Resultados dos estudo Carga Global de Doenças no Brasil
Por: GFFolgearini • 9/4/2016 • Abstract • 1.009 Palavras (5 Páginas) • 470 Visualizações
TRABALHO DE EPIDEMIOLOGIA-
RESUMO DE ARTIGO
Este trabalho tem como objetivo trazer um resumo sobre o artigo escolhido pela dupla para a validação de aula a distância de epidemiologia, o artigo escolhido foi:
“Diferenciais de morbimortalidade por causas externas: resultados dos estudo Carga Global de Doenças no Brasil, 2008”, apresentado no caderno de saúde pública no Rio de Janeiro em janeiro deste ano.
O artigo trouxe em sua introdução informações sobre as lesões por causas externas, as mesmas matam milhões de pessoas em todo o mundo, causando danos a sobreviventes e diversas hospitalizações, causando deficiências temporárias ou permanentes. É a terceira maior causa de morte no pais e a quinta causa de internações, em um estudo utilizado pelo artigo ela é classificada em intencionais e não intencionais.
Segundo o mesmo em relação as causas não intencionais “encontram-se os acidentes de transito, intoxicações acidentais, quedas, queimaduras, afogamentos, submersões, complicações da assistência médica” e segundo as causas intencionais são “homicídios, violência, suicídios, lesões autoinfligidas, intervenções legais e guerras”.
Tem importância fundamental a utilização de um método capaz de calcular a morbimortalidade para subsidiar o desenvolvimento de políticas direcionadas para a prevenção. Foi utilizado neste estudo o indicador DALY: anos de vida perdidos por morte prematura, sendo este o primeiro indicador do método (YLL)e o segundo método por incapacidade (YLD).
Em relação a metodologia utilizada no artigo foi o indicador DALY nos anos de 2007 a 2009, também foi utilizado o SIM(sistema de informação sobre mortalidade), e SIA (sistema de informação hospitalar) que forneceu cobertura das internações do setor público, associados as informações de emergências através de inquérito em serviço sentinela (VIVA). Descobriu-se que menos de 10% dos pacientes atendidos foram hospitalizados, foi utilizado um modelo de pesquisa(inquérito, vigilância de violências e acidentes: VIVA), que elencou os dados dos tipos de causas e se houve ou não internação utilizando dados de região, sexo e faixa etária. Descobriu-se que a grande maioria das causas foi queda e, que foram menos graves não necessitando de internação.
Os resultados foram separados por tipos de analises.
Analises por regiões: No Brasil considerando por sexo não ocorreu grandes diferenças por tipo de causas, porem as três principais causas são os homicídios e violência, acidentes de transito e outras causas.Em relação a regiões trouxe-nos as porcentagens de anos perdidos destas três causas nas cinco regiões do pais.
Analise por sexo: os homens aparecem cinco vezes mais que as mulheres porem as causas variam dependendo de regiões e do sexo.
Analise por faixa etária: a maior concentração é nos adultos jovens de 15 a 29 anos nas duas classificações, porem as causas intencionais tem maior concentração de perda de anos de vida, os homens possuem maior participação nas causas intencionais dos 15 aos 44 anos e as mulheres abaixo dos 15 anos e acima dos 60.
Da mesma forma dos resultados as discussões também foram separadas:
Síntese dos resultados encontrados:No Brasil no ano de 2008 as lesões por causas externas são cerca de 10% de todas as doenças, nos homens como já foi dito, é quase 5 vezes maior. Em relação as regiões do pais não ocorreu variação significativa porem os motivos variaram.
Resultados no contexto da literatura: Os resultados encontrados nesta pesquisa estão em concordância com a estimativa mundial porém, da mesma forma que a anterior os motivos variam conforme as regiões, observou-se de forma significativa o aumento de taxas de homicídios nas regiões norte e nordeste, chegando a sua quase duplicação dos dados no período de 10 anos, da mesma forma na região sudeste houve uma queda de mais de 50%, o artigo traz alguns fatores que podem ter contribuído para esta diminuição, apesar de ser a maior parcela das causas externas nesta região.
...