Nutrição enteral atps
Por: JRAB • 26/11/2015 • Trabalho acadêmico • 573 Palavras (3 Páginas) • 284 Visualizações
Nesse relatório vamos aborda um estudo de caso de um paciente de 59 anos, sexo masculino de 1,78 m de altura , 70 kg, o mesmo refere ser fumante, e fazer uso frequente de álcool, o mesmo relata perda de 8 kg em 4 messes, e estar comento somente sopas há quase um mês e não sente fome (anorexia), apresentando também uma depleção grave de tecido adiposo e de músculos, isso foi observado pela medica na hora da avaliação física . O mesmo relata vômito, tosse, dor torácica e disfagia. Foi diagnosticado com câncer de esôfago.
Foi realizado a avaliação da EMTN junta mente com a equipe multidisciplinar, para garantir que o paciente tenha uma recuperação adequada. A integração entre médicos, nutricionistas e enfermeiros, permite que os profissionais troquem informações relacionadas aos pacientes para tomar a conduta adequada de acordo com cada necessidade identificada.
A participação dos enfermeiros no ambiente hospitalar na assistência nutricional começa a partir da internação através das coletas de dados, podendo identificar os que estão em risco nutricional aplicando um instrumento de triagem para desnutrição.
O enfermeiro ainda tem a responsabilidade de orientar o paciente e seus familiares, de inserir a sonda por via nasal e oral, de garantir que posição da sonda seja verificada por radiografia e de prescrever os cuidados de enfermagem necessários , ficar atentos: a posição da sonda , a cabeceira do paciente deve permanecer em 30 a 45º para diminuir o risco de pneumonia aspirativa, o volume de dieta infundido deve ser registrado, bem como as evacuações. Também, a ocorrência de refluxo, vômitos, distensão gástrica deve ser observada e registrada.
Para que o paciente tenha uma ótima recuperação além dos cuidados citados a cima deve ser feito a triagem de risco nutricional utilizando a melhor avaliação que se encaixa ao quadro clinico do paciente.
Desenvolvimento:
Nesse paciente a Avaliação nutricional utilizada foi a Nutricional Subjetiva Global (ANSG), que pode ser utilizadas em pacientes que apresenta cinco aspectos principais do estado nutricional como perda de peso nos últimos 6 meses, sintomas gastrointestinais com sua duração e intensidade, ingestão alimentar verificando se houve modificações da dieta habitual, exame físico e estresse metabólico da doença.
O resultado dessa avaliação nutricional foi de um paciente moderadamente desnutrido, e com isso a terapia nutricional para esse paciente é através de nutrição enteral pois o mesmo esta tendo dificuldade em deglutir , e ira iniciar a quimioterapia , que causa um desconforto ao enjerir alimentos oral, para que o paciente não entre em uma desnutrição severa, iniciara a nutrição enteral através de uma sonda nasogástrica.
O tipo de dieta que vai ser administrada é dieta industrializadas pronta para uso , para paciente desnutrido que necessita de aumento de proteína, para recuperar o peso.
Após a instalação da dieta o enfermeiro terá que passar a verificar se a cabeceira esta elevada, se atentar as datas de validade da dieta, lavar a mão antes do preparo, informa tanto aos técnicos quantos aos familiárias que após ser ingerida a dieta é necessário lavar a sonda com água sob pressão, se atentar a fixação da sonda, e se
...