Relatório Espectofotometria
Por: Emylle30 • 11/6/2018 • Resenha • 1.402 Palavras (6 Páginas) • 359 Visualizações
1.INTRODUÇão
A espectrometria mede as intensidades das radiações emitidas ou absorvidas pelos sistemas em análise. O fundamento da espectroscopia é a interação de uma radiação eletromagnética e a matéria constituinte da amostra. A energia incidente pode ser refletida, transmitida ou absorvida. Haverá interação não somente se houver ressonância entre dois entes: a onda eletromagnética e uma partícula (átomo, molécula ou íon), mas também se a energia for mais alta que a necessária para ocorrer uma transição eletrônica. As condições para que haja essa absorção são: a frequência da onda incidente coincidir com uma frequência natural de um tipo de oscilação do sistema e que sejam respeitadas as regras de seleção quânticas atinentes ao sistema e à faixa de frequências particular envolvida. Existem três tipos principais de processo pelos quais a radiação interage com a amostra e é analisada: espectroscopia de absorção, espectroscopia de emissão e espectroscopia de espalhamento. A espectrofotometria é uma ferramenta importante e versátil amplamente utilizada para a análise em diversas áreas como: química, física, biologia, bioquímica, materiais, engenharia química e aplicações clínicas e industriais. Dentre as suas diversas aplicações, o espectrofotômetro é usado para medir determinados ingredientes em uma droga, medir o crescimento bacteriano, ou diagnosticar um paciente com base na quantidade de acido úrico presente em sua urina, sendo que as análises podem ser quantitativas (identificação da concentração da substância) e qualitativas (identificação de uma substância desconhecida), já que cada substância irá refletir e absorver a luz de uma forma diferente. Tratando-se do funcionamento do espectrofotômetro, primeiramente, uma amostra é colocada dentro do aparelho e quando o equipamento é fechado uma fonte de luz e um dispositivo chamado monocromador divide a luz em cores – comprimentos de ondas individuais. Em seguida, é possível regular uma fenda ajustável que permite apenas um comprimento de onda específico através da solução da amostra. Esse comprimento de onda da luz atinge a amostra, que está em um pequeno recipiente denominado cubeta e ,por fim, a luz passa através da amostra sendo lida pelo detector, explicitando assim os valores desejados de: concentração, absorbância ou transmitância. Nesse contexto, de acordo com essa explicitação da dinâmica espectrofotômetra utilizada na prática a seguir, visa-se como principais objetivos determinar o espectro de absorção das soluções do azul de metileno, vermelho de metila e do dicromato de potássio, buscando caracterizar o comprimento de onda onde ocorre a absorção máxima e por fim construir uma curva padrão para um dos corantes escolhidos.
2. MATERIAIS E MÉTODOS
-Solução de azul de metileno 0,01 mg/mL (AM)
-Solução de vermelho de metila 0,01 mg/mL (VM)
-Solução de Dicromato de Potássio 0,01 mg/mL (DP)
-Tubos de ensaio
-Estante para tubos de ensaio
-Pipetas de 5 mL
-Espectrofotômetro
No primeiro instante da realização do experimento, ligou-se o espectrofotômetro, em seguida, foi adicionado água destilada em uma cubeta, para ser utilizada como referência para cada comprimento de onda¸ e a mesma foi colocada no aparelho. Em sequência, após a obtenção da absorbância da água foi colocada uma cubeta contendo vermelho de metila no equipamento e foram anotados os valores obtidos em diferentes comprimentos de onda ( 415nm, 445nm, 460nm, 490nm, 520nm, 535nm, 550nm, 580nm, 610nm, 640nm, respectivamente). No segundo momento da prática, foi preparada uma bateria com seis tubos enumerados de 0 a 6, onde foram adicionas quantidades distintas de água e vermelho de metila (VM) em mL. Sendo que, no tubo (0) foram adicionados 5mL de água, no tubo (1) 4mL de água e 1mL de VM, no tubo (2) 3mL de água e 2mL de VM, no tubo (4) 1 mL de água e 4mL de VM e por fim, no tubo (5) 5mL de VM. Todos esses tubos de ensaio foram colocados, em seguida, no espectrofotômetro em um comprimento de onda de 520nm e foram anotados os resultados da absorbância.
3. RESULTADOS
Quadro 1: Resultados das absorbâncias do Vermelho de metila em diferentes comprimentos de onda.
Corante: Vermelho de metila Concentração:0,01mg/ml
λ (nm)
Absorbância
λ (nm)
Absorbância
415
0,096
535
0,210
445
0,122
550
0,177
460
0,148
580
0,065
490
0,199
610
0,064
520
0,289
640
0,050
O primeiro momento da prática teve como intuito fazer a descoberta do maior valor de absorbância em um determinado comprimento de onda para posteriormente ser utilizado no quadro 2 .Portanto, observa-se que o quadro 1 possibilitou uma visualização do maior valor obtido da absorbância, sendo este equivalente a 0,289 quando o comprimento de onda utilizado foi de 520 nm.
Quando 2: Resultados dos valores das misturas utilizado no maior comprimento de onda.
Tubo (nº)
Agua (ml)
VM(ml)
Concentração
Absorbância
0
5
0
-
-
1
4
...