A PREPARAÇÃO DO COLORENTO DE TERC-BUTILA
Por: Lara Veiga • 27/3/2020 • Relatório de pesquisa • 1.152 Palavras (5 Páginas) • 343 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA – UEFS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS- DEXA
CURSO DE FARMÁCIA
PREPARAÇÃO DO COLORETO DE TERC-BUTILA
Feria de Santana
Agosto de 2019
LARA VEIGA VLENTE MAIA
PREPARAÇÃO DO COLORETO DE TERC-BUTILA
Relatório prático apresentado à Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS – Com fins avaliativos para a Disciplina de Química Orgânica II no curso de Farmácia. Orientado pela Professora Angélica Maria Lucchese.
Feira de Santana
2019
INTRODUÇÃO
Haletos de alquila e álcoois são dois dos grupos funcionais mais uteis dos compostos orgânicos por várias vezes servirem de matéria prima para preparação de outros grupos funcionais. Os álcoois e haletos de alquila, se classificam como Primário, Secundário e Terciário, a depender do carbono que está ligado ao grupo funcional. Esse carbono que carrega o grupo funcional se trata de um carbono sp3. Os haletos de alquila são mais comumente obtidos a partir de álcoois. A reação que funciona melhor com álcoois terciários. Essa reação acontece por substituição nucleofílica.
As substâncias orgânicas que contém um átomo eletronegativo ligado a um carbono com hibridização sp3 tende a sofrer uma reação de substituição nucleofílica. Onde o grupo ou átomo eletronegativo é substituído por outro grupo. O átomo ou grupo que é substituído pode ser chamado de grupo abandonador ou grupo de partida. As reações de substituição nucleofílica é uma das mais importantes e estudadas na química orgânica. A compreensão dos mecanismos das reações SN permitiu avanços na química orgânica atual. Essas reações podem ocorrer por dois mecanismos, a substituição nucleofílica bimolecular SN2 e a substituição nucleofílica unimolecular SN2.
A reação de substituição SN2 ocorre de modo que o ataque do nucleófilo acontece simultaneamente com a saída do grupo abandonador, ou seja, acontece em uma única etapa em que há o ataque pela parte de trás, essa aproximação minimiza a repulsão estérica e eletrônica entre o substrato e o nucleófilo.
A reação de substituição SN1 ocorre em duas etapas, ela envolve a participação de um carbocátion intermediário reativo. Sua primeira etapa acontece de forma lenta e é onde ocorre a quebra da ligação do carbono com o grupo abandonador, o que leva a formação do carbocátion intermediário, a segunda etapa acontece de forma rápida, nela é onde a ligação entre o nucleófilo e o carbono é formada, fornecendo o produto de substituição. Esse mecanismo é indicado para substratos que formam substratos mais estáveis, um exemplo é a formação do cloreto de t-butila a partir de t-butanol.
[pic 2]
OBJETIVOS
Preparar o cloreto de terc-butila a partir do terc-butanol, com objetivo de aperfeiçoar as técnicas no laboratório e aprofundar nossos conhecimentos a respeito da química orgânica.
PROCEDIMENTO
- Preparação do cloreto de terc-butila
Transferiu-se 10 mL de terc-butanol para um erlenmeyer de 100 mL.
[pic 3]
Resfriou-se o sistema em um banho de gelo até cerca de 10° C.
[pic 4]
Adicionou-se lentamente 30 mL de ácido clorídrico concentrado ao Erlenmeyer sob agitação.
[pic 5]
Retirou-se do banho de gelo e foi agitado por 20 minutos.
[pic 6]
Transferiu-se para um funil de separação e foi deixado em repouso até que as duas fases estivessem separadas.
[pic 7]
Separou-se a fase ácida e foi transferida para um recipiente para que seu descarte fosse feito de forma adequada[pic 8]
Adicionou-se ao funil 10 mL de água. [pic 9]
Agitou-se e foi deixado em repouso até as fases se separarem e descartou-se a fase aquosa.[pic 10]
Adicionou-se ao funil 10 mL de solução 5% de bicarbonato de sódio.
[pic 11]
Agitou-se e se descartou a fase aquosa.[pic 12]
Lavou-se a fase orgânica com 10 mL de água[pic 13]
Transferiu-se a fase orgânica com o cloreto de terc-butila para um erlenmeyer de 50 mL[pic 14]
Secou- se a fase orgânica usando cloreto de cálcio anidrido
[pic 15]
Após 10 minutos, filtrou-se o agente secante
- Reações de confirmação
b.1) Reação com nitrato de prata
Adicionou-se em um tubo de ensaio 2 gotas de cloreto de terc-butila e 2 mL de solução de 0,1M de AgNO3 em etanol
[pic 16]
Agitou-se e se observou a formação de um precipitado branco.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
A síntese do cloreto de terc-butila normalmente tem 95% de rendimento final. O peso do erlenmeyer de 50 mL com tampa e vazio foi de 39,7058g e cheio seu peso foi de 43,8673g. Na parte b do experimento, na parte de confirmação, logo houve a formação do precipitado branco no fundo do tubo de ensaio.
...