Sinusite
Por: catatapereira • 4/9/2015 • Trabalho acadêmico • 349 Palavras (2 Páginas) • 718 Visualizações
Sinusite:
São uma inflamação das vias respiratórias, seios paranasais. Elas podem ser bastante dolorosas se os ductos de drenagem dos seios da cavidade nasal forem obstruídos.
A sinusite pode ser classificada de acordo com o tempo que duram:
Aguda: Duração de um mês.
Subaguda: Duração entre um e três meses.
Crônica: Duração superior a três meses.
Aguda Recorrente: Três ou mais episódios por ano, cada episódio durante menos de duas semanas.
Local anatômico onde ocorre a patologia:
Ela ocorre nos seios da face, estes são uma região do crânio formada por cavidades ósseas. Estas cavidades ficam ao redor do nariz, olhos e maças do rosto. Existe um fluxo de secreção mucosa nos seios da face. Este fluxo é imperceptível e está sempre ocorrendo, quando alguma alteração impede a drenagem desta secreção ocorre à inflamação das mucosas dos seios da face. Com isto, torna-se mais fácil a instalação de germes no local e aumenta a predisposição ao desenvolvimento da sinusite.
A sinusite pode ser classificada pela cavidade que afeta, maxilar, frontal, etmoidal, esfenoidal.
Explicar o desenvolvimento da doença:
Após infecção viral, inflamação de origem alérgica ou por poluentes, a mucosa da região nasal aumenta o volume e obstrui a comunicação destas cavidades com as fossas nasais. Esta obstrução acarreta o início da colonização por germes e fungos que estão presentes na região, mas não encontravam condições favoráveis ao seu crescimento. O desenvolvimento da doença depende da resistência da pessoa, da virulência do agente infeccioso e o número de germes a que o hospedeiro foi exposto.
Sendo mais comum em regiões frias e com grandes variações climáticas, está fortemente associada a outras infecções das vias superiores como rinite, asma, bronquite, amigdalite e faringite.
Além disso, esta patologia se divide em três tipos:
Infecciosa: A sinusite neste caso tem características de dor na região dos seios da face, seguida de obstrução nasal, secreção purulenta e febre.
Alérgica: Apresenta dor nos ossos da face, ocasionalmente febre e vêm todos os sintomas comuns de alergia, coriza clara e abundante, obstrução nasal, crise de espirros e tosse abundante.
Traumática: Causada por diferença de pressão. Exemplo, durante viagem de avião ou mergulho. Suas características são de dor maxilar e pouca obstrução nasal.
...