O Papel do Enfermeiro Diante as Medidas para Segurança do Paciente Cirúrgico
Por: saullobreno • 20/2/2019 • Projeto de pesquisa • 563 Palavras (3 Páginas) • 366 Visualizações
Faculdade Unyleya
Enfermagem em Centro Cirúrgico e Central de Material
Vanessa Bertolla
O Papel do Enfermeiro Diante as Medidas para Segurança do Paciente Cirúrgico
Loanda-PR
2017
Faculdade Unylya
Enfermagem em Centro Cirúrgico e Central de Material
Vanessa Bertolla
O Papel do Enfermeiro Diante as Medidas para Segurança do Paciente Cirúrgico
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao colegiado do curso de Pós-graduação em Enfermagem da Faculdade Unyleya, como requisito parcial para obtenção do título de especialista em Enfermagem em Centro Cirúrgico e Central de Material.
Orientadora: Jaqueline Castilho de Oliveira.
Loanda-PR
2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Tema
O papel do enfermeiro diante as medidas para segurança do paciente cirúrgico.
Problema
Quais o principais fatores que expõem o paciente ao risco? E qual o papel do enfermeiro diante do exposto?
Justificativa
Mundialmente tem se discutido a questão da segurança do paciente em todos os eixos do atendimento em saúde e medidas de prevenção de eventos adversos, em especial os relacionados a procedimentos cirúrgicos, vem chamando a atenção de profissionais da saúde e de leigos, tendo vista que a ocorrência destes causam danos físicos e psicológicos, por muitas vezes irreversíveis ou que podem até mesmo levar pacientes à óbito. Para tanto, temos visto a elaboração de protocolos e a instituição de políticas públicas voltadas a minimizar erros e garantir a prevenção de agravos.
Dentre tais políticas destaca-se o programa Cirurgias Seguras Salvam Vidas e a implementação da Lista de Verificação Cirúrgica que vem obtendo excelência na prevenção de danos ao paciente no âmbito cirúrgico e portanto estudos aprofundados são pertinentes para o aperfeiçoamento de sua aplicação.
O enfermeiro como integrante da equipe multiprofissional e líder da equipe de enfermagem está em contato direto com o paciente em todos os estágios de atendimento, inclusive nos períodos de pré, trans e pós-operatório e muito pode contribuir para o sucesso deste processo.
Objetivos
Objetivo geral
Identificar na produção científica a contextualização de políticas de saúde que visam a segurança do paciente nos processos de pré, trans e pós-operatório, além de ressaltar o papel do enfermeiro na busca da erradicação dos riscos.
Objetivos específicos
Aprofundar os conhecimentos sobre as políticas públicas voltadas para a segurança do paciente cirúrgico.
Compreender de que forma essas políticas são aplicadas.
Salientar
...