O Trabalho Enfermagem
Por: rodrigojraymundo • 30/5/2020 • Trabalho acadêmico • 264 Palavras (2 Páginas) • 282 Visualizações
Página 1 de 2
Colégio e Curso Mova
Professor: Willamy Junior
Aluno: Rodrigo J Raymundo
Turma: 109
CLASSIFICAÇÃO DOS OSSOS
Os ossos são classificados de acordo com a sua forma:
- Curtos: São aqueles que equivalem nas três dimensões comprimento, largura e espessura. Ex: os carpais (punho) e os tarsais (tornozelo).
[pic 2]
- Longos: Ossos com comprimento maior que a largura e a espessura, apresenta duas epífises e uma diáfise. Estão localizados somente nos membros superiores e inferiores.Ex: Úmero, Radio, Ulna e etc....
[pic 3]
- Pneumáticos: São ossos ocos que contém em seu interior uma ou várias cavidades denominadas seios paranasais. Esses ossos são encontrados somente no crânio. Ex: frontal, maxilar, etmóide, esfenóide.
[pic 4]
- Planos: Incluem-se ossos que apresentam a largura e comprimento maior que a espessura. São encontrados na calvária (calota craniana) e na caixa torácica. Além de apresentarem uma ampla área de superfície para musculatura adjacente em sua fixação. Ex: Parietais, esterno, Costelas e escápula.
[pic 5]
- Suturais: São pequenos ossos inconstantes, encontrados no crânio. Dispostos no interior das articulações fibrosas do tipo sutura.
[pic 6]
- Irregulares: São os que têm forma indefinida com características únicas. Formas irregulares, não se enquadra nas formas básicas dos outros ossos.EX: Vértebras, alguns ossos do crânio.
[pic 7]
- Sesamoides: São ossos que se formam no interior de alguns tendões, encontrados próximos as articulações do joelho, da mão e do pé.
[pic 8]
[pic 9]
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com