Teóricos de enfermagem
Por: Bia Mendonça • 18/6/2015 • Bibliografia • 706 Palavras (3 Páginas) • 1.446 Visualizações
- Faye G. Abdellah – Pioneer of 21 Nursing Problems- Pioneira dos 21 problemas de enfermagem
Faye Glenn Abdellah (13 de março de 1919 - presente) é uma pioneira na pesquisa em enfermagem que desenvolveu os Seu modelo de enfermagem foi progressiva durante o tempo em que ele se refere a um diagnóstico de enfermagem durante um tempo em que "Twenty-One problemas de enfermagem." enfermeiros foram ensinados que os diagnósticos não faziam parte do seu papel nos cuidados de saúde.
Abdellah nasceu em 13 de Março de 1919 em Nova York seu pai era argelino e mãe escocesa. Sua família se mudou para Nova Jersey, onde ela cursou o ensino médio.
Anos mais tarde, em 6 de maio de 1937, o dirigível Hindenburg movido a hidrogênio alemão explodiu sobre Lakehurst.
Abdellah e seu irmão testemunhou a explosão, destruição e fogo subsequente ao hidrogênio inflamado que matou muitas pessoas. Esse incidente se tornou o ponto de viragem na vida de Abdellah. Era o tempo em que ela percebeu que nunca mais seria impotente para ajudar quando as pessoas estavam na necessidade tão premente de assistência. Foi nesse momento que ela jurou que ela iria aprender enfermagem e se tornar uma enfermeira profissional.
Virgínia Henderson
Virgínia Henderson nasceu em 30 de novembro de 1897 e faleceu em 19 de março de 1996, com 98 anos de idade.Licenciou-se na “Army School of Nursing”, Washington, D.C., em 1921 e posteriormente especializou-se como enfermeira docente, fazendo parte do corpo docente da “Columbia school”, entre 1930 e 1940. Virgínia Avenel Henderson ocupou a posição de Pesquisadora na Universidade de Yale no período de 1953 a 1971, e Pesquisadora Associada Emérita de 1971 a 1996.
Escreveu e editou várias versões do Livro Princípios e Práticas de Enfermagem, e em todas as edições de seu livro, para Henderson o paciente é a figura central dos cuidados de enfermagem e o enfermeiro deve ajudá-lo a tornar-se independente na satisfação de suas necessidades o mais cedo possível.
Virgínia Henderson baseia a sua concepção de enfermagem nos seguintes pressupostos:
Tanto o enfermeiro quanto o paciente, valorizam a independência sobre a dependência;
O enfermeiro deve ter em conta o plano terapêutico prescrito pelo médico para definir os cuidados;
A prática do enfermeiro deve basear-se nos contributos gerados pela investigação em enfermagem/ conhecimentos;
Para Virgínia Henderson todas as necessidades se encontram relacionadas, sendo a satisfação de qualquer uma delas diferente de pessoa para pessoa, variando de acordo com os fatores psicológicos, sociais, culturais e também de acordo com sua percepção do que é certo ou normal.
- Dorothea E. Orem
nasceu em Baltimore, Maryland-EUA em 1914. Pai trabalhador da construção civil e pescador, mãe dona de casa. Iniciou seus estudos de enfermagem no Providence Hospital School of Nursing, em Washington e concluiu nos anos 30. Em 1939 obteve o grau de Bacharel em Ciências em Educação de enfermagem e Mestre em Ciências em Educação de Enfermagem em 1945 pela Catholic University of América. Entre os títulos e graus honorários recebidos incluem o de Doutora em Ciências Georgetown University em 1976, Doutora em Ciências da Incamat Word College em 1980 e doutora em Humane Letters Llinois Westem University em 1988. Em 1992 foi nomeada membro honorário da América Academy of Nursing. Como profissional de enfermagem trabalhou como enfermeira de equipe e particular, educadora de enfermagem, administradora e consultora de enfermagem. No período entre 1949 a 1957 foi assessora de serviços institucionais do Conselho de Saúde do estado de Indiana e entre 1957 e 59 participou como consultora para Secretaria de Educação do Departamento de Saúde, Educação e Bem-estar em um projeto com objetivo de melhorar o treinamento de enfermagem prática, o que a levou a publicar em 1959 o conceito de enfermagem como autocuidado. Dando continuidade no desenvolvimento do seus conceitos de enfermagem de autocuidado publicou em 1971 Nursing: Concepts of practice em quatro edições. A primeira enfocava o individuo; a segunda unidade multipessoais-família, grupos e comunidades; a terceira apresentava geral teoria de enfermagem de Orem constituída por três bases teóricas relacionadas autocuidado, déficit de autocuidado e sistemas de enfermagem e a quarta dando ênfase à criança, os grupos e a sociedade.
Orem faleceu em 22 de junho de 2007, pouco antes de completar 93 anos, na cidade de Savannah, GA, Estados Unidos, em sua residência.
...