Trabalho de pesquisa de saúde - AIDS
Por: Joaomaciel • 29/9/2016 • Artigo • 684 Palavras (3 Páginas) • 258 Visualizações
AIDS
Síndrome da imunodeficiência adquirida-SIDA, no Brasil é mais conhecida pelas iniciais do nome em inglês – acquired immunodeficiency syndrome a AIDS surgiu a partir de um vírus (SIV) presente no sistema imunológico de espécies de macacos do continente africano. Embora não cause nenhum dano aos macacos, é um vírus altamente mutante e através
da interação de seres humanos com esse animais por volta dos anos 1930 deu origem ao vírus HIV (human immunodeficiency virus) - o vírus da AIDS.
Um teste laboratorial recente realizado no sangue congelado de um homem morto em 1959, no Congo, é o primeiro caso comprovado de morte causada pelo vírus Hiv
Em 1981 foi reconhecida como doença pela 1ª vez nos Estados Unidos e identificada ( vírus isolado) em medos da mesma década.Desde a sua descoberta doença já matou mais de 30 milhões de pessoas em todo o mundo e estima-se que o numero de pessoas infectadas atualmente ultrapasse a casa dos 34 milhões. A AIDS é considerada uma pandemia
SINTOMAS - geralmente os sintomas iniciais são leves como de outras viroses, variando de acordo com o sistema imunológico de cada individuo.
Febre constante, manchas na pele, dores de cabeça, musculares, inflamações na garganta são comuns nas primeiras semanas após o contágio e que geralmente levam ao diagnóstico de tuberculose, pneumonia, meningite, toxoplasmose e outros nas fases mais avançadas.
Ha um exame de sangue específico de sangue para diagnostico da AIDS. Os primeiros registros de infecção só serão notados após o 20º dia do contágio, porém, se após o 3º mês do contato de risco os exames derem negativos não há infecção.
Em Centros de Referencia em Treinamento em
AZT/AIDS são realizados testes com resultados saindo algumas horas após a coleta sanguínea.
O vírus sobrevive só alguns minutos em áreas externas, porém, a transmissão também se da pelo contato das mucosas e áreas feridas do corpo.
Não se adquire AIDS através do suor, uso de
banheiros públicos, beijo ou outros meios que não sejam relações sexuais sem proteção, compartilhamento de agulhas e sangue infectado. Embora ainda não seja confirmada, a infecção pela prática de sexo oral, existem relatos de pessoas que afirmam que foram infectadas pela ingestão de esperma.
TRATAMENTO – por volta dos anos 1995 surgiu o primeiro coquetel composto várias drogas associadas entre elas o AZT (azidotimidina) prescrita para portadores de HIV, com isso e outros avanços na forma de tratamento a AIDS passou do status de doença fatal para o de doença crônica controlável. Contudo, existem condições indicadas através de exames laboratoriais para a prescrição desses coquetéis aos pacientes que terão de suportar fortes efeitos colaterais como redistribuição de gordura pelo corpo, diminuindo muito no rosto, em membros superiores e inferiores e nas nádegas, provocando também exposição de veias, problemas renais, tonturas aterosclerose doenças do coração e outros... Devido aos avanços nos estudos de tratamento da doença, atualmente, o tratamento tem sido bem tolerado pelos pacientes.
...