O Relatório de Monitoria do Discente - Microbiologia
Por: Day Resumos • 19/6/2023 • Relatório de pesquisa • 1.136 Palavras (5 Páginas) • 177 Visualizações
Relatório da Monitoria do Discente
Faculdade Maurício de Nassau - Campus Olinda
Dayane Mirelle de Arruda Pereira
Bacharelado em Enfermagem
Matrícula: 24010543
OLINDA- PE
2023
JUSTIFICATIVA
A Monitoria é uma atividade de ensino e pesquisa que visa auxiliar o discente no rendimento das aulas teóricas-práticas de acordo com cada conteúdo explicitado, especificamente, microbiologia e imunologia. No qual o estudante-monitor tem a possibilidade de desenvolver métodos em sala de aula com os alunos para fixar ainda mais a disciplina ensinada pelo docente.
Além disso, o docente concede ao acadêmico/monitor a consolidação das suas bases teóricas, e ajuda no desenvolvimento de práticas na intenção de facilitar no processo de ensino-aprendizagem ao estudante/monitor, e faz com que ele transmita para os alunos instruções de qualidade sobre a disciplina. Portanto, o exercício da monitoria ratifica uma forma de promover a cooperação entre o discente e o docente intencionando na qualidade de ensino e incentiva-o a vida acadêmica durante a graduação.
No âmbito do curso de Enfermagem, e especificamente, na disciplina de Microbiologia e Imunologia, na instituição Faculdade Maurício de Nassau do campus Olinda, orientada pelo professor Carlos Bravo. Assim sendo, deve-se observar os aspectos que os discentes tiveram dificuldade em aprender a disciplina deste relatório nos períodos iniciais, que são essas:
Na abordagem dos conteúdos de cunho físico-químico que influenciam o crescimento bacteriano. No qual foi conceituado no início da disciplina, os alunos tiveram dificuldades em assimilar as características desse aumento bacteriano em sua fase de latência, fase exponencial, fase estacionária e de declínio, bem como os tipos de efeitos do oxigênio que ajuda nesse crescimento, por vezes, é elucidado por meio de gráficos e os discentes precisam entender de aspecto físico-químico.
Além do mais, os discentes tiveram dificuldade em compreender as propriedades das respostas imunes, exemplificando, a diferença entre anticorpo e antígeno; como esse anticorpos auxiliam na defesa imune (imunoglobulinas); e tipos de imunidades adquiridas com os linfócitos B e T que foi elucidado no final do semestre. Visto que é necessário ter certos conhecimentos prévios que alguns alunos não dispõe de outras disciplinas.
Em face dessas constatações, surge a necessidade de ações capazes de diminuir os problemas expostos, tencionando para o melhor aperfeiçoamento da rotina de estudos do aluno de Enfermagem e, consequentemente, melhor desempenho da execução de suas atividades acadêmicas.
INTRODUÇÃO
O estudo da microbiologia e imunologia são de extrema importância para o discente da graduação de Enfermagem, pois é a partir delas que foi possível descobrir a causa, vetores, transmissão de doenças e por meio delas traçar métodos de prevenção e diagnóstico, e assim, aumentar a qualidade de vida e expectativa de vida dos indivíduos. Diante disso, a microbiologia foi desenvolvida entre os alunos sobre as características morfológicas, estruturais e reprodutivas das bactérias, fungos e vírus; e também o preparo e esterilização do meio de cultura e fatores de crescimento ( Tortora, 2017). Por fim, a imunologia tem o destaque de ensino sobre as propriedades de respostas imunes; sistema linfático, antígenos e anticorpos, distúrbios imunológicos associados a patologia (Murphy, 2014).
Tendo em vista a importância da microbiologia e imunologia, elas são essenciais para o enfermeiro na compreensão das característica fisiológicas de bactérias, fungos, vírus, bem como sua ação no meio externo e interno do indivíduo. E por meio desses conhecimentos, deve-se direcionar um cuidado ao paciente como forma preventiva, curativa, urgência e emergência de acordo com as demandas populacionais, isto é, a graduação visa o desenvolvimento do saber para atuação do enfermeiro frente a arte do cuidar, prevenir e melhorar o condicionamento de cada paciente. Portanto, essa discussão envolve a necessidade de formar enfermeiros com compreensão técnico-científica que norteie as informações e habilidades para aplicá-las nos processos de enfermagem.
Para tanto, o processo de ensino e aprendizagem deve elencar-se em habilidades estratégicas
...