Meningite
Por: bertolandia • 28/5/2015 • Artigo • 957 Palavras (4 Páginas) • 387 Visualizações
INTRODUÇÃO
Meningite é uma inflamação das membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal. É uma doença potencialmente grave, e é causada por agentes infecciosos, como bactérias, vírus e fungos.
Devido à proximidade da inflamação com órgãos nobres do sistema nervoso central a meningite é classificada como uma emergência médica e dividida em três tipos: Meningite viral, meningite bacteriana e meningite fúngica. A meningite fúngica pode levar a um quadro de meningite crônica.
Por esse motivo o conhecimento da etiologia da meningite é fundamental para o tratamento adequado.
1.1. Sintomas
Todos os quadros de meningite são semelhantes. A meningite bacteriana é um quadro grave e agudo. Já a meningite viral não é tão grave e o paciente costuma melhorar espontaneamente de sete a dez dias. O período de incubação da meningite é em média de três a quatro dias. A maioria dos pacientes são internados 24 horas após o aparecimento dos primeiros sintomas.
Os sintomas mais comuns são: forte dor de cabeça e rigidez da nuca associada á febre alta, confusão mental, alteração de nível de consciência, vômitos e a intolerância a luz (fotofobia) ou a sons altos (fonofobia).
Em alguns casos, crianças de 0 a 1 ano de idade podem apresentar sintomas inespecíficos como: irritabilidade e sonolência. A presença de erupção cutânea pode indicar um caso particular de meningite causada por bactérias do tipo meningococos. O que às vezes pode ser confundida com outras infecções, como rubéola, sarampo ou até dengue.
O diagnóstico é feito através de punção lombar, onde se consegue aspirar ao liquor para avaliação laboratorial (o procedimento envolve a inserção de uma agulha no canal medular). É através desta avaliação que é possível determinar ou excluir a existência de meningite como também a sua causa.
1.2. Causas
As espécies bacterianas são os agentes etiológicos mais graves na meningite. Diversas espécies de bactérias têm a capacidade de invadir a barreira hemato-encefálica.
As mais importantes espécies bacterianas são:
- Estreptococos: beta-hemolíticos do grupo B: um grupo de cocos Gram positivos que causa meningite em recém –nascidos (crianças com menos de três meses de idade).
- Haemophilus influenzae: um bacilo Gram negativo responsável pela maioria das meningites em lactentes com um mês a dois anos de idade.
- Streptococcus pneumoniae: um coco Gram positivo, o mesmo causador de pneumonias, que causa meningite em pacientes de todas as idades, principalmente em idosos e portadores de HIV.
- Neisseria meningitidis:também conhecido como meningococo,esse coco Gran negativo causa meningites em todas as idades.É conhecido por ocasionar infecções numa comunidade num curto espaço de tempo.Existem várias cepas imunológicas distintas do meningococo, porém os grupos A,B e C são os mais importantes.
- Listeria monocytogenes: bacilo Gran positivo causador de meningites em idosos, portadores de HIV, transplantados, pacientes com câncer e imunossuprimidos,podendo também afetar crianças pequenas.
Os vírus que podem causar meningite são:
- Enterovírus
- Vírus da Herpes simples tipo 2
- Vírus Varicela zoster
- Vírus paramyxovirus (vírus da caxumba)
- HIV
- LCMV
Uma causa parasitária geralmente é confirmada quando há predomínio de eosinófilos no liquor.
Os parasitas mais comuns são:
- Angiostrongylus
- Cantonesis
- Gnathostoma
- Spinigerum
- Tuberculose
- Sífilis
- Criptococcus
- Coccidioides
A meningite pode ocorrer como resultado de várias causas não infecciosas: como o câncer para as meninges (meningite maligna) e de certos medicamentos (anti-flamatórios não esteróides, antibióticos e intravenosos). Pode ser causada também por várias doenças inflamatórias, doença do tecido conjuntivo (lúpos eritematoso sistêmico e certas formas de vasculites.
DESENVOLVIMENTO
O modo mais comum de contágio da meningite é através do contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. Só através de um contato prolongado que se adquire o contágio. Familiares e pessoas que residem no mesmo dormitório possui maior risco de adquirir. A meningite também é transmitida pela saliva, tosse espirro, beijo.
2.1. Diagnostico e Tratamento
A meningite bacteriana por se tratar da mais grave da doença, o tratamento deve ser o mais rápido possível, podendo levar o paciente a morte ou a seqüelas neurológicas graves. O uso de antibióticos deve ser iniciado imediatamente mesmo na impossibilidade de conhecer o agente etiológico (cefalosporina de terceira geração mais vancomicina), antes mesmo de os resultados da punção lombar. Recomenda-se também uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética, confirmando ainda mais o quadro do paciente em tratamento inicial.
...