Sarampo historia no brasil
Por: Ariane Ribeiro • 20/8/2015 • Tese • 795 Palavras (4 Páginas) • 640 Visualizações
Página 1 de 4
Respostas
- Tecido muscular liso: é um músculo involuntário, sem estriações, que compõe os órgãos internos do corpo, ele esta presente no sistema digestivo, são eles responsáveis pelo movimento peristáltico dos alimentos.
tecido muscular estriado esquelético: músculo que se ligam aos ossos do corpo, eles são músculos voluntários, são estriados e apresentam fadiga.
tecido muscular estriado cardíaco: é um músculo mais resistente, possui mais mitocôndrias que os demais devido sua alta ativada de, ele e estriado por que apresenta disco de ligações entre eles. São ramificados para ter uma maior resistência, ele que forma o coração. - Voluntário = liso / Involuntário = estriado
- O sarcômero é a unidade contrátil básica de um músculo estriado. São complexos multi-protéicos compostos por três complexos filamentosos diferentes: grosso (ou filamento de miosina) que é composto pela proteína miosina / fino (filamento de actina) é formado por monômeros de actina, nebulina, tropomiosina, troponina / A titina que é uma proteína gigante e possui um alto grau de elasticidade, é responsável por evitar estiramentos excessivos do músculo.
- Uma junção neuromuscular (ou junção mioneural) é a junção entre a parte terminal de um axónio motor com uma placa motora (ou sinapse neuromuscular), que é a região da membrana plasmática de uma fibra muscular (o sarcolema) onde se dá o encontro entre o nervo e o músculo permitindo desencadear a contração muscular.
- Na contração muscular, a actina desliza sobre os filamentos da miosina, que conservam seus comprimentos originais.
- O sistema nervoso central divide-se em encéfalo e medula. O encéfalo corresponde ao telencéfalo (hemisférios cerebrais), diencéfalo (tálamo e hipotálamo), cerebelo, e tronco cefálico, que se divide em: BULBO, situado caudalmente; MESENCÉFALO, situado cranialmente; e PONTE, situada entre ambos. O sistema nervoso periférico é formado por nervos encarregados de fazer as ligações entre o sistema nervoso central e o corpo.
- Neurônio e células glia.
- A função do neurônio é carregar impulsos nervosos para outros nervos ou células.
- Sinapses nervosas.
- Corpo celular, o núcleo celular, dendritos (prolongamentos numerosos e curtos do corpo celular, receptores de mensagens), axônio (prolongamento que transmite o impulso nervoso vindo do corpo celular) e telodendritos.
- O axônio é um prolongamento fino, geralmente mais longo que os dendritos, cuja função é transmitir para as outras células os impulsos nervosos provenientes do corpo celular.
- Sinapses são zonas ativas de contato entre uma terminação nervosa e outros neurônios, células musculares ou células glandulares.
- A bainha de mielina atua como um isolamento elétrico e aumenta a velocidade de propagação do impulso nervoso ao longo do axônio.
- O nervo é uma estrutura anatômica formada por múltiplos axônios e dendritos neuronais, responsável pela transmissão do impulso elétrico nervoso.
- Os gânglios nervosos são acúmulos de corpos celulares de neurônios situados fora do sistema nervoso central. Cada um destes gânglios é composto por neurônios com a capacidade de receber as mensagens provenientes da medula, cujas próprias fibras se estendem ao longo dos nervos correspondentes para alcançarem os diversos tecidos e órgãos.
- Nervos aferentes conduzem sinais sensoriais (da pele ou dos órgãos dos sentidos, por exemplo) para o sistema nervoso central, enquanto nervos eferentes conduzem sinais estimulatórios do sistema nervoso central para os órgãos efetores, como músculos e glândulas.
- N achei
- As fossas nasais têm a função de filtrar, umedecer e aquecer o ar que é inspirado para os pulmões;
a boca é a porta de entrada do sistema digestivo, ela é composta por dentes caninos,incisivo, molares e pré-molares. Sua função é muito simples, ela, juntamente com os dentes, rasga, mastiga e tritura o alimento que você consome;
A faringe funciona como uma passagem de ar e alimento.
Laringe exerce função respiratória e fonatória, além de impedir a entrada de partículas estranhas.
A traqueia é o órgão que faz a comunicação entre a faringe e os pulmões. Resumindo: é o canal que leva oxigênio aos pulmões;
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com