Portifolio de Enfermagem
Por: danubiacosta19 • 27/4/2022 • Trabalho acadêmico • 4.133 Palavras (17 Páginas) • 699 Visualizações
[pic 1]
ENFERMAGEM
DANÚBIA FURTADO DA COSTA
Larisse da Silva Souza
KATHIANE MARTINS MAGNO
HEMODIÁLISE
TUCURUI
2022
DANÚBIA FURTADO DA COSTA
LARISSE DA SILVA SOUZA
KATHIANE MARTINS MAGNO
HEMODIÁLISE
Trabalho de ENFERMAGEM apresentado como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES
TUCURUI
2022
SUMÁRIO
1-Introdução.......................................................................3
2-Desafio 1: enfermagem na saúde do adulto...................4
3-Desafio 2: terapia medicamentosa.................................7
4-Desafio 3: fundamentos técnicos de enfermagem.......10
5-Desafio 4: didática aplicada a enfermagem..................13
6-Conclusão......................................................................16
7-Referencias....................................................................17
1 Introdução:
No presente trabalho nos traz a importante ideia de que a nossa saúde deve ser priorizada com toda atenção possível quanto aos procedimentos realizados externamente que podem ocasionar grandes prejuízos ou benefícios como foi o caso da situação geradora de aprendizagem quando no paciente J.S.T 65 anos, que procurou o ambulatório de Especialidades com queixa de edema em membros inferiores há sete meses, acompanhado de fadiga, perda ponderal de oito quilos nos últimos sete meses e parestesias nos membros inferiores, há aproximadamente 30 dias.
No exame físico geral, o paciente apresentava-se em REG, hidratado, anictérico e acianótico. Mucosas hipocoradas e hidratadas. Altura: 1,80 metros. Peso: 74 kg. IMC: 22,8 kg/m². Circunferência abdominal: 78 cm. PA MSD: 150×95 mmHg. PA MSE: 145×90 mmHg. FC: 105bpm. FR: 24ipm. Temperatura: 36,8 ºC. Exame físico - Cardíaco: 2 bulhas rítmicas hiperfonéticas em dois tempos. Respiratório: Murmúrios vesiculares pulmonares (som alveolar bem distribuído por todo o pulmão), ausência de ruídos adventícios. Abdome: semigloboso, sem dor à palpação ou visceromegalias. Vascular: presença de edema bilateral em MMII (2+/4+), de consistência mole e sem sinais flogísticos (calor, rubor ou dor).
Foram solicitados exames, a investigação laboratorial inicial revelou insuficiência renal aguda com creatinina sérica de 3,56 mg/dL (TFGe: 15 ml/min/1,73 m2), uréia de 118 mg/dL, acidose metabólica (bicarbonato 17 meq/L) e hipercalemia (potássio 6,0 meq/L). Devido piora progressiva de função renal e surgimento de sintomas urêmicos, o paciente foi internado para início de hemodiálise por cateter Shilley® em veia jugular direita.
Nisto, com atenção aos objetivos do presente trabalho sendo feita uma pesquisa bibliográfica sobre os artigos científicos fornecidos pelo curso de Enfermagem para a realização deste presente trabalho de investigação quanto á Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) encontrada.
2 DESAFIO 01- ENFERMAGEM NA SAÚDE DO ADULTO
A atenção Integral à saúde do adulto tem como foco principal a atuação nas condições específicas a esse público, entre os quais: hiper- tensão arterial, diabetes mellitus, tuberculose, hanseníase e a saúde do homem. Deve dar resolutividade aos problemas de saúde de maior frequência e relevância das populações, ou seja, deve oferecer respostas ao conjunto de necessidades de saúde de uma comunidade e não apenas a um recorte de problemas, tendo como campos de intervenções o indivíduo, a família, a comunidade e o meio ambiente. Nas últimas décadas o risco de adoecer e de morrer por doenças infecciosas e parasitárias diminuiriam consideravelmente, em contrapartida, as doenças crônicas não transmissíveis vêm acometendo cada vez mais a população adulta.
Um indicador forte para este acometimento está no estilo de vida, somado a hábitos e comportamentos, como o sedentarismo, a ingestão de álcool e o fumo, a obesidade, exposições no ambiente de trabalho, os fatores de ordem psicossocial decorrentes de tensões e conflitos vivenciados no ambiente de trabalho ou familiar, resultando em estresse. Para a Atenção Primária cabe o papel de informar a população quanto às ações de prevenção de doenças e de promoção à saúde, assisti-la de forma contínua e resolutiva encaminhando os indivíduos com patologias, agravos ou outras necessidades, quando necessário, aos serviços de referência, com agilidade e precisão.
...