O Curso de Enfermagem – Noturno
Por: Joana D'Arc • 29/11/2022 • Trabalho acadêmico • 2.945 Palavras (12 Páginas) • 211 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE CAPIXABA DA SERRA – MULTIVIX
Curso de Enfermagem – Noturno
ANA CAROLINA ESPÍNDULA ALCÂNTARA
DEUSIANE AMARAL CORREIA
JOANA D'ARC DA SILVA
KETLEI JULIE JACOB DA SILVA
MAICON AMORIM PARDIN
PAOLA LUCIANE ARAÚJO FERREIRA
RUTH GODINHO DA ROCHA LIMA
PRÁTICA DE EXTENSÃO INTERDISCIPLINAR VII
HIPERTENSÃO EM IDOSO
SERRA
2022
FACULDADE MULTIVIX DA SERRA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
PRÁTICA DE EXTENSÃO INTERDISCIPLINAR VII
HIPERTENSÃO EM IDOSO
Atividade Avaliativa realizada pelos acadêmicos: Ana Carolina Espíndula de Alcântara, Deusiane Amaral Correia, Joana D'arc da Silva, Ketlei Julie Jacob da Silva, Maicon Amorim Pardin, Paola Luciane Araújo Ferreira e Ruth Godinho da Rocha Lima à Faculdade Multivix da Serra, como um dos requisitos para a obtenção do título em Enfermagem.
Orientador (a): Prof (a). Lorena Pereira Devens Ebert
SERRA
2022
APRESENTAÇÃO DA EQUIPE:
Nome: Ana Carolina Espíndula de Alcântara Idade: 41 anos
Reside: Valparaiso, Serra ES
Trajetória: Formada em Serviço Social, cursando 10° período de graduação em Enfermagem, Atuando na área administrativa do Vitória Apart Hospital.
Nome: Deusiane Amaral Correia Idade: 30 anos
Reside: Nova Carapina I, Serra ES
Trajetória: Cursando 10° período de graduação em enfermagem, Atuando na área Administrativa de uma Clínica Médica do SESC.
Nome: Joana D’arc da Silva Idade: 42 anos
Reside: Vila Nova de Colares, Serra ES
Trajetória: Formada em Ciências Contábeis, cursando 10° período de
graduação em Enfermagem, Atuando na área Administrativa do
Vitória Apart Hospital.
Nome: Ketlei Julie Jacob da Silva Idade: 28 anos
Reside: Zona Rural de Colatina ES
Trajetória: Cursando 10° período de graduação em Enfermagem,
Atuando como Cuidadora Social.
Nome: Maicon Amorim Pardim Idade: 33 anos
Reside: Mar Bela, Serra ES
Trajetória: Cursando 10° período de graduação em Enfermagem, Atuando como proprietário do Centro Automotivo Box 10 Estética Automotiva.
Nome: Paola Araújo Idade: 30 anos
Reside: Mar Bela, Serra ES
Trajetória: Cursando 10° período de graduação em Enfermagem, Atuando como vendedora em uma Empresa Multinacional de Moto Peças.
.
Nome: Ruth Godinho da Rocha Lima Idade: 24 anos
Reside: Bairro Camará, Serra Es
Trajetória: Cursando 10° período de graduação em Enfermagem, Atuando na área administrativa do HEJSN
EXPECTATIVA DA EQUIPE EM RELAÇÃO A DICIPLINA DE PRÁTICA DE EXTENSÃO INTERDISCIPLINAR
A disciplina Prática em Extensão permite a nos alunos uma possibilidade de colocar em prática o conhecimento adquirido durante nossa graduação, com os benefícios de termos como resultado final ampliar nosso conhecimento, acrescentar experiências e nos oferecer suporte para a evolução cultural, social e profissional.
Acreditamos que ao praticar esta disciplina podemos não dar apenas um passo importante em direção a um futuro de sucesso, mas também nos tornarmos profissionais melhores, afinal, ela nos permite um engrandecimento pessoal ao permitir que trabalhemos com o indivíduo como todo e seus valores.
Nossa expectativa em relação a disciplina é aprofundarmos no conhecimento na área da saúde, projetando levar promoção e bem estar para a população e não apenas de valorizar os nossos currículos como alunos. Queremos estar capacitados e aptos a enfrentar o mercado de trabalho para assim poder atender às demandas da sociedade.
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO. 7
- PROBLEMÁTICA 8
- OBJETIVO 9
III.I OBJETIVO GERAL ..................9
III.II OBJETIVO ESPECÍFICO.......................................9
- METODOS 10
- AÇÃO 12
V.I. FOTOS 13
Vl RELATO DE EXPERIÊNCIA. 14
Vll CONSIDERAÇÕES FINAIS 15
Vlll REFÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. 16
- INTRODUÇÃO
De acordo com o Ministério da Saúde, hipertensão arterial, geralmente conhecida como pressão alta, é uma doença crônica não transmissível caracterizada pelo aumento excessivo da pressão exercida sangue no interior das artérias devido estreitamento dos vasos. Essa condição faz com que o coração tenha que trabalhar mais do que o normal para garantir a distribuição adequada do sangue por todo o corpo. A hipertensão arterial é uma das principais causas de risco para acidente vascular cerebral (AVC), ataque cardíaco, aneurisma, insuficiência renal e cardíaca e outros agravos.
De acordo com o Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL) de 2017, a pressão aumenta com a idade e a proporção de adultos com igual ou maior que 65 anos hipertensão atingiu 60,9% em 2017. No Brasil, 388 pessoas morrem todos os dias por pressão alta (Ministério da Saúde).
Quando se trata de hipertensão em idosos esse causa é um importante fator de risco modificável para doenças cardiovasculares (BACCHIN e ZEPPINI). De acordo com o longo estudo realizado por Framingham descobriu-se que após os 55 anos, cerca de 90% das pessoas com pressão arterial normal desenvolvem pressão alta. Por ser uma doença muita das vezes silenciosa, seu diagnóstico é realizado através de aferições constantes em dias alternados (monitorização residencial da pressão arterial) ou através de exames específicos como Monitorização Ambulatorial Pressão Arterial (MAPA), que é colocado um aparelho que realiza diversas aferições durante um período de 24 horas. Em idosos, pressão alta só deve ser considerada quando os valores pressóricos são iguais ou ultrapassarem 150 x 90 mmHg. (Sociedade Brasileira de Cardiologia-SBC).
...