RELATÓRIO SOBRE VISITA TÉCNICA NO CENTRO CIRÚRGICO NO HOSPITAL CHAGAS RODRIGUES
Por: Henrique Escórcio • 22/5/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 312 Palavras (2 Páginas) • 16.743 Visualizações
RELATORIO SOBRE VISITA TÉCNICA NO CENTRO CIRURGICO NO HOSPITAL CHAGAS RODRIGUES
No dia 26 de setembro de 2017, um grupo de alunos do 8° período do curso de enfermagem, acompanhado da professora e enfermagem Mara Regina, realizou uma visita técnica no Hospital Chagas Rodrigues na ala do centro cirúrgico, conhecendo o funcionamento da clinica cirúrgica, a estrutura física do centro cirúrgico, o preparo cirúrgico, e a assistência ao paciente no pos operatório.
O centro cirúrgico, uma variedade de leitos, cirurgias variadas de acordo com a capacidade do hospital; a procedência do paciente é algo importante, mas é realizado corretamente; o tempo de espera da cirurgia, sempre é longo, pois o paciente precisa estar preparado para a cirurgia, como a realização de exames, o SSVV na quantidade certa, e a equipe e os materiais presentes.
O CC deve estar localizado em uma área do hospital que ofereça a segurança necessária às técnicas assépticas, portanto distante de locais de grande circulação de pessoas, de ruído e de poeira. Recomenda-se que seja próximo às unidades de internação, pronto-socorro e unidade de terapia intensiva, de modo a contribuir com a intervenção imediata e melhor fluxo dos pacientes. No centro cirúrgico, são consideradas três zonas distintas: de proteção, limpa e estéril.
De acordo com a visita, vimos como é a estrutura do centro cirúrgico, como iluminação adequada, as paredes e pisos de superfície lisa, resistentes a agentes químicos comuns, não refletir a luz, realçar a sujeira, impermeável, resistente ao choque, durável, de fácil limpeza e pouco sonoro.
O preparo do cirúrgico é padronizado, como paramentação e degermação dos profissionais, arrumação da mesa cirúrgica, e assistência ao paciente no trans-operatório, que é o momento em que o paciente é recebido no CC até o momento em que é encaminhado para a sala pos-anestésica. Na assistência ao paciente pos-operatório, da alta do paciente da sala de recuperação pós-anestésica até as primeiras 48 horas pós-operatórias.
...