TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo verde-amarelo

Resenha: Empreendedorismo verde-amarelo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  Resenha  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 3

Empreendedorismo verde-amarelo: oportunidades e desafios – iPL semanal número 36

O Brasil atingiu a marca de 3,9 milhões de pequenas e micro empresas empregadoras, com crescimento expressivo na última década, de acordo com o estudo “Empreendedorismo no Brasil 2010”, divulgado pelo Sebrae. Não há mais dúvida que o Brasil entrou para o “Big League” dos países com cultura empreendedora nos mais variados setores, do agronegócio à tecnologia de ponta, para o Program Director do iPL, Fernando Blanco.

“O brasileiro tem em seu DNA duas características fundamentais para o desenvolvimento de uma cultura empreendedora bem-sucedida, que são a criatividade e o empreendedorismo”, completou Blanco. “Por outro lado, notamos que o empreendedor brasileiro é exageradamente autosuficiente, foca desproporcionalmente em vendas e deixa tarefas importantes para a última hora, como planejar seu fluxo de caixa e captar crédito no momento e no formato corretos.”

O Brasil é um país que, apesar dos esforços do Governo (investimentos do SEBRAE, racionalização tributária etc.), mostra-se pouco amigável para o ambiente empreendedor. A oferta de mão-de-obra é limitada, o custo do capital altíssimo, a carga burocrática encarece os custos. Tais fatores contribuem para o desaparecimento de empreendimentos, trazendo frustração para os empreendedores e ineficiência econômica.

Para o empresário de pequeno porte sobreviver e crescer em um ambiente tão complexo (considerando-se os aspectos micro e macroeconômicos), o desenvolvimento de liderança efetiva torna-se fundamental. No best seller “Empresas Feitas para Vencer” (Good to Great), Jim Collins nos convida a praticar uma Cultura de Disciplina, que é suportada por três pilares: pessoas disciplinadas, pensamento disciplinado e ação disciplinada.

“No Brasil procuramos compensar nossa congênita falta de disciplina com muita criatividade, flexibilidade, adaptabilidade. Só que o famoso jeitinho brasileiro não mais funciona com a eficiência de outrora, em função da complexidade crescente do mundo dos negócios”, explicou Fernando Blanco. “Disciplina na gestão e na implementação da estratégia tornaram-se fundamentais para o sucesso empresarial, independentemente do porte da empresa.”

Aos empreendedores de pequeno porte ou em fase de start-up, que ainda não têm recursos para montar uma equipe de gestão que os apóiem neste processo, a saída passa pela capacitação do empreendedor e de seus auxiliares mais próximos. Outro fator chave é a atração e a capacitação contínua de talentos dispostos a apostar no sonho do empreendedor. A Geração Y pode uma boa fonte de profissionais bem formados e informados, aptos a participar de um projeto de sucesso.

“No entanto, esta energia só será mobilizada e absorvida de forma produtiva se a relação empreendedor-funcionário for alinhada às aspirações destes jovens profissionais”, disse o Program Director do iPL. De acordo com Blanco, vivemos em uma sociedade na qual o jovem tornou-se protagonista – as Redes Sociais são o grande canal deste protagonismo – e em que ele precisará encontrar as condições adequadas para contribuir e sentir-se peça-chave no desenvolvimento empresarial.

O conceito-chave de todo empreendedor que aspira crescer e vencer deve ser o intra-empreendedorismo (ou empreendedorismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com