EFEITO NOCIVO DAS LÂMPADAS FLUORESCENTES E LENTES DE LED SOBRE A PELE.
Por: JUDAS1 • 27/7/2016 • Projeto de pesquisa • 830 Palavras (4 Páginas) • 600 Visualizações
AVM FACULDADE INTEGRADA[pic 1]
ENFERMAGEM EM DERMATOLOGIA
ADRIANO OLIVEIRA FERREIRA
O EFEITO NOCIVO DAS LÂMPADAS FLUORESCENTES E LENTES DE LED SOBRE A PELE.
BELO HORIZONTE
OUTUBRO/2015
AVM FACULDADE INTEGRADA[pic 2]
ENFERMAGEM EM DERMATOLOGIA
ADRIANO OLIVEIRA FERREIRA
O EFEITO NOCIVO DAS LÂMPADAS FLUORESCENTES E LENTES DE LED SOBRE A PELE.
[pic 3]
BELO HORIZONTE
OUTUBRO/2015
SUMÁRIO[pic 4]
1 INTRODUÇÃO
1.1 TEMA:
1.2 PROBLEMA:
1.3 JUSTIFICATIVA:
1.4 OBJETIVOS
1.4.1 Objetivo geral:
1.4.2 Objetivos específicos:
2 METODOLOGIA
3 REFERENCIAS [pic 5]
1 INTRODUÇÃO
O efeito das luzes visíveis não é tão alarmante quanto ao do sol (cerca 33% dos radicais livres da nossa pele são gerados pelas luzes artificiais), de acordo com Daniela Hueb, dermatologista e colunista do site Dicas de Mulher, elas também são responsáveis pelo envelhecimento precoce e pelo aparecimento de manchas, já que alteram a pigmentação da pele (site dicas de mulher, 2013).
Corroborando, Daniela Azevedo, colunista do mesmo site, publicou em 2014 que, assim como o sol que emite raios ultravioletas, as luzes visíveis de ambientes fechados como as lâmpadas fluorescentes e a luz do computador também emitem radiação que causa alterações no DNA da pele e desencadeiam efeitos nocivos como manchas.
Daniela (2014) cita ainda, que, intensidade dos danos causados pelas luzes é variável. As lâmpadas que aquecem como as dicróicas, costumam ser mais prejudiciais que as lâmpadas frias, que emitem radiação em menor intensidade. Para o médico Bruno Vargas, as lâmpadas incandescentes emitem a radiação no comprimento de luz visível (10% do total da luz emitida). Sabe-se que a luz visível é, também, responsável pelo envelhecimento da pele (publicado no site portal do melasma, ano ?). Já as luminárias e os refletores de consultórios odontológicos, por exemplo, costumam ser mais agressivas por ficarem mais próximas ao rosto.
De acordo com o site portal do melasma, indivíduos que trabalham em ambientes interiores muitas vezes não se preocupam com a fotoproteção, pois acreditam que estão resguardados dos malefícios causados pela radiação, contudo, a radiação que penetra através do vidro das janelas e a radiação emitida pela iluminação artificial, podem causar o envelhecimento e manchas na pele.
Segundo o dermatologista Sérgio Schalka, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, em entrevista para o site dicas de mulher, publicado por Daniela (2014), a luz visível pode produzir radicais livres que provocam alterações nas células de pigmentação, por isso, mesmo com o uso de protetor solar, algumas pessoas podem apresentar manchas na pele, conhecidas como melasmas.
No Brasil, o número de pessoas que se previne com o uso diário do protetor solar ainda é pequeno, de acordo com a sociedade brasileira de dermatologia (2015), afeta, em uma maior proporção, mulheres.
Nesse sentido, este estudo terá como objetivo analisar a incidência dos efeitos nocivos das lâmpadas florescentes e telas de led sobre a pele; contudo, devido às parcas publicações a respeito, será realizado em pesquisa de campo, em um Hospital no Interior de Minas Gerais.
1.1 TEMA:
O efeito nocivo das lâmpadas fluorescentes e lentes de led sobre a pele.
...