A Reatividade dos Metais
Por: Kawany de Melo • 15/8/2019 • Trabalho acadêmico • 925 Palavras (4 Páginas) • 219 Visualizações
FACULDADES OSWALDO CRUZ- CURSO DE FARMÁCIA
LABORATÓRIO DE QUÍMICA GERAL INORGÂNICA
JÚLIA DA SILVA MATHIAS- 4019108
KAWANY DE MELO PEDROSO CERDEIRA- 4019128
1ºFB
RELATÓRIO DE LABORATÓRIO
Reatividade de metais
SÃO PAULO
2019
SUMÁRIO
- Introdução............................................................................................................03
- Objetivos..............................................................................................................04
- Resultados e Discussões......................................................................................05
- Experimento I..............................................................................................05
- Experimento II.............................................................................................05
- Magnésio...........................................................................................05
- Cobre.................................................................................................06
- Zinco.................................................................................................06
- Considerações Finais...........................................................................................08
Referências................................................................................................................09
Anexos.......................................................................................................................10
- Introdução
A reatividade dos metais está ligada à eletropositividade, isto é, a tendência que o metal possui de perder elétrons. Sendo assim, existe uma reação de simples troca ou oxirredução. Assim, uma forma de descobrir se uma reação de oxirredução ocorrerá é observar a reatividade dos metais. Se o metal vier acima do cátion do outro metal da reação, então a reação ocorrerá. Mas se o metal estiver abaixo do cátion, a reação não ocorrerá.
- Objetivos
Verificar experimentalmente a reatividade de alguns metais e o comportamento destes em soluções de íons metálicos.
- Resultados e Discussões
- Experimento I
Colocou-se uma amostra de Zinco metálico granular em um tubo de ensaio contendo ácido clorídrico 1,0 mol/L na capela e observou-se que ouve liberação de gás. No mesmo tubo introduziu-se 10 gotas de solução 0,1 mol/L de Cloreto de Mercúrio e observou-se a liberação de gás, porém menos intensa. Separou-se o amálgama formado e o transferiu para outro tubo de ensaio e adicionou-se 3 mL de solução de ácido clorídrico 1,0 mol/L ao amálgama formado e observou-se que ele se encontrou mais compacto do que quando foi adicionado a primeira vez ácido clorídrico.
Colocar reação da amalgama
- Experimento II
3.2.1 Magnésio
As reações de magnésio foram apenas teóricas.
Em um tubo de ensaio, adicionou-se 2 mL solução de ácido clorídrico (HCl) ao magnésio sólido e observou-se que a reação ocorre, pois pela fila de reatividade notou-se que o magnésio desloca o hidrogênio e pelo potencial de redução a reação é espontânea.
Em tubo de ensaio, adicionou-se solução 2 mL de nitrato de prata (AgNO3) ao magnésio sólido e observou-se que a reação ocorre, pois pela fila de reatividade notou-se que o magnésio desloca a prata e pelo potencial de redução a reação é espontânea.
Em um tubo de ensaio, adicionou-se solução 2 mL de sulfato de zinco (ZnSO4) ao magnésio sólido e observou-se que a reação ocorre, pois pela fila de reatividade notou-se que o magnésio desloca o zinco e pelo potencial de redução a reação é espontânea.
Em um tubo de ensaio, adicionou-se solução 2 mL de sulfato de cobre (CuSO4) ao magnésio sólido e observou-se que a reação ocorre, pois pela fila de reatividade notou-se que o magnésio desloca o cobre e pelo potencial de redução a reação é espontânea.
3.2.2 Cobre
Em um tubo de ensaio, adicionou-se solução 2 mL de ácido clorídrico (HCl) ao cobre sólido e observou-se que a reação não ocorre, pois pela fila de reatividade notou-se que o cobre não desloca o hidrogênio, apenas o inverso. E pelo potencial de redução a reação não é espontânea.
Em um tubo de ensaio, adicionou-se solução 2 mL de nitrato de prata (AgNO3) ao cobre sólido e observou-se que a reação ocorre, pois pela fila de reatividade notou-se que o cobre desloca a prata e pelo potencial de redução a reação é espontânea.
...