Exercício de fixação anatomia
Por: Biagalu • 27/5/2017 • Trabalho acadêmico • 3.650 Palavras (15 Páginas) • 526 Visualizações
EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO – ANATOMIA BÁSICA
1. O Sistema Nervoso (SN) pode ser dividido considerando a sua anatomia ou a sua função. Pede-se que esquematize a divisão anatômica do SN.
[pic 1]
2. O que caracteriza a substância branca do Sistema Nervoso Central?
a) Ausência de bainha de mielina. b) Presença de bainha de mielina. c) Presença de dendrito. d) Ausência de dendrito.
e) Ausência de axônio.
3. Leia os itens das colunas e correlacione-as:
(A) Lobo Frontal (B ) Área somestésica
(B) Lobo Parietal (C ) Memória
(C) Lobo Temporal ( D) Visão
(D) Lobo Occipital ( A) Motricidade
(E) Lobo (E ) Libido
Marque a alternativa com a sequência CORRETA:
a) D – E – C – A – B b) B – C – D – A – E c) B – E – C – A – D d) D – A – C – E – B e) D – E – A – C – B
4. Descreva a anatomia da superfície anterior do Bulbo. O Bulbo apresenta forma cônica, com limite inferior no forame magno e limite superior no sulco bulbopontino. Anteriormente sua superfície é dividida por sulcos em pirâmides, situadas medialmente e olivas, localizadas lateralmente.
5. Descreva a anatomia do cerebelo. O cerebelo possui a superfície composta por folhas cerebelares e pode ser divida em três partes: o vérmis situado medialmente e os hemisférios cerebelares direito e esquerdo. Seus neurônios atuam no equilíbrio e na coordenação motora.
6. Explique sucintamente Líquor. O Líquor é um líquido com aspecto fluido, incolor e inodoro produzido pelos plexos corióides no interior dos ventrículos cerebrais. Há cerca de 150 ml circulante no espaço subaracnóide que são renovados a cada 8 horas. Este líquido atua na proteção do SN mecânica, amortecendo impactos, e biologicamente, combatendo agentes patogênicos.
7. Descreva a anatomia interna do coração. O coração é órgão oco, cuja parede possui três camadas: epicárdio, miocárdio e endocárdio. Internamente é dividido em 4 câmaras por 3 septos. O septo atrioventricular separa os átrios localizados superiormente dos ventrículos inferiormente. Nele encontra-se 2 orifícios para a comunicação entre as câmaras cardíacas homolaterais denominados óstios atrioventriculares direito e esquerdo. O septo interatrial divide a parte superior do coração nos átrios direito e esquerdo. O septo interventricular divide a parte inferior em ventrículos direito e esquerdo. Para a manutenção do fluxo único do sangue, o coração possui 4 valvas cardíacas: mitral, tricúspide, aórtica e pulmonar. Além das valvas há no interior dos ventrículos os músculos papilares, projeções do miocárdio inseridas nas valvas mitral e tricúspide por meio das cordas tendíneas.
8. Cite as valvas cardíacas e explique a função de cada uma delas. A valva mitral situa-se no óstio atrioventricular esquerdo e impede o refluxo de sangue para o átrio esquerdo. A valva tricúspide localiza-se no óstio atrioventricular direito e impede o retorno do sangue para o átrio direito. A valva aórtica localiza-se na entrada da artéria aorta e evita o retorno sanguíneo para o ventrículo esquerdo. A valva pulmonar situa-se na entrada do tronco pulmonar e evita o refluxo de sangue para o ventrículo direito.
9. Descreva anatomicamente o trajeto do sangue durante a Circulação Pulmonar. O sangue venoso é ejetado do ventrículo direito para o tronco pulmonar e logo ao sair do coração se bifurca nas artérias pulmonares direita e esquerda, seguindo aos respectivos pulmões. Nos pulmões, ao nível capilar ocorre hematose tornando o sangue arterial que retorna ao átrio esquerdo do coração por 4 veias pulmonares.
10. Descreva anatomicamente o trajeto do sangue durante a Circulação Sistêmica. O sangue arterial é ejetado do ventrículo esquerdo em direção a artéria aorta que o distribui para os tecidos corporais. Ao nível capilar ocorre hematose tornando sangue venoso que retorna ao átrio direito do coração pelas veias cava superior e cava inferior.
11. Conceitue Sistema Linfático. Sistema Linfático é um sistema paralelo ao circulatório que inicia no espaço intersticial, recolhendo líquido extracelular e moléculas que não permearam os capilares sanguíneos. O líquido que corre nos vasos linfáticos denomina-se linfa e é adicionada ao sangue no nível de veias de médio ou grande calibres.
12. Cite os órgãos linfáticos e suas respectivas funções. Linfonodo produz linfócito B, Timo produz linfócito T e baço que retira as hemácias que perderam o período de vida útil.
*Qual é a estrutura anatômica responsável pela produção do líquor? plexo corióide.
*Em que parte do encéfalo encontra-se o centro respiratório? bulbo.
*O que caracteriza a substância branca do sistema nervoso? Bainha de mielina.
*O coração se comunica com grandes vasos em sua base. Qual desses vasos conduz sangue arterial para o átrio esquerdo? Veia Pulmonar. *Qual é o órgão linfático responsável pela produção de linfócitos T? Timo; *Órgãos linfáticos: Timo, baço e linfonodo Esses órgãos contém uma armação que suporta a circulação dos linfócitos-T e –B e outras células imunológicas tais como os macrófagos e células dendríticas. ... A linfa é conduzida pelos vasos linfáticos para o linfonodo regional.
...