O Estudo Dirigido Sobre O Artigo “A Firmeza Da Roda”
Por: Luask4 • 10/7/2023 • Trabalho acadêmico • 958 Palavras (4 Páginas) • 142 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
ESTUDO DIRIGIDO SOBRE O ARTIGO
“A FIRMEZA DA RODA”
SALVADOR
2021
Luana Mendonça dos Santos
ESTUDO DIRIGIDO SOBRE O ARTIGO
“A FIRMEZA DA RODA”
[pic 2]
SALVADOR
2021
- INTRODUÇÃO
A parábola nos conta a história de Liu Bang, o Imperador que conseguiu fazer a unificação da China. Para comemorar essa vitória, ele convidou para um banquete, o primeiro escalão do exército e da política, poetas e professores, além disso estava presente seus três maiores chefes do Estado, Xiao He, Han Xin e Chen Cen, o último estava acompanhado de três discípulo, um deles falou, “tudo é grandioso e apropriado para a ocasião, mas a razão das comemorações é um enigma para nós”. “No centro da mesa está Xiao He. Seu conhecimento sobre logística não pode ser questionado. Sob sua administração, os soldados estiveram sempre bem alimentados e armados, qualquer que fosse o território. Próximo a ele está Han Xin, cujas técnicas militares são irrepreensíveis. Ele sabe exatamente onde emboscar o inimigo, quando avançar, quando retroceder. Ele venceu todas as batalhas. Por último está Chang Yang, que conhece a dinâmica da política e da diplomacia como a palma de sua mão. Ele sabe com qual país alinhar-se, como ganhar favores políticos ou afastar um chefe político sem causar brigas. O que não conseguimos entender é o próprio imperador. Ele não pode reivindicar conhecimento em logística, batalhas ou diplomacia. Então, como é que pode ser ele o imperador?”. Os discípulos estavam intrigados com a posição do imperador, para responder essa questão o mestre utilizou de uma simbologia com a roda da carruagem. O mestre perguntou “o que determina a resistência de uma roda que leva adiante a carruagem?”. Depois de um momento de reflexão, um dos discípulos respondeu: “não é a firmeza dos raios da roda, mestre?”. O mestre respondeu: Nunca se esqueçam de que uma roda não é feita apenas de raios, mas de espaços que separam esses raios. Raios fortes, mas dispostos erradamente, fazem uma roda fraca. O potencial pleno desses raios depende da harmonia com que sejam dispostos. A essência na arte de fazer rodas de carruagem está na habilidade do artesão de conceder e criar o espaço que balanceia os raios. A ideia do mestre era fazer com que os seus discípulos entendessem a importância do desenvolvimento do potencial de cada chefe do Estado.
- A FIRMEZA DA RODA
A firmeza da roda é uma parábola chinesa que deixa uma reflexão sobre a importância do líder saber detectar um potencial no seu liderado, e administrar os talentos. Um bom líder deve se guiar por um modelo de gestão que mais se encaixe no seu objetivo.
O exemplo dado pelo mestre Chen Cen sobre a distribuição dos raios na roda diz muito do modelo de gestão utilizado pelo Imperador, o modelo de gestão das relações humanas. Existem quatro principais modelos de gestão que surgiram e evoluíram ao longo da história: o modelo das metas racionais, o modelo dos processos internos, o modelo das relações humanas e o modelo dos sistemas abertos. Esses modelos são guias para orientar gestores no direcionamento dos processos e pessoas para o alcance dos objetivos organizacionais.
Segundo Quinn (2003), a ênfase central do modelo das relações humanas é no compromisso, coesão e moral. O gestor passa a assumir função de avaliador e desenvolvedor, motivando os trabalhadores e abrindo espaço para participação na tomada de decisões, além disso os papeis gerenciais são de facilitador, que deve promover o trabalho e a coesão em equipe e intervir de forma positiva diante de conflitos pessoais, e o mentor que o foco é planejar ações de desenvolvimento individuais, atuando com empatia, justiça e disponibilidade para com os seus subordinados.
...