SISTEMA SOCIAL
Por: fabi_gennaro • 5/9/2015 • Relatório de pesquisa • 273 Palavras (2 Páginas) • 406 Visualizações
SISTEMA SOCIAL
Podemos definir um sistema social como um sistema de comportamento, práticas desenvolvidas e limites que são organizados por regras sociais para manter os valores, as ações e principalmente os princípios.
Para exemplificar os sistemas sociais temos as famílias, o sistema educacional, os sistemas de trabalho, os grupos religiosos e os amigos.
Temos alguns conceitos para esse sistema que são: a organização, a autoridade, o poder, o status, a tomada de decisão e o controle.
A organização ordena posições, atividades, acertos formais e informais de indivíduos para atingir metas profissionais e atividades realizadas.
A autoridade é caracterizada pela orientação e responsabilidade de ações, exigindo cooperação dos profissionais através de sua competência para o cumprimento de suas metas.
O poder pode ser definido por King de varias formas como: influenciar pessoas em alguma situação, ser capaz de mobilizar recursos para atingir metas e universal. Estando o poder relacionado com autoridade, interação humana e tomada de decisão.
King define status como privilégio, deveres e obrigações, sendo caracterizado pela situação e podendo ser reversível.
A tomada de decisão é feita por indivíduos ou grupos para atingir uma meta, sendo necessária para a vida e o trabalho de cada pessoa.
O controle foi acrescentado em 1986 por King, para um subconceito no sistema social.
Em 1986, King, identificou esses sistemas na enfermagem, assim como os outros já citados, dando ênfase a saúde.
King relata em sua teoria que “cada ser humano perceba o mundo como uma pessoa total ao fazer transações com os indivíduos e as coisas do ambiente”, visando em sua teoria que ela seja aplicada dentro dos três sistemas: pessoal, interpessoal e social, para que o profissional da saúde entenda o individuo como um todo.
...