TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PENSAMENTO E RACIOCINIO CRÍTICO TEORIA DE MADELEINE LEININGER

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 2

PENSAMENTO E RACIOCINIO CRÍTICO: TEORIA DE MADELEINE LEININGER

Resumo: Madeleine M. Leininger, nascida em 13 de Julho de 1925 em Nebraska, foi a primeira enfermeira com formação universitária em 1948.

Bacharelou-se em 1950 em Ciências Biológicas, concluiu o mestrado em psiquiatria.

Em 1950, observou diferenças importantes de comportamento entre as crianças, quando trabalhava como enfermeira clínica especialista, tornou-se a primeira enfermeira no mundo a obter doutorado em Antropologia, oferecendo aos profissionais importante campo de atuação na enfermagem transcultural.

Após a enfermagem, buscou incorporar o estudo transcultural junto ao cuidado em saúde. Sendo membro da Academia Americana de Enfermagem. Fundadora do subcampo transcultural da enfermagem.

Os termos enfermagem transcultural, etnoenfermagem e enfermagem cultural foram utilizadas por Leininger em 1960.

Quanto à etnoenfermagem, definiu como sendo o estudo das crenças, valores e práticas dos atendimentos percebidos e conhecidos por determinada cultura, por suas experiências diretas, crenças e valores.

Teve diversas obras publicadas que tratava de diferentes culturas.

         Realizou estudos em 14 culturas diversas. Demostrou que a teoria transcultural, antropológica e a enfermagem se completam.

Em 1991, reconheceu a importância do cuidado de enfermagem junto aos pacientes, o que a induziu a enfocar em seus estudos e pesquisas sobre esse tema.

Leininger tinha como método melhorar a ação do cuidado, toda vez que o enfermeiro profissional reconhecer o indivíduo como parte de uma cultura.

Prioriza o respeito às origens, crenças, valores e sobre tudo suas praticas culturais.

TEORIA DO SOL NASCENTE: Abrange diversos aspectos culturais que deverão estar em harmonia.

A Teoria do Cuidado Transcultural citada por LEININGER (1985) enfatiza que há diversidades no cuidado humano, com características que são identificáveis e que podem explicar e justificar a necessidade do cuidado transcultural de enfermagem, de forma que este se ajuste As crenças, valores e modos das culturas, para que um cuidado benéfico e significativo possa ser oferecido.

Conjunto de elementos que compõem a teoria elaboradas por LEININGER: CULTURA; VISÃO DE MUNDO e ESTRUTURA SOCIAL.

Cuidar vai além de procedimentos técnicos, a compreensão do modo de viver do outro fornece reflexão e a autonomia para a tomada de decisão.

LEININGER (1983) declara "o cuidado como centro, único e dominante foco característico da Enfermagem".

O grande desafio das enfermeiras e dos enfermeiros que se aventuram pelos caminhos da antropologia para cuidar do ser humano de uma forma mais abrangente é, dentro da cultura da enfermagem, eliminar a armadura do modelo profissional, por alguns momentos, e ver o cliente no seu mundo, entender suas ações e, ao mesmo tempo, não deixar de ser enfermeiro (a).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (105.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com