Antropologia
Por: AJSA • 1/6/2015 • Resenha • 708 Palavras (3 Páginas) • 340 Visualizações
REINACH, F. O que dize, os moais. In A longa marcha dos grilos canibais. Companhia das Letras. 3º impressão. 1996.
CUNHA, A. O Objeto de Estudo da Antropologia.
LARAIA, R. A cultura condiciona a visão de mundo do homem. In Cultura: Um conceito antropológico. 21º edição. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 2007.
Por meio da leitura e eventual análise das três literaturas propostas em aula: A longa marcha dos grilos canibais (texto 01); Objeto de estudo da Antropologia (texto 02); e Cultura: Um conceito antropológico (texto 03), podemos observar que o enfoque principal dos textos analisados é o estudo da antropologia a partir da cultura, sendo que em decorrência de cada pessoa ter um modo próprio para expor argumentos e ideais em uma sequência lógica, a temática em questão acaba por ser enfatizada, abordada e relatada de três formas distintas .
O texto 01 relata a história antropológica e cultural dos habitantes da Ilha de Pascoa. Esses por motivos desenvolvimentistas (crescimento demográfico) acabaram por devastar a vegetação local o que resultou em uma variação abrupta dos costumes e modo de vida local. Sem vegetação houve uma desordem no equilíbrio social e no modo de subsistência alimentar que passaram a ficar escassos, sendo que para agravar a situação a população da ilha estava a elevar-se ao longo dos anos.
Em decorrência da falta de alimentos os habitantes da ilha começaram a cometer ecocídio, oriundos principalmente da antropofagia executada pela própria população. Com a chegada dos europeus a ilha já devastada culturalmente e socialmente, ocorre o que denominamos de etinocídio, derivado principalmente das novas doenças aos quais os nativos canibais foram expostos com a chegada dos emigrantes advindos do continente europeu.
O texto 02, por sua vez, aborda a temática antropológica e cultural de um modo mais técnico-cientifico, quando comparado com a narrativa do texto 01. Segundo enfatiza o autor a antropologia cientifica busca investigar e classificar todas as formas de “humanidades” em suas diversidades e historicidades, sendo antropologia sinteticamente definida como o discurso sobre as diferenças e semelhanças. Por meio da análise dessa afirmativa podemos concluir que o objeto de estudo da antropologia é a cultura de uma população humana e suas formas de comunicação com as “outras” humanidade (culturas).
No decorrer do texto 02 o autor caracteriza conceitualmente os dois ramos principais da antropologia (Física e Cultural) bem como suas subclassificações. Todavia o que se faz importante ressaltar é o trecho em que o autor retrata que a postura antropológica discute a respeito dos diferentes e recíprocos grupos sociais existentes, os quais são referidas ao longo do texto como “outros”, enfatizando que não se deve haver qualquer tipo de descriminação e de estigmatização sobre comportamentos que possam nos parecer estranhos, necessitando assim de uma visão mais compreensiva e respeitosa por nossa parte mediante atitudes e costumes classificados de maneira equivocada com antissocial. Na parte final do texto 02 cultura e definida como um sistema de símbolos que servem para ordenar (manipular e refletir) o mundo, isso para comunicação e identidade de cada indivíduo como pessoa perante
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