Pós-Operatório abdominoplastia
Por: Rhayssa Leite • 29/5/2018 • Trabalho acadêmico • 282 Palavras (2 Páginas) • 305 Visualizações
Pós-operatório abdominaplastia
O dreno abdominal permanecerá por cerca de 48 horas, com variações entre cada paciente. Deve-se manter repouso e manter uma postura curvada por 10 a 15 dias para evitar tensão na cicatriz. As atividades físicas serão liberadas após 1 mês e a cinta abdominal será utilizada por pelo menos 2 meses, dependendo de cada paciente. É normal sentir alguma dor nos primeiros dias após a cirurgia, no entanto é perfeitamente cedida com analgésicos e anti-inflamatórios comuns. Diminuição de sensibilidade na região próxima à cicatriz também é comum, porém esta costuma retornar em um período de até 6 meses. Proteção solar é recomendada por pelo menos 3 meses a fim de manter a cicatriz clara e de boa qualidade.
Complicações:
Dentre as complicações mais frequente após abdominoplastias podemos citar: hematoma, seroma, infecção cirúrgica, necrose (sofrimento da pele), cicatrizes inestéticas (como quelóides), trombose venosa e intercorrências anestésicas.
Algumas destas complicações, como a necrose e a infecção cirúrgica, são mais frequentes em pacientes fumantes, por isso é recomendável que os mesmos se abstenham do tabagismo por pelo menos 1 mês antes da cirurgia para evitar tais complicações.
Resultado definitivo:
É esperado que a cicatriz da abdominoplastia permaneça com uma coloração mais avermelhada e aspecto endurecido nos primeiros 2 meses após a cirurgia, porém ela vai clareando gradualmente até adquirir uma coloração esbranquiçada e uma textura mais fina, por volta do 6º mês de pós-operatório. O inchaço também vai diminuindo gradualmente, sendo que com 3 meses de cirurgia pelo menos 80% já terá diminuído. Como na maioria das cirurgias plásticas, o resultado definitivo é atingido depois do 6º mês de cirurgia, período no qual os tecidos diminuem seu edema gradualmente e a cicatriz vai adquirindo sua coloração e textura definitivas.
...