RESOLUÇÃO SESAU Nº124 DE 8 DE MARÇO DE 2012
Por: karollineribas • 18/4/2017 • Trabalho acadêmico • 4.106 Palavras (17 Páginas) • 333 Visualizações
RESOLUÇÃO SESAU Nº124 DE 8 DE MARÇO DE 2012
Saúde Pública é a ciência e a arte de prevenir a doença, prolongar a vida e promover a saúde e a eficiência física e mental, através de esforços organizados da comunidade para o controle das doenças infecto - contagiosas, a educação do individuo, em princípios de higiene pessoal, a organização de serviços médicos e de enfermagem, para o diagnostico precoce e tratamento das doenças e o desenvolvimento da maquinaria social, de modo assegurar a cada individuo da comunidade um padrão de vida adequado a manutenção da saúde. Prevenção Primária: aquela que tem como objetivo a promoção da saúde, por meio do atendimento das necessidades básicas do ser humano(alimentação, moradia, repouso, lazer, meio ambiente, vestuário, educação) e a proteção contra as doenças por meio das imunizações, condições seguras de trabalho, prevenção de acidentes e de agressões ambientes. Prevenção Secundária: interessa-se pela recuperação da saúde através da identificação (a mais precoce possível)da enfermidade, promoção da cura e limitação do dano pelo tratamento adequado. Prevenção Terciária: reabilitação das pessoas que tenham passado pelo processo da doença, reintegrando-as no seu projeto de vida e sociedade. A organização da rede de serviços de saúde esta orientado segundo os critérios de regionalização respeitando os princípios de Sistema Único de Saúde (SUS), a prestação de serviços a população á organizada em níveis de complexidade, do serviço de menor para o de maior complexidade, iniciando com as Unidades Sanitárias. A enfermagem desempenha papel importante na saúde e na doença, trabalhando o tanto possível nos níveis de prevenção. A atuação da enfermagem em Saúde Publica é de uma importância, colabora com a promoção, proteção á saúde e prevenção de doenças, juntamente com a comunidade. A enfermagem pode realizar suas atividades em:
- Assistência ao Diabético
- Assistência ao hipertenso
- Assistência á idoso
- Assistência a criança
- Assistência (integra) á saúde da mulher
- Realização das imunizações
- Prevenção da diarréia
- Prevenção das doenças por verminoses
- Prevenção da AIDS
- Prevenção da cólera
- Prevenção das doenças respiratórias
Além das atividades coletivas a enfermagem pode atuar, individualmente, em todas as fases da curva do desenvolvimento humano, desde a concepção ate a morte. Curva do Desenvolvimento Humano. Crescimento: aumento da massa corporal (físico) Desenvolvimento: aumento de complexidade corporal (psicomotor)
A curva do desenvolvimento humano demonstra as modificações que ocorrem no organismo do homem nos vários períodos do desenvolvimento:
- Antes do nascimento
- Nascimento
- Após o nascimento
FASES DA CURVA DO DESENVOLVIMENTO
Períodos antes do nascimento:
- Embrionária 1º trimestre (12 s)
- Fetal precoce 2º trimestre (feto)
- Fetal tardio 3º trimestre (prematuro)
Período durante o nascimento:
- Dilatação
- Expulsão
- Dequitação
Período pós – nascimento:
- Recém – nascido (ate 28 dias)
Infância
- Lactente (ate 2 anos)
- Pré – escolar (2 a 7 anos)
- Escolar (7 a 10 anos)
Adolescência
- Pré – puberdade (10 a 12 ou 12 a 14 anos)
- Puberdade (12 a 14 ou 14 a 16 anos)
- Pós – puberdade (14 a 16 ou 18 a 20 anos)
Adulto
- Adulto jovem (20 a 25 anos)
- Adulto propriamente dito (25 a 40 anos)
- Adulto maduro (40 a 55 anos)
Idoso: a partir dos 55 anos.
As funções mais comuns desempenhadas são: atividades voltadas para pessoas e meio ambientes, geralmente são desenvolvidas no centro e postos de saúde através de programas específicos, fundamentados nas diretrizes do ministério da saúde.
Ações voltadas para as Pessoas
- Crianças e adolescentes (0-19 anos)
- Mulheres em idade fértil (15-40 anos)
- Adultos em geral
- Controle das doenças crônico- degenerativas
Com relação as ações voltadas para as pessoas, o enfermeiro desenvolve as seguintes funções:
Atender o individuo antes e após a consulta de enfermagem ou consulta médica, consulta de triagem ou pré - consulta: porta de entrada do paciente no programa, esta atividade deve ser realizada individualmente respeitando a privacidade do paciente nunca atendendo em qualquer área física da unidade e sim dentro de um consultório ou mesmo numa sala que tenha porta.
