Trabalho de Conclusão do Curso de Capacitação em Mamografia
Por: jaqueter • 27/10/2019 • Trabalho acadêmico • 1.190 Palavras (5 Páginas) • 503 Visualizações
[pic 1]
Seminário
de
Mamografia
Trabalho de conclusão do curso de Capacitação em Mamografia.Supervisionado pela professora Narayana Santos |
Ananindeua
Setembro - 2019
Equipe
Débora Cristina Cardoso dos Santos
Ediane Mac Silva do Amor Divino
Gisely Almeida da Silva
Josiane Gomes Fontes
Juliana Cordeiro
Rafaela de Sousa da Silva
Mastectomia Total
[pic 2]
Ananindeua- 2019
Introdução
O Seminário que iremos apresentar tem como objeto de estudo a mastectomia, procedimento cirúrgico realizado nas mamas feminino ou masculinas, provenientes de alguma alteração, distúrbio celular ou mesmo de caráter estético.Dentre os quais enfatizaremos a mastectomia total.
Mastectomia
É uma cirurgia que consiste na retirada de uma ou ambas as mamas. Indicadas por um cirurgião plástico e um mastologista.
Tipos de Mastectomia
Mastectomia Parcial
Mastectomia Radical
Mastectomia Preventiva
Mastectomia Total
Mastectomia Estética
Mastectomia Parcial
Quadrantectomia ou Serectomia. É um procedimento cirúrgico realizado para a retirada de um nódulo ou tumor localizado na mama. Onde é feita a remoção de um quadrante da mama juntamente com o tecido mamário.
[pic 3]
Mastectomia Radical
A mastectomia radical é um procedimento cirúrgico no qual o cirurgião geralmente remove a mama inteira do paciente com câncer de mama, incluindo o mamilo, a aréola, pele, tecido que reveste o músculo da área da mama e os gânglios da área das axilas.
Essa cirurgia é recomendada para as mulheres que tem risco de disseminação. Atualmente é um procedimento de alta qualidade, pois se obtém resultados bastante satisfatórios.
[pic 4]
Mastectomia Preventiva
A mastectomia preventiva é um procedimento realizadoc om o intuito de prevenção do desenvolvimento do câncer.Sendo indicado somente para mulheres com um alto risco dessa doença, como por exemplo, aquelas que tem um histórico familiar sugestivo ou que tenham alterações genéticas que podem causar o câncer.Existem duas alterações que podem causar o câncer, conhecidas como BRCA1 e BRCA2. Esta cirurgia é realizada de forma semelhante às mastectomias total ou radical. Onde são retirados toda a mama, gânglios próximos e em alguns casos, os músculos ao redor. Geralmente é realizada a cirurgia bilateral, pois, nestes casos, o risco de desenvolvimento do câncer é semelhante em ambas as mamas.
[pic 5]
Mastectomia Total
Essa cirurgia é indicada quando o tumor é descoberto precocemente e não há risco de espalhar na região. É removida toda a mama incluindo o mamilo. No entanto, os linfônodos axilares e o músculo sob a mama podem ou não ser preservados . Esse procedimento reduz em 95% o risco de câncer.A mastectomia total ou simples, é a retirada das glândulas mamárias por completo.
[pic 6]
Mastectomia Masculinizadora
É uma cirúrgia plástica feita para dar aparência masculina ao tórax feminino ou ainda em homens que tenham a ginecomastia que é o crescimento desordenado das glândulas mamárias masculinas, geralmente ambas tem a mesma finalidade.Realizadas da mesma forma. Sendo que os homens possuem menos tecidos mamários. Também é realizada em homens com nódulos ou câncer de mama.Todos os procedimentos são realizados pelo cirurgião plástico ou mastologistas. Cada técnica escolhida de acordo co a necessidade do paciente.
[pic 7]
Pós-operatório
[pic 8]
A recuperação após retirada da mama inclui o uso de remédios para aliviar a dor, a execução do curativo e a realização de exercícios para que o braço do lado operado se mantenha móvel e com força, pois é comum retirar a mama e as ínguas da axila.Geralmente, a maioria das mulheres que fizeram mastectomia, que é a cirurgia para remoção da mama ou parte dela devido ao câncer, conseguem se recuperar bem após o procedimento e não desenvolvem complicações, no entanto a recuperação completa normalmente demora entre 1 e 2meses.No entanto, a mulher pode precisar fazer outros tratamentos, como radioterapia e a quimioterapia além de ser essencial receber apoio psicológico da família e participar de sessões de psicoterapia, para aprender a lidar com a ausência da mama.
1. Como aliviar a dor
Após a remoção da mama, a mulher pode sentir dor no peito e no braço, além de ter sensação de dormência, que pode diminuir com o uso de remédios analgésicos. Além disso,a mulher pode ter dor fantasma, que corresponde à sensação de dorna mama que foi retirada, logo após a cirurgia e permanecer durante os meses seguintes, causando coceira, pressão e desconforto. Nesse caso é preciso adaptar-se à dor e, por vezes, tomar anti-inflamatórios de acordo com a recomendação do médico.
...