TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA NERVOSO

Por:   •  26/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.832 Palavras (28 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 28

 

SISTEMA NERVOSO

 

O Sistema Nervoso divide-se em Sistema Nervoso Central e Periférico. O Sistema Nervoso Central é formado pelo encéfalo e pela medula. O encéfalo divide-se em cérebro, cerebelo e tronco encefálico. O cérebro é formado pelo telencéfalo e pelo diencéfalo. O tronco encefálico divide-se em mesencéfalo, ponte e bulbo. O Sistema Nervoso Periférico é formado pelos nervos espinhais e cranianos, gângliose receptores.

 Os nervos são estruturas especializadas em conduzir impulsos para o Sistema Nervoso Central ( impulsos aferentes ) e para o Sistema Nervoso Periférico( impulsos eferentes ). São formados por células altamente especializadas, os neurônios, possuindo um corpo celular com projeções denominadas dendritos e um prolongamento principal, o axônio. O impulso nervoso propaga-se no sentido dendrito-axônio. Os gânglios são aglomerados de corpos de neurônios encontrados no Sistema Nervoso Periférico. Receptores são estruturas que se encontram nas terminações dos neurônios e que captam informações do ambiente levando-as ao SNC através dos nervos.

ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NERVOSO; FUNÇÕES BÁSICAS DAS SINAPSES EDAS SUBSTÂNCIAS TRANSMISSORAS

Tem vasta complexidade de processos cognitivos, controla as ações do corpo, recebe milhões  informações de diferentes órgãos integra-os para gerar respostas que vão ser executadas pelo corpo. Neurônio 100 milhões de neurônios, sinais que trazem esse neurônio através de sinapses principalmente nos dendritos onde pode haver de centenas a milhares de conexões simpáticas. Esses sinais trafegam por um único axônio e esse axônio possui varias ramificações (divisões)  que se dirigem para outros lugares do corpo. Sinapses o sinal normalmente se propaga apenas em direção anterógrada isso faz com que o sinal trafegue na direção necessária para executar as funções nervosas requeridas.

 Divisão Sensorial do sistema nervoso – Receptores sensoriais; Experiências sensoriais, receptores sensoriais, reação imediata, armazenada (memória) .

Receptores sensoriais:  Essas sensações chegam pelos nervos periférico e é conduzida para; Medula espinhal, tronco cerebral, cerebelo, córtex cerebral.

Divisão Motora do sistema nervoso- Os efetores; O papel mais importante do sistema nervoso é controlar o corpo; contração dos músculos esqueléticos, contração do músculo liso dos órgãos internos, secreção de substâncias por glândulas e essas agem em varias partes do corpo. O músculo esquelético pode ser controlado por diferentes níveis do sistema nervoso central; medula espinhal, tronco cerebral gânglios da base cerebelo, córtex. Mais de 99% de toda a função sensorial é descartada pelo cérebro por não ser considerada importante essas funções seriam; sistema nervoso, respostas mentais, resposta motora e associada. Se essas informações for importante ela é acelerada para gerar respostas motoras apropriadas isso é chamado de função integrativa do sistema nervoso.

Sinapses; A sinapse é um ponto de junção entre um neurônio e outro, elas determinam as direções que os sinais nervosos vão se distribuir através do sistema nervoso, algumas sinapses transmitem informação de um neurônio para o outro com dificuldade e outras com facilidade deve-se considerar então que há sinais facilitatórios e outros inibitórios que as vezes abrem a sinapse para uma transmissão e as vezes fecha as vezes um neurônio responde com um grande números de impulsos, outras vezes com menos impulsos. Então as sinapses executam com ação seletiva pode-se bloquear um sinal enviando sinais fracos ou pode também ampliar sinais isso faz com que o neurônio controle os sinais podendo enviar para uma só direção ou para varias direções.

Armazenamento de memória; A maior parte do armazenamento ocorre no córtex cerebral (em menor parte); em regiões subcorticiais do encéfalo, medula espinhal. A memória também é executada por sinapses e cada vez que determinados tipos de sinais passam através de seqüências de sinapses, estas tornam-se capazes de transmitir o mesmo sinal em outras oportunidades, isso se chama facilitação.

Principais níveis funcionais do sistema nervoso central; Medula espinhal, tronco cerebral, cerebelo, gânglios da base, córtex. Não é apenas uma via de passagem de informação de periferia para o córtex, são responsáveis também pelo; movimento de marcha, reflexos que afastam o corpo contra a dor, reflexos que fortalecem as pernas para sustentar o corpo contra a gravidade, reflexos que controlam os vasos sanguíneos, movimentos gastrointestinais e excreção urinária. Tronco cerebral, cerebelo, gânglios da base controlam a maioria das atividades inconsciente, controle da PA, Respiração e equilíbrio. Córtex; armazena  memórias, sem eles as regiões subcorticiais teriam respostas imprecisas (pensamento), o córtex abre um mundo de informações armazenadas para que seja explorado pela nossa mente. A informação é transmitida principalmente na forma de potenciais de ação, chamados de impulsos nervosos que passam de um neurônio a outro. O impulso pode ser bloqueado de um neurônio a outro, pode ser transformado de um único impulso para impulsos repetidos, pode ser integrado a impulsos vindos de outros neurônios para gerar padrões de impulsos altamente complexos.

Tipos de Sinapses: Química; Neurotransmissor, quase todas as sinapses do sistema nervoso são químicas, utiliza-se um neurotransmissor atuam em proteínas receptoras presentes na membrana do neurônio subseqüente promovendo exitação ou inibição exemplos de neurotransmissores ( acetilcolina, norepinefina, GABA, serotonina), sempre transmitem os sinais em uma direção o neurônio pré-sináptico transmite o sinal por um neurotransmissor que age no neurônio pós- sináptico esse é o principio da condução unidirecional que ocorre nas sinapses químicas isso permite que os sinais sejam direcionados para órgãos específicos . Elétrica; Canais que conduzem a eletricidade de uma célula à outra, junções comunicantes, são através das junções que os potenciais de ação são transmitidos de uma fibra muscular lisa para a outra ou de uma fibra cardíaca para outra. O neurônio tem 3 partes principais; corpo celular ou soma, axônio único, dendritos. Os neurônios se diferem em tamanho do corpo celular, comprimento e tamanho do axônio, números de terminais pré-sinápticos. Existem pré-sinápticas ou botões pré-sinápticos que possuem em seu interior duas estruturas importantes as vesículas do transmissor e as mitocôndrias. Alguns desses terminais sinápticos são exitatórios que secretam uma substância que estimula os neurônios pós-sinápticos,  e outros inibitórios secretam uma substância que inibe os neurônios pós-sinápticos. Terminal pré-sináptico (fenda sináptica, vesículas transmissoras, mitocôndria), potencial de ação, despolarização, liberação de vesículas, mudança de permeabilidade da membrana pós-sináptica, inibição de excitação.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.6 Kb)   pdf (243.3 Kb)   docx (30.5 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com