Como atender na Pré- Consulta:
- Identificação do paciente
- Entrevista para coleta de dados sobre as principais queixas
- Anotações de sinais e sintomas que o paciente apresenta
- Verificação do pulso radial, peso e altura
- Encaminhamento do paciente para consultas (medicas, enfermagem, nutrição, psicologia e outros)
- Convite para reuniões para educação em saúde de grupos relacionados ao problema de saúde existente
- Matricula do paciente no programa
Pós Consulta
- Reafirmar todas as orientações dadas na consulta quanto ao tratamento estipulado
- Esclarecer quando ao diagnóstico caso necessite
- Conscientizar quanto a importância do tratamento farmacológico e ou não farmacológico
- Encaminhar para marcação de exames solicitados (laboratoriais, radiológicos e outros)
- Enfatizar a importância do retorno a consulta subsequentes, bem como a participação nas reuniões educativas, registrando data, local e hora.
- Esclarecer as duvidas que possam surgir em relação ao procedimento acima citado
- Agendar a data e horário de retorno as consultas subsequentes se necessário.
Acompanhar o enfermeiro nas atividades de educação em saúde a comunidade, realizar visitas domiciliares com orientação e supervisão do enfermeiro e executar técnicas simples de tratamento, aplicação de injeções, curativo simples, coleta de material para exames, vacinação e outros administrar vacinas de acordo com as normas do programa.
Promoção da Saúde
- Desenvolver os programas de educação de saúde referentes a nutrição, aleitamento, crescimento e desenvolvimento, planejamento familiar, doenças sexualmente transmitidas e saúde mental.
- Divulgar informações sobre a utilização dos serviçs e programas relativos a saúde e promover assessoramento ou orientação para o seu uso.
- Motivar e conduzir a comunidade (em geral ou grupos específicos dentro da comunidade) na avaliação das suas necessidades e problemas.
Prevenção de Doenças
- Organizar ou colaborar no planejamento e na implementação dos programas de imunização
- Organizar ou colaborar no desenvolvimento dos programas de detecção de deficiências auditivas e visuais, câncer, malária, diabetes, hipertensão e má nutrição
- Organizar ou colaborar no desenvolvimento da programas para prevenção de acidentes e particular, na disposição de dejetos, no controle de mosquitos e no abastecimento de agua potável.
Manutenção e Restauração da Saúde
Prover serviços terapêuticos de enfermagem
Tratamento de doenças comuns (diarreia, infecções de vias aéreas superiores e problemas de pele), auxiliar nos primeiros socorros e cuidados de emergência (mordida de cobra, envenenamento, ferimento, queimadura). Seguimento e controle dos pacientes com alta hospitalar (diabetes, psiquiatria, desnutrição) e com doenças crônica (hipertensão, diabetes e etc). proporcionar a família instrução e supervisão no cuidado de um doente ou deficiente físico. Prover assessoramento á famílias que tem algum membro com problema de saúde, como alcoolismo, drogas, adolescentes grávida. Fornecer referências apropriadas a outros serviços ou agências, coordenar o programa de enfermagem com o de outros profissionais, seguindo esse roteiro e objetivando a identificação as doenças ou agravos, o estudo epidemiológicos inclui as seguintes etapas, descrição da frequência e distribuição do agravo na população estudada, formulação da hipótese feita por meio da soma dos dados clínicos aos conhecimentos adquiridos na etapa anterior com finalidade de identificar a causa, Verificação ou tese da hipótese que se destina a comprovar a capacidade ação aventada para tanto utiliza analise estatística dos dados obtidos. A epidemiologia através dos seus métodos de ação estatística em um campo de estudo que se refere a qualquer evento capaz de produzir agravo á saúde, ela investiga a ocorrência de todas as doenças reconhecidas e classificadas, as parcialmente conhecidas quaisquer situações que signifiquem agravo (lesões, acidentes e etc), contingente de fatores associados, determinando a causalidade dos agravos. O problema das doenças transmissíveis assume sua importância absoluta prioridade dentro dos programas de saúde para a concretização das ações de controle as doenças transmissíveis se necessário a vigilância epidemiologia.
...