Discursiva Bioética e Legislação
Por: Mayra Fernanda • 9/5/2022 • Dissertação • 531 Palavras (3 Páginas) • 155 Visualizações
A base para a prevenção e identificação de erros e eventos adversos e a segurança do paciente, algo que julgamos simples e que não demanda tanta atenção, por ser algo que fazemos em nosso dia a dia, então nos depararam com noticias nas mídias, de erros na assistência á saúde, tais como medicações infundidas em vias erradas e até mesmos as cirurgias realizadas em partes erradas do corpo. (PAIVA et. al 2014, RIBAS 2010, SILVA et. al 2009, e NETO 2006). Visto que o erro não e individual devemos substituir a responsabilidade individual e passar a repensar os processos de assistência, criando mecanismos que antecipem os erros permitindo assim a prevenção dos mesmos. (COLI et. al 2010 e ANDRADE et. al 2015).
A segurança dos pacientes e devidamente protegida pelas leis vigentes, que foi aprovada em 25 de novembro de 2011, a Resolução nº 63 que “Dispõe sobre os Requisitos de Boas Práticas de Funcionamento para os Serviços de Saúde”. Já o artigo 2º cita que o objetivo do Regulamento Técnico é estabelecer requisitos para a boa prática e funcionamento de serviços de saúde, fundamentados na qualificação, humanização da atenção e gestão, redução e controle de riscos aos usuários e meio ambiente. Segundo Nunes 2016, também tem a portaria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária nº 36, publicada em 25 de julho de 2013, que aponta especialmente os tópicos, prevenir, monitorar e reduzir a incidência de eventos adversos nos atendimentos prestados, promovendo melhorias relacionadas à segurança do paciente e à qualidade dos serviços de saúde.
A enfermagem e a maior força de trabalha da saúde tendo mais de 1.500.000 profissionais atuantes, o que torna necessário a relação desses profissionais com a estratégia para a segurança do paciente e a prevenção desses erros. Dentre essas estratégias que devem ser adotadas pelos enfermeiros, estão o desenvolvimento de articulações entre as instituições de saúde e o educador, para fortalecer assistência de enfermagem.
Os eventos adversos estão diretamente ligados às falhas sistêmicas e não somente a incompetência do profissional então tem que identificar as fragilidades que existem nesse processo e adotar medidas preventivas. Os erros mais comuns encontrados estão: eventos adversos relacionados à administração de medicamentos; eventos adversos relacionados à vigilância do paciente; eventos adversos relacionados à manutenção de integridade cutânea e eventos adversos relacionados aos recursos materiais.
Estudos mostram que tanto para o enfermeiro quanto para os técnicos de enfermagem o erro não é intencional, e muitas vezes eles não percebem que ocorreu. Com isso vemos a crescente adesão da equipe de enfermagem a meios e instrumentos de notificação de eventos adversos, mostram assim a correção dos erros, minimizando as consequências e os processos decorrentes do mesmo. (RIBAS 2010 e DUARTE et. al 2015).
Contudo, para prevenir, antes temos que conhecer os erros e eventos adversos que mais acontecem para promover ações estratégicas de prevenção, introduzindo novas pratica de acordo com os resultados observados. Para evitar a ocorrência desses erros e eventos adversos é necessário por parte do enfermeiro entender e classificar para assim descrever as razões de sua ocorrência e poder criar estratégias junto a sua equipe para minimizar e evitar futuros erro e eventos adversos.
...