A EXTRAÇÃO DE CAROTENÓIDES NO PIMENTÃO AMARELO
Por: SB Chatinho • 25/11/2019 • Ensaio • 1.522 Palavras (7 Páginas) • 323 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE SALVADOR - UNIFACS
FARMÁCIA
ALINE CERVINO PELETEIRO
BRUNA BARBOSA RIEMMA FERREIRA
ELIZABETE DAS VIRGENS NASCIMENTO
GILMAR JUNIOR BRITO SANTANA
JENNIFER LARA DE OLIVEIRA RIGAUD
KAMILLA ALCANTRA FERNANDES DE JESUS
LUANA MASCARENHAS BRANDÃO
LUIZ HENRIQUE GOMES DOS SANTOS
MARIA JOSÉ LIMA ARAÚJO
STEFANE CRUZ MARQUES
YASMIM MARIA CRUZ MACHADO
Extração de carotenóides no pimentão amarelo
Salvador
2019
ALINE CERVINO PELETEIRO
BRUNA BARBOSA RIEMMA FERREIRA
ELIZABETE DAS VIRGENS NASCIMENTO
GILMAR JUNIOR BRITO SANTANA
JENNIFER LARA DE OLIVEIRA RIGAUD
KAMILLA ALCANTRA FERNANDES DE JESUS
LUANA MASCARENHAS BRANDÃO
LUIZ HENRIQUE
MARIA JOSÉ LIMA ARAÚJO
STEFANE CRUZ MARQUES
YASMIM MARIA CRUZ MACHADO
EXTRAÇÃO DE CAROTENÓIDES NO PIMENTÃO AMARELO
Relatório de pratica para extração de carotenóides no pimentão amarelo. Apresentado à disciplina Metabolismo dos alimentos da Universidade Salvador – UNIFACS.
Docente: Juliana Rodrigues.
Salvador
2019
INTRODUÇÃO
Os carotenóides são pigmentos encontrados na natureza e trazem benefícios para a saúde por sua atividade antioxidante e anticancerígena, alguns desses compostos também tem atividade pro -vitamínica e são classificados de duas maneiras. A primeira considera a existência de duas grandes famílias: os carotenos (carotenóides hidrocarbonetos) e as xantofilas (carotenóides oxigenados). O segundo sistema divide os carotenóides em três grupos: acíclicos (por exemplo, licopeno), monocíclicos ( por exemplo o gama caroteno) e biciclicos ( por exemplo alfa e o beta caroteno.(Bianchini e Penteado 1998) principalmente o beta caroteno que tem a presença de dar coloração das folhas ,frutas, verduras e o mais importante que é presente em quantidades maiores na cenoura. Em plantas a biossíntese de carotenóides segue a via do MEP que após reações sucessivas sintetizar IPP e DMAPP.
Para o processo de pigmentação teve a técnica de cromatografia que é separação especialmente adequada para ilustrar os conceitos de interações intermoleculares, polaridade e propriedades função orgânica com uma abordagem ilustrativa e relevante. Os métodos cromatográficos são utilizados para separar misturas contendo duas ou mais substâncias entre duas fases: uma das quais é estacionária e a outra é móvel (Fonseca e Gonçalves,2004)
Junto com o solvente hexano e Acetona, onde o hexano é Apolar e Acetona é polar ou seja são substâncias com polaridades diferentes e a escolha do métodos de cromatografia foi a cromatografia em papel (CP) que trata-se de uma técnica simples para análise de amostra em pequenas quantidades , aplicada principalmente na separação e identificação de compostos polares ,tais como açúcares ,antibióticos hidrossolúveis, aminoácidos, pigmentos e íons metálicos (Aquino Neto e Nunes ,2003)
O pimentão ( capsicum amum L.) é uma planta família Solanácea , cuja depende da capacidade de sintetizar os carotenóides e reter os pigmentos de clorofila ( Coopera -Zuniga e cola 2005) as amostras do pimentão amarelo devem ter na sua coloração a presença de carotenos e de carotenóides oxigenados ,tais como a criptoxantinas.
OBJETIVO
- Realizar procedimento de extração de carotenóides no pimentão amarelo;
- Observar a presença de diferentes tipos de pigmentos através de cromatografia em papel.
MATERIAIS
- Acetona
- Água destilada
- Sulfato de Sódio Anidro
- Hexano
- Funil de filtração
- Funil de separação
- Papel de filtro
- Banho-maria
- Graal com Pistilo
- Erlenmeyer (125 mL)
- Bécker (50 mL)
- Provetas (50 mL)
- Pipetas graduadas (10 mL)
- Luvas
- Pimentão amarelo
MÉTODOS
O alimento utilizado pela equipe foi o pimentão amarelo, esse foi cortado em pedaços pequenos e em seguida pesado aproximadamente 25g. Após pesar o material que seria usado para analise, a amostra foi triturada em gral com pistilo em seqüência adicionou 10 mL de acetona e 50 mL de hexano deixando em repouso por 45 min. Em um funil de filtração, com o papel de filtro pregueado, foi filtrado a amostra com acetona e hexano após o repouso a fim de obter o extrato. Na sequência, transferido para um funil de separação para eliminar a fase aquosa da amostra e em seguida adicionado sulfato de sódio anidro e levado ao banho-maria por 15 min.
Para a análise cromatográfica em papel, foi aplicado uma gota do extrato concentrado em fita de papel preparada com papel de filtro próxima à base do papel 1 cm acima da borda e preparado um béquer contendo um pedaço de papel de filtro embebido com fase móvel (hexano + 5% de acetona). A fita de papel no béquer foi posicionada de modo que o nível da fase móvel fique abaixo do ponto onde a amostra foi aplicada em seguida procedeu-se à eluição do solvente e observar o cromatograma obtido.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
A extração dos pimentões com hexano:acetona 5:1 fornece extratos contendo os principais pigmentos dos pimentões: carotenos, criptoxantinas, capsantinas e capsorubina (COLLERA-ZUNIGA E COLS.2005 apud RIBEIRO, NUNES, 2008 p. 03).
Durante o processo de repouso a amostra se divide em duas fases: aquosa e orgânica, a fase orgânica é mais densa, sendo assim, a fase orgânica a que se apresenta na superfície. Durante o banho-maria concentrou-se o a fase orgânica evidenciando o pigmento presente que foi utilizado para análise cromatográfica.
...