Relatório Técnico
Por: Vanielle Oliveira • 25/9/2016 • Projeto de pesquisa • 1.434 Palavras (6 Páginas) • 348 Visualizações
[pic 1]
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE DO LESTE BAIANO
MAÍSE DA CONCEIÇÃO DOS SANTOS
VANIELLE OLIVEIRA DE JESUS
RELATÓRIIO DE VISITA TÉCNICA
UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA BOLÍVIA II
EM ATENDIMENTO Á DISCIPLINA: PESQUISA E ORIENTAÇÃO
ORIENTADA PELO PROFESSOR: YASMINE DA HORA CHAUHUD
04/08/16
VALENÇA-BA
[pic 2]
Foram observados alguns procedimentos que são feitos no dia á dia como, os testes rápidos serve para diagnosticar se o paciente adquire AIDS, Hepatites B e C, Sífilis e outros. A unidade oferece a população da Bolívia atendimentos em várias áreas como, enfermaria, odontologia, médica, humanização, farmácia etc.
Esta unidade é de suma importância para a população da Bolívia e aos valencianos, pois esta não atende somente a população da Bolívia, mas também os da zona rural e outros. A vacinação é liberada para todo cidadão, independentemente de bairro, localidade e cidade.
Chegamos à unidade por volta das 14h00minh, observando os seus setores, e podemos cita-los, como: a recepção SAME, farmácia básica, odontologia, consultório de enfermagem, puericultura, copa, sala de humanização, sala de esterilização, o consultório médico, sala de curativos.
Terminamos nossa visita por volta das 15h30min, sendo agradecida pela oportunidade dada para conhecermos um pouco do ambiente onde um dia atuaremos.
04/08/16
VALENÇA-BA
Fomos recebidas pela Enfermeira Ana Carolina Sarmento que apresentou a unidade de saúde da Bolívia II, aonde nos conduziu a vários setores.
Entretanto, na primeira chegada ao espaço, avistamos a recepção SAME (Serviços de Arquivo Médico e Estatístico), local de gerenciamento do Posto de Saúde, onde ficam armazenados registros dos procedimentos, que são realizados diariamente, por exemplo: São informações individuais de cada paciente, onde pegamos os requerimentos de exames preenchidos e carimbados pela enfermeira, para as pessoas serem atendidos, para isso é necessário ter em mãos o cartão do SUS e ser daquela comunidade. A gestão administrativa serve para organizar os registros dos procedimentos e também para se ter um controle de atendimentos, pois tudo que é feito no posto se encaminha para à secretaria de saúde, porque lá se tem um balanceamento do custo com a saúde e também serve como comprovação.
Os pacientes muitas das vezes aproveitam para ir à unidade de saúde para dialogar com os profissionais, onde eles podem tá tirando suas dúvidas. O profissional tem por obrigação tá orientando os clientes, tendo como objetivo a promoção, recuperação, proteção e reabilitação da saúde do individuo.
De Segunda conhecemos a farmácia básica do posto que tem um ambiente amplo, de grande porte para atender sua demanda na comunidade, aonde os medicamentos chegam todo mês, e é oferecido gratuitamente aos pacientes da Bolívia. Observamos também que tem suporte para os atendimentos odontológicos, onde se tem dois consultórios e seus profissionais, tais como, os dentistas Dr. Marcos Monteiro e drª Sayonara. Existem também consultas de fisioterapia.
Continuando nossa visita no espaço foi nos apresentado o amos-tarifado, local que é guardado o restante dos remédios, por que não há espaço para armazenar na farmácia, pelo fato do posto ter cedido uma parte do espaço que era da farmácia para a SAMU de Valença.
Tivemos o privilégio de conhecer o consultório de enfermagem, da enfermeira Ana Carolina Sarmento, aonde observamos as fotos de pacientes recém-nascidos e também como ela falava daquelas crianças com sentimento inexplicável. O amor pela profissão é arte do cuidar, como ela mesmo disse:
- Tem que ama o que faz, pois tudo que é feito com amor é gratificante.
Só de pensar que os pacientes que chegam a unidade de saúde pedindo ajuda e prontamente nós Tc. De enfermagem e enfermeiros conseguimos resolver o problema colaborando para a sua recuperação e prontamente eles agradecerem com um sorriso no rosto, não tem coisa melhor. Para atuar nessa área a pessoa tem que ter dom no auto-cuidar dos pacientes.
Havia outro consultório de enfermagem, está sala era da enfermeira Verônica Macêdo, infelizmente não tivemos a presença dela neste momento tão gratificante para-nos.
Prosseguindo, visualizamos duas salas de procedimentos de enfermagem, uma era direcionada para a realização dos curativos e a outra sala para procedimentos de enfermagem que é especializada para ser feito os testes de pezinhos. Ainda Verificando as áreas de trabalho, nos debatemos com uma que era o consultório de enfermagem local nessa são feitos as esterilizações dos instrumentos que são utilizados durante a rotina.
É tudo bem organizado, no decorrer da subdivisão do ambiente está localizado a consultório de Dr. Orlando onde o paciente tem atendimento de segunda á quinta, a sexta-feira é a folga do médico. Continuando minha observação pude nota que existem dois sanitários, um para os funcionários e o outro para os pacientes, caminhando mais a frente encontramos uma sala de humanização onde, fica armazenando as vacinas e em seguida notamos que havia um local destinado para os funcionários fazerem suas refeições chamada de COPA, um lugar habilitado e propício. Percebemos também que havia uma sala de puericultura e ao mesmo tempo era a sala de reunião, local aonde foi destinado para medir e pesar as crianças, vamos dizer que foi um improviso em relação de ser a sala de reunião por que ainda não possuem um local determinado para reunir os profissionais.
...