.
UNIFORMES MILITARES
De 1880 até a Primeira Guerra Mundial, o uniforme mudou muito pouco. Não só projetado para proteção contra a doença, também foi considerada uma expressão da virtude feminina. Durante a I Guerra Mundial, ficou claro que os estilos anteriores de uniformes não eram muitos práticos. A guerra gerava constantemente um grande número de feridos e as enfermeiras necessitavam ser rápidas e eficientes no atendimento.
Entre a 1ª e a 2ª Guerra Mundial, houve uma modificação que conferiu maior praticidade as enfermeiras militares, os aventais volumosos começaram a desaparecer e as saias foram encurtadas para uma melhor mobilidade.
HOMENS NA ENFERMAGEM
Na década de 1960, houve um marco na profissão, com os homens começando a assumir a enfermagem. Calças foram feitas para confortar nos invernos frios.
O uniforme masculino era formado por camisa e calças brancas, estas foram feitas para confortar nos invernos frios. Os homens vestiam o mesmo traje usado pela equipe de juniores médica, porém eram identificados por um símbolo usado na manga esquerda.
Assim como o feminino, o uniforme utilizado por homens também teve várias mudanças ao longo dos anos.
UM NOVO VISUAL
A partir dos anos 80 houve a substituição dos aventais descartáveis pelos aventais tradicionais.
Restrições sobre a aparência de uma enfermeira foram alteradas quando elas começaram
...