Teoria do autocuidado de Orem
Por: alinecjsoares • 16/9/2017 • Trabalho acadêmico • 1.603 Palavras (7 Páginas) • 1.625 Visualizações
[pic 2]
ANHANGUERA EDUCACIONAL
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP
ENFERMAGEM
1º SEMESTRE
TEORIA DO AUTOCUIDADO DE OREM
Aline C. J. Soares RA: 9002000967
Camila Bizarria RA: 5069652478
Douglas Passos da Silva RA: 8075809203
Fabiana Almeida Souza RA: 5023584453
Karen Aparecida dos Santos RA: 5078737084
Larissa Cristine G. L. Silva RA: 5083688714
Rafaela Fernanda RA: 5012482150
Roziane Boaventura de Almeida RA: 5079675429
Professora: Gisely e Alessandra
HABILIDADES
São José dos Campos – SP
2016
Sumário
INTRODUÇÃO 3
Dorothea Elizabeth Orem 4
A TEORIA DO AUTOCUIDADO DE OREM 5
1. Teoria do Autocuidado 5
2. Teoria do Déficit do Autocuidado 5
3. Teoria do Sistema de Enfermagem 6
Sistema totalmente compensatório 6
Sistema parcialmente compensatório 6
Sistema de apoio-educação. 6
CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 8
INTRODUÇÃO
Com o passar do tempo a preocupação das enfermeiras com a melhoria na qualidade da assistência ao cliente, têm se tornado maior. Tal preocupação surgiu em meados da década de 50, em meio a guerras e doenças, as enfermeiras passaram a organizar seus conhecimentos científicos e direciona-los à prática, até então a enfermagem era tida como não-científica pois, era baseada em fatores intuitivos. Na atualidade o enfermeiro deve reconhecer que sua prática necessita de embasamento científico, assim proporcionando, a partir do cuidado, uma melhora significativa na saúde do indivíduo.
A construção das teorias de enfermagem procura relacionar fatos formando uma base científica, abandonando o modo empírico de atuação do enfermeiro. Ela é um meio usado para compreender algo apontando as características que identificam o mesmo. É uma formação de ideias criativas e rigorosas que visa uma solução e uma visão sistemática dos fenômenos.
A partir da preocupação com o cuidar surgem diversas teorias, neste trabalho abordaremos a Teoria de Enfermagem de Orem a qual foi desenvolvida entre 1959 e 1985. Ela é baseada principalmente no autocuidado. É composta por três unidades teóricas que são relacionadas entre si, sendo elas: Teoria do Autocuidado, Teoria do Déficit do Autocuidado e Teoria dos Sistemas de Enfermagem. Sua teoria consiste na ideia de que os indivíduos, quando capazes, devem cuidar de si mesmos, caso não haja a capacidade do paciente, para o seu autocuidado, então, entra o papel do enfermeiro neste processo.
Dorothea Elizabeth Orem
Elizabeth nasceu na cidade de Baltimore situada em Maryland nos Estados Unidos, em 1914, filha de pai trabalhador da construção civil e pescador e mãe dona de casa. Iniciou seus estudos de Enfermagem no Providence Hospital School Nursing, em Washington o qual concluiu no ano de 1930. Em 1939 obteve o grau de Bacherel em Ciências em Educação de enfermagem e Mestre em Ciências em Educação de Enfermagem em 1945 pela Catholic University of America. Entre seus títulos e gruas honorários recebidos incluem o de Doutora em Ciências Georgetown University em 1976, Doutora em Ciências da Incamat Word College em 1980 e doutora em Humane Letters Llinois Westem University em 1988. Em 1992 foi nomeada como membro honorário da América Academy of Nursing. Trabalhou como enfermeira de equipe e particular; educadora de enfermagem; administradora e consultora de enfermagem. No período entre 1949 a 1957 foi assessora de serviços institucionais do Conselho de Saúde do estado de Indiana e entre 1957 e 1959 participou como consultora na Secretaria de Educação do Departamento de Saúde, Educação e Bem-estar em um projeto com o objetivo de melhorar o treinamento de enfermagem prática, o que a levou a publicar em 1959 seu conceito de enfermagem como autocuidado. Dando continuidade no desenvolvimento de seus conceitos de enfermagem de autocuidado publicou em 1971 Enfermagem: Conceitos de prática em quatro edições. A primeira unidade com foco voltado para o indivíduo; a segunda multipessoais-família, grupos e comunidades; a terceira apresentava em geral teoria de enfermagem de Orem constituída por três bases teóricas relacionadas autocuidado, déficit de autocuidado e sistemas de enfermagem e a quarta dando ênfase à criança, os grupos e a sociedade.
Orem faleceu em 22 de junho de 2007, na cidade de Savannah, GA, Estados Unidos, em sua residência.[pic 3]
A TEORIA DO AUTOCUIDADO DE OREM
A teoria geral de enfermagem de orem é composta por três teorias inter-relacionadas – autocuidado, déficit de autocuidado e sistemas de enfermagem. Anexos nas três teorias ela indica seis conceitos centrais e um periférico, sendo os centrais: autocuidado, ação de autocuidado, déficit de autocuidado, demanda terapêutica de autocuidado, serviço de enfermagem e sistema de enfermagem, e o periférico ela chama de fatores condicionantes básicos.
Teoria do Autocuidado
Refere-se à realização do autocuidado em si, assim como explica e justifica por que o autocuidado é necessário à saúde. Se baseia em ações voluntárias que o indivíduo é capaz de realizar, tendo a responsabilidade de cuidar de si mesmo para sua saúde, bem-estar e autoestima. Está diretamente relacionado à compreensão dos conceitos de autocuidado, ação de autocuidado, fatores condicionantes básicos e demanda terapêutica de autocuidado.
...